Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

MOAIS DA ILHA DA PÁSCOA - POVO RAPA NUI


As Estátuas da Ilha da Páscoa possuem corpos...


Notícia que circula pela web afirma que as estátuas da Ilha de Páscoa possuem corpos. Uma descoberta que faz aumentar ainda mais o mistério em torno do local! Mas será que isso é verdadeiro ou farsa?
A história apareceu há um tempinho em blogs, sites e através das redes sociais: Uma expedição de arqueólogos/historiadores acabou por descobrir algo que deixou a todos boquiabertos! As estátuas da famosa e misteriosa Ilha da Páscoa possuem corpos!
De acordo com as fotos que acompanham o texto (que começou a se espalhar por aí em maio de 2012), ao cavarem ao redor das grandes cabeças de pedra da Ilha, descobriram que há vários metros das estátuas enterradas no solo.
Os Moai (como são conhecidas essas esculturas) possuem corpo? Será que isso é verdadeiro ou farsa?
Por incrível que pareça, a história é real!
Os Moai são enormes esculturas(887, para ser exato) de pedra e estão espalhadas por toda a Ilha de Páscoa, no Chile. Foram construídas por volta dos anos de 1200 a 1500 D.C pelo povo Rapanui.

Nada de novidade

Apesar da grande descoberta ser real (sim, as estátuas possuem corpos mesmo!), a notícia não é nova. Há muitos anos já se sabia que as enigmáticas estátuas não eram “só cabeça”. Acontece que já estamos tão acostumados a ver fotos famosas como essa aí embaixo que nunca nos questionamos se haveria algo mais enterrado no chão.
No entanto, podemos encontrar fotos antigas que mostram várias delas de corpo inteiro:

Origens

Em outubro de 2011, foram iniciadas as escavações do chamado Projeto 5 que começaram a revelar por completo os corpos das estátuas feitas de material vulcânico. As fotos feitas pelos coordenadores do projeto foram postadas no site da Easter Island Statue Project e, em maio de 2012, uma página do Alltop as publicou como se fossem recentes.
O post no Alltops deve ter se baseado em um artigo do ThinkBox publicado no dia 10 de maio de 2012 sobre a grande descoberta.
Um dia depois, outro blog – o Mary Sue – também publicou a notícia. Daí, o “achado” se espalhou pela web.

Conclusão

História real! As estátuas Moai da Ilha da Páscoa possuem corpos também! Há muito tempo já se sabia disso, mas a notícia veio fazer sucesso na internet só agora, em 2012. Vai entender esse mundo…

Moai


Moai é o nome que designa as mais de 887 estátuas[1] gigantescas de pedra espalhadas pelaIlha de Páscoa, no Chile. Construídas por volta de 1200 d.C. a 1500 d.C. pelo povo Rapanui.[2]
Os moais, cujas cabeças ostentam "pukaos" - cilindros de pedra vermelha pesando até doze toneladas, possivelmente representando um cocar de penas vermelhas - representam, de modo estilizado, um torso humano masculino de orelhas longas, sem pernas. Em sua maioria, medem entre 4,5 a 6 metros de comprimento e pesam entre 1 a 27 toneladas. A maior delas, entretanto, tem mais de 20 metros de altura.[3]
Segundo a teoria mais aceita sobre a ilha, os moais teriam sido erguidos pelos primeiros habitantes, os "Rapanui", como uma homenagem aos líderes mortos, o que explicaria o fato de estarem todas de costas para o mar, ou seja, de frente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias.[4]
A Ilha de Páscoa é um dos lugares habitados mais isolados do mundo: são 118 km² de terra no sudoeste do oceano pacífico, 1.600 km a leste da ilha de Pitcairn e 3.700 km a oeste do Chile. O holandês Jacob Roggeveen foi o primeiro ocidental a visitar o lugar, em 5 de abril de 1722.[5]Encontrou polinésios e nativos de "pele clara e cabelos vermelhos", que moravam em cabanas feitas de colmo e subsistiam da escassa vegetação. Em 1956, uma outra expedição, comandada pelo norueguês Thor Heyerdahl, descobriu milhares de ferramentas usadas na execução das estátuas.
Em 2008, um turista finlandês lascou um pedaço da orelha de um moai. O turista foi multado em 17.000 dólares por danos e foi banido da ilha por três anos.[6][7]


Curiosidades


  • Todas as estátuas foram derrubados de seus ahus (plataformas) no século XVII. A partir de1956 algumas delas foram restauradas.
  • Ahu Vinapu é feita com técnicas de construção similares, como os incas de Cuzco.
  • O Moái Paro, é o moai mais elevado entre todos os completos, e está localizado na plataformaTe Pito Kura, medindo 11 metros e pesando 80 toneladas. Atualmente está dividido em três partes.
  • Na pedreira de Rano Raraku há uma estátua inacabada de 21 metros.
  • Ahu Tongariki é a maior das plataformas existentes, com 200 metros de comprimento e 15 moais sobre a mesma. Foi restaurada entre 1996 e 1997.
  • Em 1988, a Ilha de Páscoa no Pacífico Sul estava à procura de um guindaste. Tudo o que é necessário, explicou o governador, era "apenas um guindaste para retornar as estátuas moai à sua posição vertical." A maior destas estátuas de pedra famosas media 8,4 metros de altura e pesava mais de 80 toneladas. A empresa japonesa TADANO pioneira na construção de guindastes, imediatamente ofereceu seus serviços, juntamente com um guindaste TR-500EX (capacidade de suspensão de 50 ton). Em maio de 1995, 15 estátuas moai estavam de pé mais uma vez no ahu (pedestal) Tongariki, assim como eles estiveram durante séculos. O TR-500EX foi doado à Ilha de Páscoa como presente da TADANO.
O custo do projeto, incluído o guindaste, foi de 180 milhões de ienes[8]
  • As estátuas da Ilha de Páscoa eram candidatas para Novas Sete Maravilhas do Mundo e ficou em oitavo lugar na votação.
  • Em 1929 os habitantes da ilha deram ao presidente Carlos Ibáñez del Campo um moai, mas o presidente se desfez dele, pois reza a lenda que um conselheiro lhe advertiu que dava má sorte.[9]


Moais


Os moais são as enormes estátuas de pedra erguidas na Ilha de Páscoa e com fins religiosos. Cercada de mistérios, a ilha, localizada no meio do Oceano Pacífico  (mais precisamente a 3.706 km da costa chilena), instiga a imaginação decientistas e visitantes a desvendar o mistério das enormes estátuas de pedra.
 Segundo a teoria mais aceita sobre a ilha, os moais teriam sido erguidos pelos primeiros habitantes, os “Rapa Nui”, como uma homenagem
aos líderes mortos, o que explicaria o fato de estarem todas de costas para o mar, ou seja, de frente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias. O que significaria que os líderes, representados pelos moais, continuariam a olhar para sua tribo. A mesma teoria afirma que a lógica de construção dos moais segue um padrão que está relacionado à topografia da ilha, também pelo fato de estarem viradas para esta e de costas para o mar.
Outra teoria, defendida por um pesquisador do Instituto de Astrofísica das Canárias, Edmundo Edwards, tenta provar que, na verdade, as estátuas seguem um padrão de construção que seria orientado pelas estrelas, tal qual as pirâmides egípcias.
Ao todo a ilha de Páscoa, também chamada de Rapa Nui, possui 670 estátuas de pedra que começaram a ser esculpidas em torno do ano 1.000 d.C. pelos nativos. Cada estátua era feita de uma única rocha basáltica retirada de uma cratera no centro da ilha, a cratera “Rano Raraku”, e seus tamanhos variam de 2 a 20 metros de altura. Depois de esculpidos os moais eram transportados sobre toras até o local onde seriam erguidos, geralmente sobre altares, também de pedra, os “ahus”.





Boa Tarde!!!

Nenhum comentário: