Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Parque Nacional Chapada dos Guimarães - Mato Grosso - Brasil


Impressionantes paredões de arenito vermelho-alaranjado marcas registradas da Chapada dos Guimarães dão as boas-vindas aos turistas que aportam no coração do Mato Grosso. A 13 quilômetros do centro, o parque criado em fins dos anos 80 ocupa uma área de 330 quilômetros. O cenário perfeito combina cerrado, cachoeiras e cânions, além de pinturas rupestres e formações rochosas.
As muitas trilhas, desbravadas a pé ou de bike, levam a mirantes naturais que descortinam maciços montanhosos e, em dias claros, avista-se a planície pantaneira e a capital Cuiabá, a quase 70 quilômetros de distância.  A Chapada dos Guimarães atrai não só pela beleza e exuberância evidenciadas em suas inúmeras nascentes de rios e cachoeiras, mas também por seu poder místico.
Cachoeira do Véu de Noiva - Cartão-postal e porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. São 86 metros de desnível, da base ao topo da cachoeira, emoldurados por encostas avermelhadas. Ao redor, tocas e ninhos abrigam grande diversidade de pássaros e atraem a atenção dos observadores de aves.
Cachoeira das Andorinhas - Quem tem mais preparo físico e disposição para descer o morro encontra a cachoeira das Andorinhas, com queda de 18 metros, conhecida nos '80 como "cachoeira dos Malucos", por causa dos alternativos que freqüentavam a região na época. Só é acessada a pé através de trilhas.
Cachoeira do Pulo - Local muito procurado pelos turistas que gostam de aventura. O poço profundo permite que os visitantes possam saltar do alto. A queda d'água forma uma leve corredeira, ideal para banho.
Cidade de Pedra - São belas formações naturais com rochas de arenito esculpidas pelo vento e pela chuva.
Lagoa Azul - Uma piscina natural com água cristalina que se reflete nas paredes da gruta.
Casa da Pedra - Pequena caverna de arenito cavada pelas águas do córrego que passa por baixo. Vândalos deixaram pichações na pedra.
Caverna Aroe Jari - É uma das relíquias arqueológicas da Chapada. Há vários sinais dos homens pré-históricos que por ali passaram.
Mirante Geodésico - Acesso por 8 Km em estrada de terra, pelo caminho que leva a Campo Verde. O mirante é o ponto central da América do Sul e localiza-se a 
797 m de altitude, formando um platô com 150 m de diâmetro.
Fonte: 

Nenhum comentário: