Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

E no Nordeste...

A Festa, ainda continua... Em Recife, em Salvador!!!


Frevo pode virar Patrimônio Imaterial da Humanidade até o fim deste ano




Por Daniel Guedes
Durante sua visita ao Carnaval do Recife na noite desta segunda-feira (20), a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, foi surpeendida pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando Almeida, com a notícia de que, até o final deste ano, o frevo pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O Iphan foi informado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de que o julgamento ocorrerá em novembro em Barbados, no Caribe. O governo brasileiro espera pela avaliação há dois anos.
A ministra está certa de que o título pernambucano conseguirá o título. "Este ano, o frevo vai ser julgado, e com certeza aprovado, como Patrimônio Imaterial da Humanidade".
De acordo com Luiz Fernando Almeida, a notícia chegou depois de dois anos de análise de um dossiê feito pelo Iphan. "Depois que frevo virou patrimônio imaterial (nacional), há cinco anos, nós preparamos várias candidaturas do Brasil para patrimônio da humanidade e o frevo é o primeiro da lista".
O prefeito do Recife, João da Costa (PT) recebeu a notícia com entusiasmo e fez questão de salientar o trabalho de "todos" que trabalharam pelo resgate do frevo como fio condutor do carnaval da capital pernambucana.
"É uma alegegria imensa. É o trabalho de muita gente. Nessa hora a gente tem que reconhecer todo mundo que trabalhou para resgatar esse Carnaval do Recife, centrado no frevo. Esse ritmo nasceu aqui e é o fio condutor do nosso Carnaval. É isso que nos anima, que nos dá identidade. Estou confiante demais. Acho que não tem porque o frevo não ter esse reconhecimento. Mas só em saber que sendo julgado, é uma alegria muito grande e vem coroar este Carnaval", comentou João da Costa.
Já fazem parte da lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco ritmos como tango e fado, que entrou para a seleta lista no ano passado.
FonteBlog de Jamildo - 21/02/2012

Enciclopédia Nordeste: História do Bacalhau do Batata

Bacalhau do Batata, Carnaval de Olinda, Pernambuco


Bacalhau do Batata é um bloco de carnaval que sai pelas ladeiras de Olinda arrastando uma multidão de foliões na quarta-feira de cinzas. Bloco arrasta multidão pelas ladeiras de Olinda desde 1962. O bloco, cujo estandarte é um bacalhau, juntamente com outros ingredientes culinários, foi criado por um garçom, chamadoBatata, que trabalhava durante todo o Carnaval e não podia brincar devido o emprego e por isso criou o bloco para sair na quarta-feira de cinzas. Com seu estandarte que expõe os ingredientes de uma bacalhoada, o Bacalhau do Batata se mantém mesmo depois da morte do seu fundador, em 1983.
Histórico
A tradição do Bacalhau do Batata teve origem ainda em 1962, quando o garçom Isaías Pereira da Silva (falecido em 1993), e apelidado como Batata, organizou na quarta-feira de cinzas, um bloco carnavalesco destinado àqueles que, por trabalharem durante o período de festas momescas, deixavam de brincar o Carnaval.
A saída do bloco prevista para às 9h30. O percurso do desfile segue a tradição: ladeira da Sé, Rua do Bonfim, Quatro Cantos, Ribeira, Varadouro, Largo do Amparo, com o retorno sendo feito no bairro do Carmo. A festa fica por conta com umas das melhores orquestra de frevo de olinda e a presença ilustre do boneco gigante que representa o falecido Batata, garçon que idealizou o bloco. Com o passar dos anos, mais blocos e foliões foram aderindo e o carnaval, oficialmente encerrando-se na madrugada da terça para a quarta-feira, acabou sendo estendido.
Em 2007 a Escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, homeageou com uma ala o Bacalhau do Batata, com referência ainda no seu samba-enredo: "E o Bacalhau do Batata na bandeja pra massa / Até o dia clarear..." O garçom Isaías foi destaque, representado por Irênio Dias. Ao todo, catorze fantasias diferentes representaram o bloco pernambucano, sendo que a Ala dos Compositores da Escola desfilou vestida de garçom.
Fonte: Wikipédia
Siga www.onordeste.com pelo Twitter - O melhor conteúdo sobre a região Nordeste do Brasil

Nenhum comentário: