Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Saúde& Olhos os cuidados e o Computador


Lente reduz irritação causada pela síndrome da visão do computador

Produto alivia o cansaço e ajuda na retenção da umidade ocular

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 27/08/2008

Estudos realizados pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, mostram que no Brasil 75% dos usuários de computador com até 40 anos e 90% dos que estão acima desta idade sofrem com os sintomas típicos deste mal: dor de cabeça, olho seco, ardência e visão embaçada. 

A irritação é muito freqüente em quem passa mais de duas horas ininterruptas na frente do computador, pois o esforço repetitivo para visualizar as imagens em curta e média distância causa o ressecamento da lágrima. Outro dado que agrava a síndrome é que normalmente uma pessoa pisca os olhos, em média, 20 vezes por minuto, enquanto em frente ao monitor pisca apenas de 6 a 7 vezes. O médico explica que essa conduta causa o olho seco evaporativo.

Porém, qualquer pessoa está sujeita a sofrer com o incômodo, afinal, a poluição, ar-condicionado, o uso de anti-histamínicos, medicamentos para disfunções da tireóide, hipoglicêmicos, pílula anticoncepcional, reposição hormonal feita só com estrogênio e uso prolongado de lentes de contato também são agravantes para o desenvolvimento do mal. 

Mesmo quem é avesso ao uso de óculos, passa a adotá-los, pois o uso da lente piora ainda mais o ressecamento. O especialista ressalta que um em cada dois usuários abandona este artifício devido ao agravamento do quadro.

A boa notícia fica por conta da lente de contato biocompatível que transmite 3 vezes mais oxigênio à córnea e reduz a evaporação de lágrimas. O produto é feito em silicone hidrogel, contém 38% de água e uma substância que retém a umidade da superfície ocular, além de dispensar o uso do colírio transmite 98% do oxigênio para a córnea e, assim, evita a contaminação que pode levar a úlcera corneana, ao contrário das tradicionais lentes hidrofílicas que apesar de terem 58% de água, se hidrata da lágrima e agrava o ressecamento. O profissional também alerta que a falta de oxigenação a longo prazo cria neovasos nos 360 graus da córnea. 

A nova lente possui filtro ultravioleta (UV) que bloqueia 96,1 dos raios UVA e 100% do UVB, ajudando a reduzir os riscos de contrair catarata e degeneração macular. Apesar de ser indicada para uso contínuo, mesmo com as suas características, é recomendado não utilizá-la para dormir em nenhuma hipótese.

Alguns cuidados também são fundamentais para proteger a saúde ocular, entre eles, ingerir semente de linhaça que é rica em ômega 3, beber bastante água, fazer uma dieta rica nas vitaminas A e E encontradas em verduras e legumes. Isso é necessário, pois além de água, o filme lacrimal contém uma camada de gordura e outra de proteína.

Outro conselho do profissional é abolir o uso de água boricada. Ao contrário do que a maioria pensa, o produto aumentará ainda mais a irritação ocular. Por isso, prefira fazer compressas com água gelada. 

Para o oftalmologista Virgílio Centurion outro fator que deve ser extremamente divulgado são os perigos de utilizar medicação por conta própria. Os colírios, por exemplo, que são largamente utilizados pela população, tem princípios ativos variados, como corticóides e antibióticos, que podem mascarar ou agravar algumas doenças oculares. Se a pessoa tiver outros problemas prévios, como glaucoma, o colírio pode agravá-los, alerta o especialista.

Para quem não pode dispensar o uso diário do computador, procure evitar os excessos de luminosidade que contraem as pupilas e geram cansaço visual, além de regular a tela com o máximo de contraste e não de luminosidade. E, claro, procurar piscar os olhos voluntariamente.


Vista cansada atinge principalmente usuários de computador

Os riscos de se passar horas olhando para a tela

POR ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 26/11/2010

ESCRITO POR:Virgilio Centurion
Oftalmologia
ESPECIALISTA MINHA VIDA



A maioria das pessoas hoje passa muito tempo usando o computador, seja nas horas de navegação em casa ou no escritório. Por conta disso, é comum que surjam queixas como dor de cabeça, olhos cansados, olhos secos e visão embaçada, que são sintomas associados ao que os oftalmologistas chamam de "Síndrome da Visão de Computador", porém, do ponto de vista científico, esse diagnóstico não existe. Na verdade, o uso do computador leva ao cansaço da visão, da mesma forma que a leitura prolongada de um livro.

O cansaço é uma reação natural dos olhos à tensão a que são submetidos, já que o usuário precisa forçá-los constantemente para conseguir foco e enxergar imagens bem definidas a partir de pontos minúsculos do computador chamados pixels. Juntamente com a tendinite, causada pela repetição de movimentos do mouse e no teclado, a Síndrome da Visão de Computador é uma das características da força de trabalho moderna.
Agravantes do problema

O ambiente e as condições de trabalho - ar-condicionado muito forte e luz inadequada, por exemplo - influem de maneira significativa nas alterações do filme lacrimal - uma película de lágrima que fica sobre a córnea, responsável pela manutenção da umidade dos olhos, indispensável para uma boa visão. A Síndrome do Olho Seco está diretamente relacionada à variação no número de piscadas durante o período de uso. O número normal de piscadas de um indivíduo está entre 15 a 20 piscadas por segundo, mas cai de 10% a 30% durante o trabalho.

Essa diferença no número de piscadas é uma das causas para o ressecamento da superfície ocular. Um portador da síndrome do olho seco pode ter esse diagnóstico piorado por conta do uso excessivo do computador.

Piscar é fundamental, pois faz a troca do filme lacrimal. A medicina recomenda uma pausa de pelo menos 10 minutos a cada hora trabalhada, para que o profissional relaxe e volte a piscar normalmente.  
A Síndrome da Visão de Computador é uma das características da força de trabalho moderna.
Os sintomas da fadiga visual também costumam aparecer em pessoas que ficam muitas horas jogando vídeo game e em pessoas que necessitam de óculos em atividades que exigem esforço visual, mas que acabam não usando. É recomendável piscar mais os olhos também quando se assiste a um filme no cinema ou na TV.

Além dos sintomas de olho seco, as longas horas diante do monitor provocam o cansaço da visão, cientificamente conhecido como astenopia. Já o foco prolongado, resultado de muito tempo em frente ao computador trabalhando com imagens ou coisas que necessitem um olhar mais apurado, causa sintomas como dor-de-cabeça frontal, episódios de embaçamento e desconforto visual.

A posição do monitor também pode afetar a exposição do olho. O ideal é que o monitor fique um pouco abaixo da linha dos olhos, forçando as pálpebras superiores a diminuir a área de exposição. 
Como amenizar os efeitos

Os efeitos do uso do computador sobre a visão já estão tão presentes que foi criada uma área da ciência multidisciplinar para estudá-los, e seu nome é Ergoftalmologia. O objetivo é propor um melhor relacionamento entre a visão e o trabalho. No dia-a-dia, entretanto, bom senso e algumas medidas simples podem poupar os olhos de quem passa horas diante da tela do computador. Veja as recomendações da equipe de Oftalmologia do IMO (Instituto de Moléstias Oculares):

- Um bom começo é diagnosticar as causas para a Síndrome da Visão de Computador e eliminá-las do local de trabalho;

-Portadores da Síndrome do Olho Seco não devem esquecer das lágrimas artificiais, que ajudam a manter os olhos lubrificados durante o dia;

-Quem tem desconforto visual ou dor de cabeça deve fazer pausas durante o período de utilização do computador, olhando para um ponto no horizonte que esteja a uma distância de pelo menos 6 metros. Essa medida proporciona o relaxamento do músculo; 


  • É preciso evitar ventiladores ou ar condicionado direto sobre o rosto quando se está no computador
  • É recomendável o uso de proteção de tela para controlar a luminosidade
  • A posição da máquina deve estar à altura ou um pouco abaixo da linha dos olhos, nunca acima. Caso o equipamento fique acima dos olhos, ocorre um aumento da fenda palpebral, o que, além de evaporar a lágrima mais rapidamente, causa uma exposição maior dos olhos
  • Para aqueles que utilizam lentes de contato e trabalham com computador em ambientes com ar condicionado, é necessário fazer uso de colírio lubrificante para amenizar os sintomas da fadiga visual
  • O usuário de computador deve fazer consultas oftalmológicas periodicamente e evitar a automedicação para resolver o mal estar causado pela vista cansada.

Nenhum comentário: