Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 23 de junho de 2012

Dia de São João!!!

                                                        fonte imagem: mais.uol.com.br
                                                   fonte imagem: produto.mercadolivre.com.br


Dia de São João!


Com meu vestidinho de chita
de trancinhas nos cabelos
Saio feliz toda prosa
PRÁ Paróquia do meu Bairro
Uma igrejinha pequenina...
Tão linda! Vamos dançar a quadrilha...


Lá vamos ver, uma grande quermesse
Com casamento caipira, uma fogueira grandona.
Todos pulando a fogueira com cuidado e diversão
A quadrilha está tão bonita, ensaiamos de montão
Muitos são os passinhos, todos dançando juntinhos.


Vou comer pipoca, bolo de milho ou de fubá
Tomar aquele quentão, tão bão!
Pouquinho, é claro...
Muito não pode, não dá.
Senão, mamãe vai brigar!


Vai ter muita gente...
Pessoas de todos os lados,
Festa para não esquecer.
Mas balão não podemos soltar,
pelos incêndios que podem provocar.


Meus olhos não cansam de ver 
As bandeirolas soltas no ar.
Uma belezura só de olhar...
Elas tremulam sem parar.


Com doces e bolos nas barraquinhas,
Canjica, bolo de aipim e milho cozido.
Só de pensar... Hum !!! Vou me lambuzar...
De todos os tipos:
doce de abobora, de batata doce, são muitos...
Tem paçoca, amendoim, maças do amor...
As brincadeiras são todas...
De todos os tipos também,
tem pescarias, jogo de argolas, muitos brindes!!


Música com sanfona...E correio elegante!


Moça solteira que deseja casar...
faz simpatias com promessas.
Tudo em grande festa, já estou contente a cantar...
São João!!! Viva, hoje seu dia será de arrasar.
Eu não paro de lhe saudar...
Vamos celebrar e dançar?





Festas juninas são eventos festivos que acontecem no dia 24 de junho. É nesta data que as pessoas ao som do forró e ao pé da fogueira cantam o Viva a São João a noite inteira.
Esta festa não é coisa só Brasil, muitos países da Europa também celebram a festa católica. São estes países a Dinamarca, Itália, Irlanda, França, Suécia, etc. Mas, claro que cada país com sua forma cultural de mostra a devoção a São João.
É aqui no Brasil que rolam essas coisas de fogueiras juninas, do licor, do arrastapé, canjica, dentre outros. O hábito da  fogueira vem do dia de “Midsummer” , também em 24 de junho que tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia.
Por isso que a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João européias.

HISTÓRIA

O hábito de acender fogueiras, conta a lenda, veio de uma aliança entre primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

COMIDA

O  que mais de delicioso tem nessa festa é a comida. Quem não se caba numa pamonha, canjica, pé de moleque, licor, amendoim, milho cozido, bolo de aipim e tantas outras gostosuras que enchem os olhos e o apetite de qualquer pessoa. São estas gostosuras, sobre a mesa, que montam o cardápio cultural da festa de São João.

DECORAÇÃO

A decoração desta festa é bem simples. São bandeirolas por todos os lados. E as pessoas, vestidas com suas caipiras e roupas quadriculadas, entram em ritmo de combinação com a decoração simples, porém cheia de alegria.
No clima vem as brincadeiras divertidas como pau de sebo, quebra pote e tantas outras.

SIMPATIAS JUNINAS



Sai casamento?

Para ter certeza de que você vai se casar, coloque duas agulhas em um prato com água, à meia-noite do dia 12 para o dia 13 de junho. Se elas amanhecerem juntas, é garantia de casamento.


Nome do futuro marido (esposa)
Na noite de São João, do dia 23 para o dia 24, enfie uma faca virgem em uma bananeira. No dia seguinte o nome da pessoa com quem você vai se casar aparecerá na lâmina.

Rosto do futuro marido
Você deve colocar um papel branco por cima da fogueira de São João, sem queimar. Enquanto reza uma "Salve Rainha", gire o papel sobre o fogo. O desenho feito pela fumaça corresponde ao rosto do homem com quem você vai se casar.

Casar depois dos 40
Assista à sete missas seguidas, uma a cada domingo, sempre às sete horas da manhã em uma igreja de Santo Antônio. Ofereça cada missa à Virgem Maria, mãe de Jesus, esposa de José. Após a última missa, acenda sete velas brancas aos pés de uma imagem de Santo Antônio e mentalize o desejo de se casar.

Manter a paixão acesa
Após o banho, sempre passe seu perfume preferido no corpo, formando uma cruz que vá da base do pescoço até o umbigo e abaixo do peito, da esquerda para a direita.


Será que vai ser um coroa?
Passe um ramo de manjericão na fogueira e atire-o ao telhado. Se na manhã seguinte o manjericão ainda estiver verde, o casamento é com moço. Se murchar, é com velho.

Banana e casamento
Introduza uma faca virgem numa bananeira. Depois disso, você tem que voltar pra casa sem olhar para trás. No dia seguinte, aparecerá na faca a inicial da noiva ou do noivo. Se não tiver nada, paciência: não vai ter casamento.

Frio na espinha
Ponha uma bacia ou tigela com água e olhe para dentro, rezando a Salve Rainha; deve aparecer a imagem do seu futuro par. Se nenhuma imagem aparecer, é porque você morrerá neste mesmo ano. Pode-se também fazer a experiência olhando para o fundo de uma cacimba.

Um chute do destino
Coloque duas agulhas em uma bacia d’água. Se elas se juntarem, indicam casamento. Escreva em papeletes os nomes de várias pessoas. Enrole os papéis. Depois coloque-os numa vasilha com água; o papel que amanhecer desenrolado indicará o nome da noiva ou noivo.

Água suja, água limpa
Separe três pratos: um sem água, outro com água limpa e outro com água suja. Quem faz a experiência aproxima-se com os olhos vendados e põe a mão sobre um deles; o prato sem água não dá casamento; o de água suja indica que o casamento será com um viúvo, e o de água limpa, com solteiro.

Nome de mendigo
Ponha uma moeda de um real na fogueira e, no dia seguinte, a recolha, entregando ao primeiro pobre que aparecer. O nome do pobre é o nome do noivo.


Aliança bate-bate
Passe sobre a fogueira um copo virgem contendo água. Depois amarre a aliança de uma mulher casada enrolada em um fio de cabelo. Reze uma Ave Maria. Tantas são as pancadas dadas pelo anel nas paredes do copo quanto os anos que o pretendente terá de esperar para se casar.

Hoje, vou me esbaldar noite inteira!

Nenhum comentário: