Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Stonehenge

fonte imagem: gizmodo.com


Stonehenge
Nesta página estão 9 fotos de Stonehenge, Inglaterra.




Por séculos as pedras de Stonehenge tem intrigado leigos e estudiosos e diversas teorias sobre as razões de sua construção já foram aventadas e discutidas, mas até hoje não foi possível determinar-se com certeza as razões que levaram os antigos Celtas à sua construção. O mistério que envolve este monumento pré-histórico transformou o local num dos sítios mais visitados da Inglaterra, seja por adeptos de teorias de outras civilizações, estudiosos da história, ou simplesmente turistas curiosos que passam por perto, como era nosso caso.
Um bom lugar para começar sua excursão a Stonehenge é a simpática cidade de Salisbury. Para quem estiver partindo dela, Stonehenge fica apenas a 18 km na direção norte. 

Stonehenge é o monumento pré-histórico mais importante da Inglaterra e não há nada semelhante a ele em todo o mundo. Este altar de pedras tem sido usado há 5000 anos e até hoje não se tem certeza absoluta qual era sua finalidade. Rituais Druidas, cerimônias em homenagem ao sol, ou portal para seres de outros planetas são algumas das possibilidades sempre lembradas.
Os cientistas tiveram muito trabalho para determinar a data exata de construção de Stonehenge. Os testes com carbono resultaram em 50 datas diferentes!
Veja um vídeo que fizemos neste dia, Visitando Stonehenge.
A primeira fase de Stonehenge foi concluída entre 3100 e 2700 antes de Cristo. É desta época o grande Cursum.
As pedras para construir Stonehenge foram trazidas de até 400 km de distância. Algumas pesam 45 toneladas e tem 5 metros de altura. Se alguém traçar uma linha no chão, passando no meio do círculo formado pelas pedras, vai ver que esta linha aponta para a posição do nascer do sol de verão. Existem fones de ouvido com explicações em várias línguas, como que Regina tem junto ao rosto na foto ao lado, onde se pode ouvir um pouco da história do lugar.

Este desenho mostra como era Stonehenge originalmente. O círculo externo media 86 m de diâmetro. O círculo interno,com as pedras maiores, media 30 m. Havia ainda uma avenida de acesso principal onde ficavam os portais de pedra, marcando o alinhamento do sol e os ciclos da lua. Analisando-se as pedras viu-se que elas foram cortadas para encaixar exatamente uma na outra, o que é incrível, já que na época não existiam ferramentas de construção com esta precisão.
A segunda fase de Stonehenge corresponde aos anos 2700 a 2500 antes de Cristo. Neste período foram construídos os primeiros grandes Tótens, ainda de madeira.

Já em torno do ano 2600 AC estima-se que Stonehenge servisse como observatório astronômico, principalmente para observar as fases da lua.
Alguns relatos históricos contam que os Druidas, uma tribo Celta que habitou a região da Inglaterra durante o império Romano fizeram cerimônias aqui, mas é certo que não foram eles que construíram Stonehenge, pois o monumento já existia quando os Druidas chegaram à Inglaterra. Eles apenas herdaram a tradição, costumes e rituais dos primeiros moradores deste lugar.

Diversas pedras de Stonehenge tem desenhos ou inscrições feitas pelas antigas civilizações, embora já estejam bastante apagadas pelo tempo. Como o local não fica longe de Londres, há diversas excursões de um dia que vão até lá. Se você está de carro, Stonehenge fica duas milhas a oeste de Amesbury, quase na junção das estradas A303 e A344.
A terceira fase de Stonehenge começa em 2500 antes de Cristo. Neste período são erguidas as grandes rochas trazidas do País de Gales.

As pedras mais importantes de Stonehenge, chamadas de Bluestones, Four Station Stones, e Altar Stone são assentadas durante o terceiro período de construção de Stonehenge.
O fim de Stonehenge aconteceu por volta do ano 1600 AC. Foi a partir daí que começou sua destruição. Apesar do tamanho enorme, muitas das pedras desapareceram. As menores foram carregadas por visitantes que queriam  levar uma "lembrança". A partir de 1918 o local começou a ser recuperado, e muitas das grande pedras que estavam inclinadas e ameaçando tombar foram reerguidas. Atualmente, o lugar é administrado pelo English Heritage, e como o número de visitantes é de cerca de 700.000 por ano, foram tomadas medidas mais rigorosas para garantir a preservação de Stonehenge.

Ao redor do monumento principal existem outras obras intrigantes. Afastado de Stonehenge, 800 m ao norte está o chamado Cursum. Semelhante a uma pista reta de corridas de cavalos, com 2,8 km de comprimento e 90 m de largura,  imagina-se que ele também era usado em cerimoniais religiosos e procissões. Alguns adeptos do estudo dos OVNI afirmam entretanto que seu objetivo era servir como pista de pouso para naves interplanetárias. Quem tem razão?
O apogeu de Stonehenge ocorreu entre os anos 2200 e 1800 antes de Cristo. Neste período a construção estava completa com todas suas pedras.
Clique sobre esta foto para vê-la em alta definição.

Salisbury é uma cidade pequena, e a melhor forma de conhecê-la é andando. Diversas excursões para Stonehenge saem daqui.
Depois da visita a Stonehenge, ficam muitas dúvidas, algumas suposições, e poucas certezas. Porque trouxeram pedras tão imensas e pesadas de tão longe, exatamente para aquele lugar? Quem de fato construiu o monumento e porque? Sozinhos ou tiveram ajuda de alguma outra civilização? Que civilizações eram estas, que já na pré-história tinham conhecimentos tão profundos de astronomia, engenharia, e matemática?  Teria sido Stonehenge realmente construído com ajuda de povos vindos de outros planetas, ou isto tudo não passa de ficção? 
Tantas perguntas ... Stonehenge era um assunto que iria render aquela noite inteira...


Nenhum comentário: