Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Isadora Duncan , da Voz da America




MARIO RITTER: Eu sou Mario Ritter com pessoas nos Estados Unidos em VOA Inglês especial. Hoje Jim Tedder fala sobre moderna dançarina Isadora Duncan.

(MUSIC)
JIM Tedder: Angela Isadora Duncan nasceu em San Francisco, Califórnia, em 1877. Ela era o caçula de quatro filhos. Casamento de seus pais terminou em divórcio quando Isadora tinha três anos. Isadora e seus irmãos e irmã foram criados por sua mãe, Maria.
A família era muito pobre. Isadora ensinou lições de dança para crianças locais para ganhar dinheiro extra. Ela começou a ensinar quando ela tinha apenas cinco anos de idade.
Mary Duncan ensinou os seus filhos sobre a música, a dança, o teatro ea literatura. Jovem Isadora acreditava que este era toda a educação que ela precisava. Ela não freqüentavam a escola por muito tempo. Ela disse que seu restrito de dançar e pensar sobre as artes.
Isadora queria fazer dança trabalho de sua vida. E ela queria viver por suas próprias regras, não pelo que outras pessoas achava que era certo ou errado. O tipo de dança Isadora queria fazer era novo e diferente de outras danças da época. Ela pensou que a dança deveria ser uma arte, não apenas entretenimento.
Isadora Duncan não gostava de balé. Ela disse que tinha bailarinos muitas regras a seguir sobre como eles devem ficar e dobrar e se mover. Ela disse que balé era "feio e contra a natureza." Ela queria que seu estilo de dança "moderna" para ser livre e natural. Isadora gostava de mover braços e pernas em movimentos muito suaves. Ela disse que isso era como as ondas do oceano, ou árvores balançando ao vento.
Quando ela dança, Isadora Duncan usavam roupas muito finas.  Ela queria que as pessoas vejam seu corpo enquanto corria pelo palco.
duncandancers.com
Quando ela dança, Isadora Duncan usavam roupas muito finas. Ela queria que as pessoas vejam seu corpo enquanto corria pelo palco.
Isadora passou a maior parte de sua teen-envelhecidos anos na área de San Francisco. Ela continuou a dar aulas de dança, principalmente para meninas.
Ela também visitou bibliotecas locais para ler as obras de Shakespeare e de estudo sobre os gregos antigos.
Quando ela tinha 18 anos de idade, Isadora pediu a mãe para se mudar para Chicago e depois para Nova York. Ela pensou dança nestas duas grandes cidades ajudariam a sua carreira. Ela encontrou trabalho em diversas companhias de dança ou grupos de dançarinos. Mas ela teve que dançar como ela foi direcionada para fazer. Ela não dança sozinha no palco e não poderia se tornar a "estrela" do show.
Às vezes, Isadora Duncan foi pago para dançar nas casas de pessoas ricas ou em festas deram em seus jardins. Mas logo que era difícil encontrar postos de trabalho que lhe pagava dinheiro suficiente apenas para sobreviver. Em pouco tempo, ela estava fora do trabalho e os pobres mais uma vez. Usando seus dólares passado, ela comprou um bilhete em um barco e navegou o gado para a Europa em 1899.
(MUSIC)
Isadora Duncan chegou a Londres. Ela visitou o Museu Britânico, todos os dias por vários meses. Ela estudou vasos gregos e escultura com as suas imagens de antigas danças mulheres gregas. Em 1900, ela dançou para um grande público no teatro Lyceum de Londres. As pessoas gostaram do que viram. Logo os amantes da arte na cidade estavam falando sobre essa nova dançarina dos Estados Unidos.
As pessoas começaram a pensar nela como um grande talento. Isadora Duncan começou a usar a música de Chopin, Strauss, Tchaikovsky e Wagner em suas performances. Sua fama e riqueza, começou a crescer.
Quando ela dança, Isadora Duncan usavam roupas muito finas. Às vezes, ela vestida com túnicas brancas longas, o tipo de roupas usadas por mulheres da Grécia antiga. Ela queria que as pessoas vejam seu corpo quando ela pulou, pulou e correu descalço pelo palco.Algumas pessoas criticaram por fazer isto. Eles pensaram que não era moral de se vestir desta forma. Na época, a maioria das mulheres usavam vestidos que cobriam tanto do corpo quanto possível, especialmente nos braços e pernas.
Isadora Duncan se mudou para Paris, Berlim, Viena e outras cidades grandes da Europa.Ela dançou e abriu escolas de dança. Jornais escreveram sobre ela. Artistas criado escultura, jóias, fotografias e pinturas dela. E por 1910, Isadora Duncan tornou-se a dançarina mais famosa do mundo.
(MUSIC)
Isadora Duncan foi muitas vezes solicitado a explicar seu estilo de dançar e dizer como a dança como uma arte pode mudar ao longo do tempo. Em dezenove-oh-três, quando ela tinha 26, ela fez um famoso discurso em Berlim. Ela disse:
Isadora Duncan disse ballet era "feio e contra a natureza." Ela queria que seu estilo de dança "moderna" para ser livre e natural.
duncandancers.com
Isadora Duncan disse ballet era "feio e contra a natureza." Ela queria que seu estilo de dança "moderna" para ser livre e natural.
"A natureza é a fonte da dança. O movimento das ondas, dos ventos, da terra está sempre na mesma harmonia duradoura. Nós não ficar na praia e pergunta sobre o oceano o que era seu movimento do passado e do que será o seu movimento no futuro. Toda criatura se move de acordo com sua natureza ... que está de acordo com seus sentimentos e estrutura física. Os movimentos do selvagem eram naturais e bonitos. Assim também foram os movimentos dos gregos clássicos vestidos com suas túnicas simples e sandálias.
"Na minha escola, não vou ensinar as crianças a imitar os meus movimentos ... mas para fazer as suas próprias. Os movimentos primários ou fundamentais da nova escola de dança deve ter dentro de si as sementes das quais evoluirão todos os outros movimentos, um de cada vez para dar à luz aos outros em uma seqüência interminável de expressão ainda maior e maior, pensamentos e idéias.
"A bailarina do futuro será aquele cujo corpo e alma têm crescido tão harmoniosamente que a linguagem natural do que a alma se tornará o movimento do corpo. Esta é a missão da bailarina do futuro. Ela está chegando, a dançarina do futuro: o espírito livre, que irá habitar o corpo da mulher nova, mais gloriosa do que qualquer mulher que tenha sido, mais bonita do que todas as mulheres nos séculos passados: A maior inteligência nos mais livres do corpo. "
(MUSIC)
JIM Tedder: Isadora Duncan tinha idéias muito liberais para a época. Ela acreditava em igualdade de direitos para as mulheres. Ela não acha que um casal teve que se casar para ter filhos. Ela tinha dois filhos, Deirdre e Patrick, por dois homens diferentes. Ela não era casada com um deles. Ela também não escondeu o fato de que ela era bissexual. Ela tinha um número de amantes, homens e mulheres. Ela pensou que a Revolução Bolchevique eo comunismo eram bons para a Rússia. Ela disse:
"Meu lema é: não tem limites. Pessoas virtuosas são simplesmente aqueles que não têm sido suficientemente tentado. Nós não podemos quebrar todos os Dez Mandamentos, mas todos nós somos certamente capazes disso. Dentro de nós esconde-se o disjuntor de todas as leis, pronto para saltar para fora na primeira oportunidade real. Você já foi selvagem.Não deixe que eles te cativasse ".
JIM Tedder: Isadora Duncan é lembrada como a mãe da dança moderna. Mas ela também é lembrada pela tragédia em sua vida. Em 1913, dois filhos Isadora, Deirdre e Patrick, juntamente com os seus enfermeira, foram afogados no rio Sena, em Paris. O carro que eles estavam andando no tinha parado de funcionar.
O motorista saiu para consertar o motor, mas ele não definiu os freios. Quando o carro de repente começou novamente, ele correu um banco dentro do rio. Isadora estava muito triste com isso. Por um tempo ela achava que nunca iria dançar novamente.
Em 1922, ela casou com um poeta russo chamado Sergei Yesenin. Ele era quase 20 anos mais jovem que ela. Ele se tornou um alcoólatra violento e, em seguida, teve um colapso mental. Três anos mais tarde, ele se matou.
No final da década dos vinte, a carreira de Isadora Duncan dança acabou. As pessoas começaram a pensar nela como uma pessoa triste, cujo melhores dias se foram. Ela foi vista em público muitas vezes depois de ter também muitas bebidas alcoólicas. Ela ficou sem dinheiro, mas continuou a ficar em hotéis os mais finos. Ela tinha muitas dívidas que não poderia pagar. Jornais publicaram histórias de seu "irresponsável" e estilo de vida "escandalosa".
Em 1927, sua vida terminou de repente. Isadora Duncan estava em Nice, França. Ela estava andando em um carro que tinha o telhado para baixo. Ela usava um cachecol no pescoço.Uma das extremidades do lenço ficou preso na roda traseira do carro. A seda pesada apertada em seu pescoço eo quebrou. Ela morreu na hora com a idade de cinqüenta.
(MUSIC)
O famoso poeta norte-americano Carl Sandburg escreveu o seguinte sobre Isadora Duncan:
"O vento? Eu sou o vento. O mar ea lua? Eu sou o mar ea lua. Lágrimas, dor, amor, os voos das aves? Eu sou todos eles. Eu danço o que sou. O pecado, a oração, o vôo, a luz que nunca foi em terra ou no mar? Eu danço o que eu sou. "
(MUSIC)
MARIO RITTER: Este programa foi escrito e dublado por Jim Tedder. Foi produzido pela Dana Demange. Shirley Griffith era a voz de Isadora Duncan. Eu sou Mario Ritter. Você pode encontrar transcrições, MP3s e podcasts em nosso site, voaspecialenglish.com. Se juntar a nós novamente na próxima semana para pessoas nos Estados Unidos em VOA Inglês especial.


http://readingworkbook.blogspot.com/2010/09/mario-ritter-im-mario-ritter-with.html
theatrebooks.co.uk

Nenhum comentário: