Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 25 de janeiro de 2014

São Paulo faz aniversário com festa na rua

REUTERS/Nacho Doce/Arquivo / Registro da Avenida Paulista, uma das vias mais famosas e importantes de SP

460 Anos... Viva!!! São Paulo...





curtapiadas.blogspot.com 


g1.globo.com - 9

São Paulo faz aniversário com festa na rua

Evento vai levar para o Centro antigo da cidade diferentes coletivos que realizam festas gratuitas ao ar livre


Carol Luck - Transcultura * (Email)
Publicado: 
Atualizado: 

RIO - Amanhã São Paulo completa 460 anos e comemora com uma festança em vários pontos da cidade, celebrando a ocupação de suas praças e ruas em uma prática que tem cada vez mais feito a cabeça dos paulistanos. Além de shows e apresentações espalhados por todos os cantos da capital, o evento, batizado SP na Rua, vai levar para o Centro antigo da cidade diferentes coletivos que realizam festas gratuitas ao ar livre, como Voodoohop, Selvagem e Metanol.

O que no Rio de Janeiro é rotina, com suas várias opções de divertimento gratuito em praias e parques, tem um peso ainda maior em São Paulo, uma cidade dura onde quase todo lazer é protegido por quatro paredes e uma conta bem salgada no final.

Comandado pelo coletivo Voodoohop (um dos pioneiros em festas gratuitas pelo centrão), em parceria com a Secretaria de Cultura, o SP na Rua vai reunir vários coletivos e festas itinerantes que vão transformar em uma grande pista de dança a área que engloba a Praça da Sé, o Vale do Anhangabaú e a Rua São Bento, das 22h às 6h. Além disso, serão realizadas palestras, performances e intervenções artísticas.

— O paulistano tem o costume de viver em lugares completamente fechados e usar o espaço aberto só de passagem. A Voodoohop foi um dos primeiros coletivos a começar essa tendência de ocupar o Centro de São Paulo conta o alemão Thomas Haferlach, uma das mentes criativas do grupo. Estamos sempre divulgando eventos de coletivos que fazem festas na rua, então quando fomos chamados para ajudar na seleção e na produção geral deste evento já tínhamos todos os contatos. Como cada um é responsável pelo seu equipamento de som, dentre outras coisas, ele está sendo produzido por todo mundo junto.


Entre os inúmeros coletivos que farão a festa durante a madrugada no Centro antigo estão ainda Barulho.Org, Calefação Tropicaos, Carlos Capslock, Dubversão Sistema de Som, Estúdio Lâmina na Rua, Free Beats, Laço, Hedonist International, Liquidação, Matilha Cultural, Pilantragi e Ônibus Hacker.


O jornalista e DJ carioca Millos Kaiser, feliz morador de São Paulo há quatro anos, é responsável com Augusto Olivani pela festa Selvagem, que acontece uma vez por mês de graça na Praça Dom José Gaspar, no Centro, e também estará nas comemorações do aniversário de São Paulo. A festa faz tanto sucesso que foi eleita a melhor da cidade em 2013.

— Fazer festa na rua é fugir das limitações dos clubes, onde, hoje em dia, quase ninguém se diverte. É caro para entrar, caro para beber, tem um segurança gigante no meio da pista te coibindo de dançar e de se jogar, gente fazendo carão conta Millos.  Além de fugir disso, o objetivo é reativar o espaço urbano, que é pouco ou nada usado por aqui. A própria praça onde acontece a Selvagem já foi bem mais barra-pesada poucos anos atrás. Fazer festa na rua é fazer política, é juntar gente de idades, estilos e salários completamente distintos por meio da música.

* Carol Luck escreve na página Transcultura, publicada às sextas-feiras no Segundo Caderno


Nenhum comentário: