Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O significado dos sonhos

O significado dos sonhos
Tempo de Mulher | Por Vanessa Andrade, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Os sonhos têm relação com a realidade. As informações que absorvemos no dia a dia são tantas que nossos sentidos precisam eliminar algumas que ficam guardadas e, às vezes, são apresentadas de forma simbólica. O psicólogo João Oliveira, mestre em Cognição em Linguagem pela UENF e especialista em estudo dos sonhos, esclarece cinco pontos:
Quando sonhamos com pessoas que estão nos atacando pode significar início de um processo de depressão por provável aspecto de raiva não trabalhada, não vivenciada em relação a outras pessoas.
Sonhar com objetos não naturais ou que quebrem a estrutura natural como animais que falam ou árvores que andam pode ser tratar de uma ruptura na estrutura psicológica por ocorrência de um forte trauma.
Quando sonhamos com preparação para uma prova, sonhos de perseguição, ataque das forças da natureza, estar trabalhando sem alcançar o objetivo, significa ansiedade e preocupação com algum aspecto futuro.
Sonhar com morte reflete aspectos de mudança presente. Sonhar com a própria morte ou ver o próprio caixão significa que parte da estrutura psicológica está mudando. É como se estivesse matando uma parte que já não é mais importante para a psique.
Os pesadelos são sonhos durante os quais nos confrontamos com grandes medos, eles podem ter ligação com algum evento traumático recente que envolve forte emoção como assistir um filme de terror. Quando o pesadelo se torna repetitivo, tem mais a ver com um episódio traumático não solucionado, um exemplo deste perfil são ex-combatentes de guerra que têm pesadelos constantes com as cenas vividas nos campos de batalha.
REFLETIR SENTIMENTOS REPRIMIDOS - Esta é uma das funções do sonho. Saber “ler” um sonho é tomar ciência do que se passa na sua estrutura psicológica. Para interpretá-lo é preciso se basear na vivência de cada um.
RESOLVER CONFLITOS - Através dos sonhos identificarmos e resolvermos os conflitos dentro de nós.
NÃO LEMBRAR OS SONHOS – Há várias razões, mas tirando bebidas, drogas, remédios, sono interrompido etc., um dos motivos é que o sonho tem um propósito: compensar. Se ele não consegue fazer isto e, em conseqüência, pode criar uma fratura cognitiva, um recalque, ele é excluído do sistema para não causar inquietação no sujeito no outro dia.
SONHOS “VISIONÁRIOS” - Quando sonhamos com a rotina do dia que ainda vai acontecer significa que nosso inconsciente apresenta um teatrinho para nos preparar para algum evento futuro. São sonhos que ilustram o futuro. Seu conteúdo simbólico representa o desenvolvimento da solução do conflito.
SONHO BOM X PESADELO – Por que não lembramos os sonhos bons, mas não esquecemos os pesadelos? Às vezes os pesadelos nos acordam, com toda a emoção, sem a menor lembrança do conteúdo, já que seria difícil lidar com ele no modo desperto. Sonhar coisas boas não significa que está tudo bem, muito pelo contrário, quem sonha só coisas boas está compensando demais.

http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/dicas/fotos.aspx?cp-documentid=33548814#image=12

Nenhum comentário: