Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Junho – O Mês das Festas Juninas!

Junho – O Mês das Festas Juninas!

25 de Junho, 2010 – 10 am
O mês de Junho é caracterizado pelas tradicionais festas juninas, que tem início no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e se encerra no dia 29, dia de São Pedro. A tradição de comemorar o dia de São João foi trazida de Portugal, durante o período colonial e logo foi adaptada aos nossos costumes, sofrendo influencias indígenas e afro-brasileiras.
quadrilha 2
Os festejos são tradicionalmente marcados por quadrilhas, forró, bingos, brincadeiras, comidas típicas, quermesses, bandeirinhas, fogueiras, fogos, simpatias, correio elegante e os divertidos casamentos caipiras. Essa época é uma das mais alegres do ano e para quem não sabe a festa é religiosa por referendar três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro. Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, e são comum as simpatias para arrumar marido neste período.
quadrilha Junho – O Mês das Festas Juninas!
Dentre os deliciosos pratos tradicionais da festa podemos encontrar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o milho cozido, o amendoim torrado, pinhão cozido e o cachorro-quente. Dentre os deliciosos doces, não podemos deixar de falar da maçã do amor, a paçoca, o pé de moleque e os bolos de mandioca, e de coco. Já a bebida mais popular é o quentão, feito com gengibre, canela e pinga, o vinho quente, também é uma tradição para esquentar as noites frias das festas.
comidas tipicas3 Junho – O Mês das Festas Juninas!

Nenhum comentário: