Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Benefícios a Saúde...


Saúde – Benefícios da salsinha e do alecrim
SALSA – Que a salsa era boa para os rins (é diurética), a ciência já sabia. Uma pesquisa com moradores do estado do Rio surpreendeu os especialistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O farmacêutico Douglas Chaves descobriu o que estava na boca do povo: a salsa, além de diurética, afina o sangue.
“Nós observamos que a população utiliza essa espécie para fins medicinais e, principalmente, para o afinamento do sangue”, conta o farmacêutico. Será? O jeito foi pesquisar. “Fazemos um processo de extração das substâncias da salsinha através do cozimento da planta realizado sob um aquecimento”, explica o farmacêutico Douglas Chaves.
A pesquisa trouxe uma descoberta sensacional: o tempero mais comum da mesa brasileira pode combater um dos males mais comuns da Humanidade: as doenças cardiovasculares, que atingem hoje 30% da população em todo o mundo.
Qual é a quantidade necessária de salsa para prevenir as doenças circulatórias na população em geral e qual é a dosagem que pode funcionar como remédio para os pacientes com trombose? Componentes químicos da salsa agem na circulação. Eles impedem a formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.
A salsa só deve ser evitada pelas mulheres grávidas, pois pode provocar sangramentos. “No fundo, nossas avós estavam certas. Estamos mostrando que, realmente, a salsa ‘afina’ o sangue, serve para melhorar a circulação e prevenir a formação de trombos”, diz a bioquímica Russolina Zingali. Com as novas descobertas, a salsinha, que todos conhecemos tão bem, pode virar um grande remédio. “Uma pílula de salsa”, adianta Russolina Zingali.
ALECRIM contra gripe? A comprovação é feita por uma das melhores universidades do país, a Universidade de São Paulo (USP). A Faculdade de Ciências Farmacêuticas estuda os temperos há mais de 20 anos. E uma das conclusões mais recentes é que o alecrim combate o vírus da gripe. O trabalho foi feito em conjunto com o Instituto Butantã. Os extratos do alecrim parecem diminuir a replicação viral do vírus influenza, o vírus da gripe.
Em testes com animais, a nutricionista da USP Ana Mara Silva descobriu outras qualidades do alecrim: um remédio poderoso contra as complicações de saúde dos diabéticos. “Pelos resultados, reduziu o colesterol total, os triglicerídios – que são todas as gorduras, que no diabetes estão muito envolvidas com as doenças do coração”, explica Ana Mara Silva. No mesmo experimento, o extrato de alecrim preveniu acatarata, as doenças nos rins e na retina, que são comuns nos diabéticos.
alecrim é considerado a especiaria, associada a todo o conjunto de outros vegetais, com maior atividade antioxidante devido ao ácido rosmarínico.
Quando consome-se compostos bioativos, mais importante que a dose é a constância. O importante é que todos os dias se faça uso um pouquinho, na alimentação mesmo.
Este contéudo é apenas informativo e educativo, não substitui consulta com profissional habilitado.
Fonte: Portal Saúde com Ciência.

Nenhum comentário: