Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Saúde& A saúde bucal


Mude oito hábitos e previna o desgaste nos dentes

Estresse, problemas de estômago e sono agitado prejudicam a saúde bucal

POR LETÍCIA GONÇALVES - PUBLICADO EM 18/10/2011

O Dia da Saúde Bucal (25 de outubro) ajuda a lembrar que escovar bem os dentes é o primeiro - e mais importante! - cuidado com a boca, mas só este hábito não garante um sorriso livre de problemas. Desgaste do esmalte, manchas ou até pequenas fissuras nos dentes podem aparecer mesmo nos casos em que o kit de escovação chega a cansar de tanto ser usado. "Estresse, muita força ao manusear a escova e até a escolha errada do creme dental contribuem para o desgaste dos dentes", afirma o dentista José Eduardo Lima, professor da Universidade de São Paulo. Ele e outros especialistas ajudam você a mapear quais são os inimigos dos dentes impecáveis.
  • Bruxismo - Foto: Getty Images
  • Estresse - Foto: Getty Images
  • Gastrite - Foto: Getty Images
  • Cigarro - Foto Getty Images
  • Escovação - Foto: Getty Images
  • Quebras os dentes - Foto: Getty Images
  • Refrigerante - Foto: Getty Images
  • Balas duras - Foto: Getty Images
 
 
DE 8
Bruxismo - Foto: Getty Images
Bruxismo
O hábito de apertar e ranger demais os dentes, principalmente durante o sono, pode provocar um desgaste intenso do esmalte e da dentina (parte mineralizada do dente, revestida pelo esmalte)."O hábito também causa fraturas nos dentes e dores de cabeça e nas articulações", afirma o cirurgião-dentista Mario Groisman, do Rio de Janeiro, mestre em Odontologia pela Universidade de Lund - Suécia. Para limitar esses danos, existem aparelhos móveis (usados somente ao dormir). Outra opção é entender o motivo da tensão durante o sono, normalmente relacionada ao estresse emocional.
Estresse - Foto: Getty Images
Estresse
Além de ser um dos grandes responsáveis pelo bruxismo, o estresse, indiretamente, favorece o aparecimento de cáries. Os microorganismos causadores da cárie encontram ambiente mais propício para se desenvolverem quando há estresse e a imunidade está abalada. O dentista José Eduardo Lima diz ainda que a tensão excessiva pode provocar uma redução do fluxo salivar. "Com menos saliva, maiores serão as chances de desmineralização do dente, levando à formação de cáries", afirma. 
Gastrite - Foto: Getty Images
Gastrite e problemas estomacais
Refluxo ou vômito frequente podem provocar erosão química dos dentes. "O problema acontece por causa do líquido altamente ácido que vem do estomago", explica o dentista José Eduardo. Para evitar esse desgaste dentário, é preciso controlar buscar ajuda de um gastroenterologista, este médico pode indicar mudanças na alimentação e medicamentos capazes de aliviar os desconfortos estomacais. 
Cigarro - Foto Getty Images
Cigarro 
Ficar com os dentes amarelados é só um dos prejuízos de quem fuma. Pesquisas comprovam que fumantes perdem os dentes mais cedo - as toxinas do cigarro prejudicam a circulação nas gengivas e enfraquecem os dentes. Além disso, os odontologistas alertam que o tabagismo altera o pH da boca, facilita o surgimento de cáries e provoca periodontite e câncer bucal. Estudo recente, feito por mais de 30 anos pela Boston University´s School of Dental Medicine, nos Estados Unidos, apontou que pessoas que fumam cigarro são os principais alvos de tratamento de canal.  
Escovação - Foto: Getty Images
Escovação inadequada 
De acordo com o cirurgião-dentista Mário Groisman, a escovação inadequada, com pressão excessiva e de forma persistente, pode causar perda de estrutura dental, principalmente nos dentes pré-molares e caninos. "Os dentes vão sendo desgastados aos poucos, começando pela camada mais externa do esmalte", afirma. 
Quebras os dentes - Foto: Getty Images
Usar dente como ferramenta 
O hábito de usar os dentes para abrir garrafas, latas e outros objetos deve ser completamente esquecido. Você pode até não perceber, mas a força empregada nesses movimentos tira lascas dos dentes, desgasta o esmalte e fere a gengiva. Casos mais graves podem terminar em fraturas que exijam a extração do dente.  
Refrigerante - Foto: Getty Images
Alimentos ácidos 
Se consumidos com frequência, frutas, vinagre, refrigerantes, vinhos e outros alimentos ácidos podem enfraquecer a superfície do esmalte. "Esse desgaste é chamado de desmineralização e pode causar sensibilidade ou dor", explica o profissional Mario Groisman. Fazer uma boa higiene bucal assim que terminar de comer qualquer um desses alimentos é a melhor maneira de se prevenir contra os inconvenientes.  
Balas duras - Foto: Getty Images
Alimentos muito duros 
Assim como o hábito de usar os dentes como ferramenta, comer alimentos muito duros pode causar fraturas dentais. "Além disso, balas, alimentos pegajosos e açucarados, por permaneceram na boca por mais tempo, aumentam o risco de cáries", lembra o dentista Mario Groisman. 

Nenhum comentário: