Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Saúde&Pneumonia

Pneumonia



Chá verde reduz o risco de pneumonia em mulheres



Substância da bebida favorece a proteção do organismo feminino


POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 22/10/2009


Um estudo japonês publicado no American Journal of Clinical Nutrition sugere que o o consumo de chá verde reduz o risco de pneumonia em mulheres. O estudo da Universidade de Tohoku, em Sendai, no Japão, aconteceu com mais de 19 mil homens e 21,5 mulheres, com idade entre 40 e 79 anos. 


De acordo com os pesquisadores, beber cinco ou mais xícaras da bebida por dia, reduz em 47% as chances da doença em mulheres. Mas, os cientistas também afirmam que mesmo em quantidade menor o consumo do chá pode ter efeitos significativos, principalmente nos casos mais graves que podem levar à morte.
O estudo não conseguiu identificar por que o mesmo efeito não foi conquistado com o público masculino, mas os cientistas afirmam que alguma substância encontrada no chá pode ser a responsável pela proteção das mulheres contra a pneumonia.
O que é Pneumonia?
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Getty Images
Ilustração de infecção nos pulmões
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Sintomas de Pneumonia

  • Febre alta
  • Tosse
  • Dor no tórax
  • Alterações da pressão arterial
  • Confusão mental
  • Mal-estar generalizado
  • Falta de ar
  • Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada
  • Toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue)
  • Prostração (fraqueza).

Fatores de risco

  • Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos
  • Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório
  • Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias
  • Resfriados mal cuidados
  • Mudanças bruscas de temperatura.

Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.

Diagnóstico de Pneumonia

Exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax são recursos essenciais para o diagnóstico das pneumonias.
Getty ImagesRadiografia de tórax permite detectar pneumonia
    Tratamento de Pneumonia
O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.

Convivendo/Prognóstico

Recomendações

  • Não fume e não beba exageradamente
  • Observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas
  • Não se exponha a mudanças bruscas de temperatura
  • Procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações.
Fontes e referências:
  • Ministério da Saúde





    Passe o inverno longe de gripe, resfriado e 

    pneumonia

    POR MINHA VIDA - ATUALIZADO EM 25/05/2010


    Proteja o seu corpo das doenças antes que as epidemias comecem

    Proteja o seu corpo das doenças ano inverno, cresce o número de casos de alergias respiratórias, típicas dos dias frios. Os principais sintomas são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos, na garganta e, muitas vezes, na pele.

    No inverno, cresce o número de casos de alergias respiratórias, típicas dos dias frios. Os principais sintomas são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos, na garganta e, muitas vezes, na pele.

    Os causadores dessas alergias variam muito, podendo ser alimentos, tecidos, pelos ou penas de animais, poeira, mofo e pólen.

    No inverno, os mais comuns são o mofo e a poeira. Segundo Jaime Rocha, infectologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica/ DASA, a primeira providência é descobrir a fonte da alergia, que deve ser diagnosticada por um médico especialista. Depois, é preciso encontrar meios de ficar longe do agente causador da alergia.

    Rocha lembra que os tratamentos devem ser sempre prescritos por médicos, e podem incluir remédios anti-alérgicos, cortisona, dentre outros.

    O especialista também reforça que a alergia é uma "resposta imunológica exagerada", isto é, ocorre quando nosso organismo reage com exagero a alguma substância estranha.
    gripe
    Uma das principais doenças alérgicas típicas do inverno é a asma. A doença congestiona os brônquios, impedindo que o ar chegue até os pulmões.

    asma acomete cerca de 10% da população brasileira, sendo mais frequente nas crianças. Os principais sintomas são a falta de ar e o chiado na respiração. A prevenção é baseada em ficar longe dos agentes alérgicos e, em casos mais graves, tomar a medicação preventiva, prescrita pelo médico. Os tratamentos de emergência devem ser feitos em pronto-socorros preparados.

    O infectologista lembra que, nesta época do ano, também aumentam os quadro infecciosos respiratórios, que se confundem ou se sobrepõem aos alérgicos. Entre os principais estão a gripe, o resfriado e a pneumonia.
    A gripe é uma doença muito contagiosa que ataca as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) e é causada por um vírus chamado Influenza.

    Existem antivirais específicos, além dos medicamentos para aliviar seus sintomas. Pode facilmente complicar com sinusite e pneumonia. Os principais sintomas são febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse. O vírus Influenza é transmitido pelo ar através de gotículas de saliva.

    A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina todos os anos, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano. Mas também é possível preveni-la melhorando as defesas do corpo através do calor e da boa alimentação.
    resfriado é uma infecção mais leve das vias aéreas superiores - nariz e garganta. Não existe remédio para curá-lo ou vacinas para prevenção, mas apenas para amenizar os sintomas. Se não houver complicação, tende a evoluir bem em poucos dias.

    Os principais sintomas são coriza, espirros e febre baixa. O tratamento é feito com repouso, líquido e boa alimentação. Se necessário, podem ser administrados analgésicos, anti-térmicos e vitaminas, mas só depois de consulta médica.

    A pneumonia é uma infecção aguda grave que atinge os pulmões, necessitando de hospitalização nos quadros mais intensos para que o paciente possa receber antibióticos, oxigênio e líquidos endovenosos.
    Os sintomas da pneumonia são a tosse com escarro, a dor no tórax, a febre alta, os calafrios, o suor e a palidez.

    Em geral, a pneumonia é consequência de alguma infecção das vias respiratórias (bronquite, resfriado e gripe) causada por vírus e/ou bactérias.

    Para prevenir, é recomendado não fumar, tratar com atenção as doenças respiratórias e evitar ambientes fechados. O tratamento deve ser prescrito pelo médico, e pode incluir desde antibióticos até a hospitalização.
    http://www.minhavida.com.br/saude/materias/5114-passe-o-inverno-longe-de-gripe-resfriado-e-pneumonia 

Nenhum comentário: