Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Saúde& Fibromialgia

Fibromialgia: sintomas e diagnóstico

Síndrome começa no cérebro e provoca dor por todo o corpo

POR ADRIANE ZIMERER - PUBLICADO EM 09/08/2011
Ver o vídeo:

A fibromialgia é uma doença que causa muita dor, que é um sintoma comum a várias outras doenças. Por isso, para confirmar o diagnóstico é preciso eliminar a suspeita de outras enfermidades.

Sintomas 
Dor nos ombros, nas costas, nas pernas. O incômodo parece passar por todo o corpo. Há momentos em que as articulações ficam rígidas. É comum sentir mais frio do que outras pessoas. Tudo isso é um conjunto de sintomas que atinge pessoas que sofrem com a fibromialgia. Uma síndrome que começa no cérebro e desperta sofrimento pelo corpo. 

Diagnóstico 
Uma das principais dificuldades da doença é o diagnóstico. A maneira mais usada pelos médicos é o exame clínico. 

Geralmente, os pacientes relatam que sentem dores há mais de três meses. Os pontos dolorosos atingem os dois lados do corpo, acima e abaixo da cintura. Se a pessoa sentir dor nos locais pressionados, em pelo menos 11 dos 18 pontos, é sinal de que pode ter fibromialgia. 

Mas alguns hospitais do Brasil usam uma técnica chamada de termometria. Através de uma câmera é possível registrar o calor do corpo. As pessoas com a doença têm a temperatura alterada. O especialista explica que a doença pode surgir por grandes cargas de estresse ou ser desencadeada a partir de um trauma. 


http://www.minhavida.com.br/saude/videos/13648-fibromialgia-sintomas-e-diagnostico

Fibromialgia: tratamentos

Exercícios físicos e meditação aliviam os sintomas da doença

POR ADRIANE ZIMERER - PUBLICADO EM 09/08/2011

É muito difícil viver com uma doença, cujo principal sintoma é a dor, que insiste em ficar no corpo, como é o caso de quem tem fibromialgia. Para mudar este quadro é preciso investir em vários tipos de tratamentos.
Dor crônica
Cada pessoa sente a dor de maneira diferente. Pessoas com fibromialgia são mais sensíveis. As dores são difusas pelo corpo e é difícil identificar se são musculares ou parecem atacar os nervos. O cansaço, problemas para dormir, até alterações intestinais acompanham o dia a dia desses pacientes. Após o diagnóstico, o médico pode iniciar o tratamento com remédios, mas tudo isso pode ser controlado com outras medidas e mudanças nos hábitos de vida.
Exercícios físicos regulares fortalecem os músculos, melhoram a sensação de dor e os distúrbios do sono, também trabalham a respiração. 
O pilates é uma ótima atividade, pois mexe com todo o corpo, além de promover relaxamento.
A acupuntura trabalha toda a energia corporal, atuando nos pontos que precisam ser tratados. Ela pode ser feita através de agulhas, que relaxam a musculatura e estimulam o tato, o olfato e a audição. Uma alternativa são os cristais de quartzo. Devem ser aplicados nos pontos de dor. Eles têm a função de ampliar e equilibrar a energia corporal.
Técnicas de relaxamento acalmam a mente, como a respiração, a yoga, a meditação. O importante é balancear o dia entre períodos de trabalho e lazer, vigília e sono. Dormir bem é fundamental. Faça alimentações saudáveis!
Cuide de você!




Nenhum comentário: