Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 20 de maio de 2014

Se cuida, pen drive: Sony cria fita cassete com capacidade para armazenar mais de 64 milhões de músicas

Se cuida, pen drive:
 Sony cria fita cassete com capacidade para armazenar mais de 64 milhões de músicas
cassette_desktop_by_revoltvideo
Prestem atenção, fanáticos por nostalgia e puritanos da tecnologia essa novidade é para vocês. A Sony deu vida nova à saudosa fita cassete ao apresentar uma fita que pode armazenar 148 gigabytes por polegada quadrada de fita. Isso significa 185 terabytes de dados em uma única fita, o que é 74 vezes a quantidade de dados que uma fita normal pode conter. Pra deixar qualquer Ipod com inveja!
Essa superfita, entretanto, não é igual àquela que você usava pra gravar músicas do rádio na década de 90. Fitas cassetes de alta densidade são usadas até hoje por grandes corporações e órgãos governamentais para armazenar imensas quantidades de arquivos, por serem baratas e eficientes. Elas só não são usadas no dia a dia porque o acesso aos dados é muito mais devagar do que o dos discos rígidos e pen drives para acessar qualquer dado, é preciso que seja feita uma busca temporal. Ou seja, a fita deve ser pausada exatamente no momento em que a informação foi salva.
Esta superfita, porém, supera e muito a atual capacidade dos modelos usados hoje, batendo o recorde de armazenamento de um único dispositivo.
Para fazer o novo material de gravação, a Sony usou um tipo de tecnologia de formação de película fina de vácuo chamada deposição por pulverização catódica. O processo envolve o disparo de íons de argônio em um substrato de película de polímero, o que produz camadas de partículas de cristais magnéticos.
Ao ajustar as condições de descarga elétrica e o desenvolvimento de uma subcamada magnética branda sobre o filme, os fabricantes foram capazes de criar uma camada de partículas magnéticas finas com um tamanho médio de 7,7 nanômetros.
A Sony não disse quando o público poderá comprar uma, ou quanto isso deverá custar. Mas, dado que uma cassete pode conter 64 milhões e 750 mil canções, espera-se que o interesse e o preço sejam elevados.
Para efeitos de comparação, a superfita poderia armazenar três blu-rays de dados por polegada quadrada, um total de 3.700 blu-rays em uma única fita. [FuseConsequence of SoundIT World]

http://hypescience.com/se-cuida-pen-drive-sony-cria-fita-cassete-com-capacidade-para-armazenar-mais-de-64-milhoes-de-musicas/
http://hypescience.com/

Nenhum comentário: