Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TURISMO... brasilazul com Litoral Brasileiro " PRAIAS"


Portal de turismo do Brasil

O portal de turismo Brasil Azul é um guia de viagem e turismo especializado no litoral brasileiro, com informações sobre praias, hotéis, pousadas, passeios e muito mais.


Como litoral brasileiro, o portal de turismo Brasil Azul considera uma longa faixa do território, com cerca de 200 km de largura, estendida do Oiapoque ao Chuí, onde se encontram maravilhosos destinos de praia, campo e serra, além, é claro, das diversas ilhas e arquipélagos localizados no Oceano Atlântico.



































































































Lençóis Maranhenses - Maranhão
Foto: Trilhas Off Road
 
Lençóis Maranhenses - Maranhão
Foto: Embratur


Turismo no Brasil

O turismo é uma importante fonte de divisas para o Brasil.

A Embratur estima que o número de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2005 cresceu aproximadamente 14% em relação a 2004, passando de 4,8 milhões para 5,5 milhões.

Estados Litorâneos 

Ponta de Santo Cristo e a Fazenda Mutengo estão situados à costa litorânea ...drakkardobrasil.com

Estados do Litoral do Brasil 

O Brasil possui 17 estados litorâneos, que somam mais de oito mil quilômetros de fronteira marítima, com 2045 praias, entre magníficos costões de pedra, falésias, mangues, ilhas, barreiras de coral e uma infinidade de belezas naturais.  

Do Oiapoque ao Chuí, do Amapá ao Rio Grande do Sul, da Guiana Francesa ao Uruguai, da Amazônia ao Pampa, do Norte ao Sul, dezessete estados formam a maior costa tropical do planeta, banhada pelo Oceano Atlântico e pelo sol.

O sol que brilha no céu mais azul da Terra, atrai turistas de todas as partes do mundo para o imenso e deslumbrante litoral brasileiro. Mas o Brasil não tem apenas destinos de praia para oferecer.

Na faixa litorânea que o Brasil Azul aborda, com aproximadamente 200 km de largura, há também maravilhosos destinos de campo e de montanha que encantam os visitantes, da Amazônia ao Pampa, passando pelas Sete Cidades, no Piauí, Caruaru, em Pernambuco, Campos do Jordão, em São Paulo e Gramado, na Serra Gaúcha.


Litoral




O Brazil não conhece o Brasil

O antológico verso de Aldir Blanc ganha uma dimensão ainda maior quando nos referimos ao imenso e quase desconhecido Brasil Oceânico, o nosso Brasil Azul.

A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, estabeleceu a propriedade do país a até 200 milhas da costa, mas a plataforma continental brasileira, em alguns locais, chega a 350 milhas marítimas. A área total deste gigantesco patrimônio nacional alcança algo próximo de 4,5 milhões de km², elevando a superfície do Brasil a cerca de 13 milhões de km².

Noventa por cento da economia mundial depende da zona costeira. No Brasil, essa cifra é superior a 95%, e mais de 70% da população do país vive na faixa situada a até 200 km do litoral. Estes números mostram, de forma absoluta, a grandeza patrimonial do Brasil Azul. Embora nossa costa apresente problemas ambientais, causados pela ocupação desordenada e pela poluição, há ainda muita natureza preservada, e algumas das mais belas paisagens do planeta para desfrutar. 
Magníficas formações de corais, enormes manguezais cheios de vida, costões impressionantes e uma infinidades de praias maravilhosas, se sucedem, ao longo dos mais de oito mil quilômetros, daquela que é a mais extensa costa tropical da terra, num único país.

O litoral do Brasil, no entanto, é mal conhecido até mesmo pela maioria dos especialistas em estudos costeiros. A própria extensão, dá origem a discussões que apresentam números significativamente distintos, e chegam a beirar nove mil quilômetros, considerando a linha real, que leva em conta os recortes geográficos e não apenas a medida entre os extremos de cada estado. 

Por esta razão, as extensões dos estados, fornecidas neste guia, somam apenas 6900 km. Também a divisão da costa brasileira em norte, nordeste, sudeste e sul, obedece a uma classificação formal, já superada. Ainda não existe um consenso entre os estudiosos, mas nosso litoral pode ser dividido em pelo menos cinco ou seis grandes áreas geomorfológicas, paisagísticas e fitogeográficas. 

Praias


Praias - praias do Brasil

Do Oiapoque ao Chuí, o litoral brasileiro se estende por mais de 8000 km, repletos de falésias, mangues, dunas, recifes, baías, restingas, costões e praias deslumbrantes.


. de areia das praias da Tartaruga, João Fernandes e João Fernandinho, ...
comunicabuzios.wordpress.com


País com a maior costa tropical do planeta, generosamente banhada pelo sol e pelo Atlântico, com centenas de ilhas pontilhando o imenso mar azul, o Brasil guarda em sua magnífica orla oceânica, muitos cenários de tirar o fôlego.
Alguns quase intocados, como o Cabo Orange, na foz do Rio Oiapoque, na porção do Amapá que adentra o Hemisfério Norte, outros quase infinitos, como a gigantesca e selvagem Praia do Cassino, entre a Lagoa dos Patos e o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, que é considerada a maior praia do mundo, com mais de 250 km de extensão.



As 2045 praias do Brasil são capazes de satisfazer todos os tipos de gosto. 
Há praias com águas mansas, propícias ao mergulho, e praias com ondas boas para a prática de surfe, praias isoladas e praias badaladas, praias exclusivas para nudistas e agitados balneários turísticos, praias urbanas e praias de acesso restrito, enfim, praias, praias e mais praias.






Com tantas opções, além de um clima auspicioso, sem grandes extremos de variação, é inegável acreditar em nossa vocação natural para o turismo de sol e mar, um dos atrativos que mais mobiliza o setor de viagens em todo o mundo.



Apesar de termos algumas limitações de infra-estrutura, entre as quais um dos maiores gargalos, sem dúvida, é o transporte aéreo, o turismo de praia no Brasil, deve continuar caminhando num ritmo equilibrado, e se estruturar para atender a demanda crescente, sem causar prejuízo ao meio-ambiente.

Esse delicado equilíbrio permitirá que o mundo continue a aportar em nosso imenso litoral, em busca da praia perfeita, gerando riqueza sem matar a galinha dos ovos de ouro.












Abrolhos - Bahia - Foto:Embratur



Canoa Quebrada - Ceará - Foto Embratur



Porto Seguro - Bahia
Foto: Cores do Brasil



Praia de João Fernandes - Búzios
Foto: Sérgio Quissak
Lagoinha - Ceará



.. hotéis, férias e muita diversão pelo litoral brasileiro, no Mundo Praia ...
mundopraia.blogspot.com

Praias

Nenhum comentário: