Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

JARDINAGEM - Como fazer um lago no jardim


Como fazer um lago no jardim


Um elemento com água seja um lago ou uma fonte confere imediatamente outra vida a qualquer jardim. Para além de ser visualmente agradável, apela ainda a outros sentidos, nomeadamente estar num bonito e colorido jardim, a ouvir o burburinho da água. Saiba como construir um lago no seu jardim… É mais fácil do que imagina!

Que tipo de lago?

Tal como as piscinas pré-fabricadas, também existem lagos pré-fabricados, disponíveis em lojas de jardinagem e que podem ser facilmente implementados, bastando para isso seguir as instruções incluídas no respetivo kit. Pode ainda mandar construir um lago em cimento, por exemplo, tal e qual o faria com uma piscina, no entanto, ambas estas opções requerem algum investimento inicial, sendo as escolhas mais caras no que toca a instalar um lago no jardim. Se tiver vontade de meter as mãos literalmente na terra, pode fazer o seu próprio lago no jardim – necessita apenas de algum planeamento prévio (tem também a vantagem de poder decidir o tamanho e formato do lago, ao contrário de estar restringido aos modelos pré-fabricados) e um kit básico composto por um liner plástico/PVC/borracha e uma pequena bomba de água apropriada para o efeito. A existência de uma bomba é crucial para assegurar que a água do lago se mantenha em circulação, evitando assim a atração de mosquitos e outros insetos indesejados.

Qual a melhor localização para um lago no jardim?

Colocar um lago no jardim é como decorar o mesmo: o jardim é o espaço e o lago é o elemento decorativo. A localização depende, naturalmente, do tamanho que o lago vai ter, mas também do uso que este vai ter. Será que vai querer o lago no centro do jardim ou num recanto mais exclusivo? Tem crianças pequenas em casa? Nesse caso, pode optar por um lago mais elevado, em vez de ao nível do terreno. Se vai ter plantas e peixes no lago do seu jardim também é importante que este receba, pelo menos, 4 horas de sol direto todos os dias. Outra boa dica é evitar colocar o lago junto de árvores, principalmente as de fruta, para não ter o lago constantemente repleto de folhas, ramos partidos e fruta – algo que pode ser prejudicial, quer para as plantas, quer para os peixes para além de requerer mais tempo de limpeza e manutenção.

Plantas & Peixes

Para completar o lago do seu jardim, este necessita de vida e pode ganhá-la rapidamente com a inclusão de plantas e/ou peixes adequados às condições atmosféricas e climatéricas da zona em questão. As melhores plantas para o lago de um jardim são, naturalmente, as plantas aquáticas e pode informar-se melhor sobre as espécies apropriadas numa loja de jardinagem ou viveiro local. Comece por colocar poucas plantas de cada vez, até ver o seu ritmo e direção de crescimento. Para além disso, não descure a decoração da área em torno do lago com plantas e flores, podendo aproveitar para replantar aquelas que foram inicialmente retiradas para cavar o buraco do lago, por exemplo. Em alternativa, e no sentido de criar uma zona de lazer, pode cobrir a área envolvente ao lago com relva ou até um pequeno pátio onde será possível colocar mobiliário de exterior. Relativamente aos peixes, saiba que um lago com peixes é um elemento muito original para um jardim.

10 passos para fazer um lago no jardim

No caso de optar por criar o seu próprio lago de jardim, sem recorrer a terceiros ou a um modelo pré-fabricado, siga estes 10 passos e transforme o seu jardim num fim de semana:
  1. Estude a localização do lago no seu jardim, demarcando a zona com recurso a algumas estacas espetados na terra e uma corda; em alternativa use uma ou várias folhas de cartolina grandes que podem ser recortadas à imagem do lago que pretende construir. Tenha sempre o cuidado de verificar que a zona onde vai cavar não tem qualquer cano de esgoto ou outro.
  2. Decidido o tamanho e o formato, comece a cavar a terra, removendo todo o tipo de pedras, plantas e flores, incluindo raízes. O buraco para o lago deve ter uma profundidade de aproximadamente 1 metro a 1m20cm, sendo que a profundidade mínima deve ser de 60cm.
  3. O próximo passo é nivelar o fundo o mais possível, adicionando alguma da terra já removida se for necessário.
  4. De seguida, estenda o liner em plástico/PVC/borracha que adquiriu, certificando-se que ele cobre, na íntegra, tanto o fundo como as laterais do buraco. Este material, embora resistente e duradouro, pode facilmente romper se estiver em contacto com objetos cortantes, por isso, tenha o cuidado de manter o liner longe dos utensílios de jardinagem, assim como de pedras de maiores dimensões. 
  5. O liner deve estender-se para fora do buraco e ao longo das “margens” do lago pelo menos 60 cm. Corte o excesso com recurso a uma tesoura.
  6. Utilize a terra escavada para cobrir o liner em excesso: para além de ser inestético, a exposição solar pode danificar o liner. Coloque pedras de grandes dimensões em torno do lago, afixando o liner definitivamente e criando uma decoração natural para o lago do jardim. Pode ainda colocar algumas pedras planas no fundo do lago para ajudar a manter o liner intacto e imóvel.
  7. Seguindo as instruções que acompanham a mesma, posicione a bomba de água de forma adequada dentro do buraco.
  8. Encha o buraco com um pouco de água para assegurar que tudo está no sítio e que não existem fugas de água. No caso de estar tudo operacional, encha o buraco com água da mangueira e ligue a bomba de água.
  9. Aguarde cerca de 24 horas antes de adicionar plantas e/ou peixes ao lago do seu jardim. As plantas devem ser colocadas dentro do lago em vasos de plástico pretos ou de rede e podem ser pousadas no fundo do lago e/ou sobre pedras de diferentes alturas para criar um interesse visual.
  10. Por fim, aprecie o lago que acabou de criar: o seu jardim ficou certamente ainda mais bonito!

Como fazer um lago com peixes no jardim

Um lago num jardim é sempre uma mais-valia, mas um lago com peixes torna-se ainda mais especial. Para além de ser visualmente agradável e proporcionar a observação da natureza, um lago com peixes oferece ainda a sensação de tranquilidade e um ambiente zen a qualquer jardim. Saiba tudo o que precisa de saber para criar o seu próprio lago com peixes.

A fundação: o lago

A base de um lago com peixes no jardim é o lago em si: este pode ser construído por profissionais, tal e qual uma piscina tradicional, mas também pode ser um projeto facilmente realizado por qualquer pessoa. Aprenda os princípios básicos para a criação de um lago no jardim : só assim estarão criadas as condições para adicionar os peixes que desejar. Um lago com peixes tem de ser obrigatoriamente maior do que um lago simplesmente decorativo, ou seja, deve ter, no mínimo, uma profundidade de 60cm e uma profundidade máxima de 1m20cm.

Tipo e quantidade de peixes

Antes de adquirir os peixes para o lago do jardim, é importante determinar qual a quantidade de peixes adequada para o tamanho do lago, isto porque peixes em excesso podem sugar todo o oxigénio disponibilizado pelas plantas aquáticas, alterando o nível pH da própria água o que pode, consequentemente, comprometer todo o equilíbrio do ecossistema do próprio lago. Para além disso, o filtro do lago pode não ser o suficiente para manter a água limpa se existirem demasiados peixes. Regra geral, cada peixe com um tamanho de 2.5 cm necessita de aproximadamente 38 litros de água. Quando em dúvida, opte sempre por menos – pode sempre acrescentar mais peixes ao lago mais tarde. Alguns dos tipos de peixe mais recomendados para um lago de jardim incluem: peixes-dourados de praticamente todas as espécies, peixe-cometa, carpa japonesa, bagre albino, albacora, escalo ou escalo-prateado, tenca e rutilo. As rãs e os girinos são outras espécies que se dão bem em lagos de jardim com peixes.

Como introduzir um peixe num lago de jardim

Uma vez instalado o lago no jardim e depois do mesmo ser enchido com água, deve aguardar-se pelo menos 24 horas antes de introduzir peixes ou até plantas aquáticas. Faça questão de adquirir os peixes numa loja especializada, verificando que nenhum desses peixes exiba feridas, tenha barbatanas em falta ou apresente um aspeto apático. Os peixes devem ser introduzidos no lago lentamente, ou seja, ao longo de vários dias e seguindo estes 3 passos:
  • Coloque o saco em que o peixe foi transportado a flutuar no lago do jardim durante cerca de 15 minutos, para permitir que a temperatura da água do saco se assemelhe gradualmente à temperatura da água do lago.
  • Abra o saco e mantenha-o a flutuar sobre o lago durante 15 minutos, permitindo que a água do lago se misture com a água do saco.
  • Submersa cuidadosamente o saco e solte o peixe no lago.

Alimentar os peixes de um lago de jardim

Em termos de alimentação, a sua quantidade e periodicidade pode variar conforme a época do ano e o desenvolvimento dos peixes. Regra geral, no Inverno basta alimentar os peixes uma vez por dia, uma vez que nesta altura do ano estão pouco ativos; ao contrário do Verão, altura em que devem ser alimentados duas vezes por dia, de manhã e no final do dia. Um bom truque para controlar a comida dada aos peixes é a sua observação: se a comida não for consumida entre 5 a 10 minutos, poderá estar a deitar comida em excesso, algo a ser evitado porque peixes que comem em excesso, vão poluir mais, o que pode comprometer o equilíbrio do ecossistema do lago.

Plantas aquáticas

Outro elemento imprescindível para um lago com peixes são as plantas aquáticas: para além de embelezar o próprio lago, conferindo-lhe um visual muito natural, as plantas aquáticas são fundamentais para a sobrevivência dos peixes, oferecendo-lhes sombra e oxigénio, bem como para a absorção de nutrientes que se espalham na água, evitando assim a formação de algas no lago. As plantas devem ser introduzidas no lago em vasos apropriados para o efeito e sempre com recurso a solo com um pH equilibrado – coloque cascalho sobre a terra antes de submergir os vasos, para evitar que os peixes consigam soltar a terra dentro do lago. Algumas das plantas aquáticas mais apropriadas para um lago no jardim incluem: lírio ou nenúfar de água, aguapé, alfaces-do-mar, lótus de água, hosta, eremuros e impatiens. Uma vez no lago, as plantas aquáticas multiplicam-se rapidamente, pelo que é aconselhável comprar em pouca quantidade numa fase inicial e aguardar pelo seu desenvolvimento antes de adicionar mais espécies. Plantas em excesso também podem ser prejudiciais para o equilíbrio do lago, principalmente a sobrevivência dos peixes.

Cuidados a ter com um lago de peixes


Tal como os cuidados a ter para assegurar um jardim bonito, saudável e florido, também um lago de peixes requer alguns cuidados importantes, nomeadamente:
  • Utilize água livre de químicos e cloros para encher o lago do jardim. Para além disso, deve evitar a utilização de qualquer tipo de produto ou fertilizante químico na zona envolvente ao lago.
  • Limpe o filtro do lago pelo menos uma vez por semana, de forma a retirar os resíduos acumulados e assim assegurar uma água sempre limpa e oxigenada. 
  • Mantenha a água em circulação, não só para assegurar a saúde e longevidade das plantas e peixes, mas para manter mosquitos e outros insetos afastados do lago.
  • Verifique o nível pH da água regularmente, assegurando que este se mantém entre 7.0 e 8.5, o mais adequado para um lago com peixes.
  • Limpe a superfície do lago sempre que verificar a existência de folhas ou outro tipo de resíduos ou lixo a flutuar na mesma. Verifique periodicamente as plantas aquáticas, removendo aquelas que possam ter morrido entretanto.
  • Controle a quantidade de algas existentes no lago através da limpeza periódica com um piaçaba exclusivo para o efeito aproveite-as para fertilizar o resto do jardim de forma natural. Se tiverem fome, os peixes também se alimentam das algas, por isso, se verificar uma enorme quantidade de algas no lago do jardim, diminua a quantidade de comida dada aos peixes e estes encarregar-se-ão do resto.
  • O interior do lago deve ser limpo a fundo pelo menos uma vez por ano. Os peixes e as plantas aquáticas devem ser removidas para uma pequena piscina insuflável, por exemplo, utilizando a água do próprio lago. A restante água do lago deve ser drenada para se proceder à limpeza. Uma vez esfregado o fundo e as laterais do lago, volta-se a encher com água limpa, deixando espaço suficiente para receber a água que contém os peixes. Volta-se a colocar as plantas, seguido dos peixes e da respetiva água. Esta é sempre uma boa altura para medir o nível de pH e assegurar que a água está em boas condições.
  • No Inverno, o lago do jardim poderá ter de ser hibernado ou então utilize o seguinte truque: coloque uma bola sobre a superfície da água, o que vai evitar a formação de gelo e garantir a troca de oxigénio/dióxido de carbono entre plantas e peixes.
  • Esteja atento a eventuais fugas de água do lago, algo que deve ser reparado imediatamente.

Nenhum comentário: