Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 31 de maio de 2014

Monte Kailash – O Caminho das Nuvens Brancas

Monday, May 26, 2014

Monte Kailash – O Caminho das Nuvens Brancas


É uma montanha do Tibete, considerada como um dos lugares mais sagrados para os hindus e budistas. Situada na prefeitura de Ngari, junto aos lagos Manasarovar e do Rakshasta, é a nascente de quatro dos maiores rios da Ásia: o Ganges, o Bramaputra, o Indo e o Sutlej.


Os budistas consideram-na o centro do universo (cada budista aspira em dar-lhe a volta) e para os hindus é a morada de Xiva. Os jainistas e os bönpos também consideram a montanha sagrada. As proximidades da montanha divina são lugares santos onde "as pedras rezam".

Todos os anos, milhares fazem uma peregrinação a Kailash, seguindo uma tradição que remonta milhares de anos. Peregrinos de várias religiões acreditam que circungirar o monte Kailash a pé é um ritual sagrado que irá trazer boa sorte.

A peregrinação é feita no sentido horário por budistas e hindus. Seguidores das religiões Jain e Bonpo circungiram a montanha em um sentido anti-horário. O caminho ao redor do Monte Kailash é 52 km (32 milhas) de comprimento.

Alguns peregrinos acreditam que a caminhada inteira em torno Kailash deve ser feita em um único dia, o que não é considerado uma tarefa fácil. Uma pessoa em boa forma andando rápido levaria talvez de 15 horas para completar a 52 km marcha.


Veja também: Monastério Ganden no Tibete


Fonte: wikipedia


http://www.vocerealmentesabia.com/2014/05/monte-kailash-o-caminho-das-nuvens.html

Cidades muito antigas que ainda são habitadas

Sábado, 26 de abril de 2014

Cidades muito antigas que ainda são habitadas


Vivemos nos mesmos lugares há milênios. Conheça 10 das cidades mais antigas do planeta e que ainda têm moradores.



Varanasi, cidade às margens do rio Ganges, é um dos lugares mais sagrados para os hindus. A cidade indiana é habitada há cerca de 5 mil anos.

Centro do poder e cultura da antiguidade, Atenas é habitada há cerca de 3 mil anos.

Citada diversas vezes na Bíblia, Jericó, às margens do rio Jordão, é importantíssima para judeus e cristãos. A cidade da Palestina é habitada há mais de 10 mil anos!

Se Jericó ganha na questão da idade, Damasco, atual capital da Síria, tem outro ponto a seu favor: a cidade nunca deixou de ser habitada. A região não ficou sem habitantes durante os últimos 5 mil anos.

Outra cidade indiana que tem muita história para contar é Delhi, habitada continuamente há cerca de 3 mil anos.

A Grécia também tem duas representantes na lista. Além da capital do país, Argos tem milênios de história. Segundo alguns historiadores, a região é habitada há 7 mil anos.

Atualmente parte do Líbano, a cidade de Biblos começou a ser povoada há 7 mil anos. Três milênios antes de Cristo, Biblos, então parte de Fenícia, já era importante.

Outra antiga cidade fenícia que já deu o que falar é Tiro, atualmente também parte do Líbano. Hoje com 120 mil habitantes, Tiro foi fundada há aproximadamente 6 mil anos.

Luoyang é a cidade mais antiga da China é continuamente habitada há pelo menos 4 mil anos.

Plovdiv, na Bulgária, também merece um lugar na lista de cidades mais antigas do planeta. São 6 mil anos de história, muito mais do que cidades como Roma e Atenas.

Veja Também: Thonis-Heracleion - cidade egípcia encontrada debaixo d'água


Fonte: super/abril


http://www.vocerealmentesabia.com/2014/04/cidades-muito-antigas-que-ainda-sao.html

O Mar Morto - Israel

Terça-feira, 16 de julho de 2013


O Mar Morto - Israel


O Mar Morto, também conhecido como lago Asfaltite, situa-se no Oriente Médio, na região interior da Palestina, banhando a Jordânia, Israel e Cisjordânia.É alimentado pelo rio Jordão. Do ponto de vista climático e geográfico, está região apresenta clima subtropical e semi-árido, com verões de altas temperaturas e muito seco. A região é praticamente desértica.

O Mar Morto é um lago de formato estreito e alongado, possuindo 82 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura. Ele está a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo e 417 metros sob o nível do mar (é o ponto mais baixo do planeta Terra).



http://fotoarte.vocerealmentesabia.com/2013/07/o-mar-morto-israel.html

Mar Morto

Sábado, 1 de dezembro de 2012


Mar Morto

Alta concentração de sal e baixa altitude fazem do Mar Morto um lugar único. Em meio à poeira típica do clima desértico do Oriente Médio, em contraste com o amarelo das montanhas que cercam a região de Ein Gedi, encontra-se um oásis de cor azul clara, contornado por uma borda branca.


Visto do alto ou contemplado às suas margens, o Mar Morto dificilmente não causa um impacto à primeira vista.Localizado na fronteira entre Israel e Jordânia, a cerca de 400 metros abaixo do nível da superfície.

O Mar Morto é assim chamado porque a imensa quantidade de sal presente em suas águas inviabiliza qualquer tipo de vida no local sua salinidade é de 33% (dez vezes maior que a dos oceanos).

E é do sal que vem a coloração branca de sua borda, que é formada por bolinhas de sal cristalizado. No Mar Morto estão presentes 21 minerais, que fazem com que suas águas sejam consideradas terapêuticas, pois são ricas em potássio, magnésio, bromo, entre outros.

Além dos sais, há uma grande quantidade de lama negra do fundo do mar que também é utilizada em tratamentos dermatológicos e estéticos graças às suas propriedades medicinais. Tudo isso faz com que mais turistas procurem o local a fim de experimentar esses benefícios.

Por conta da alta concentração de sais, sua água é densa e permite que qualquer um boie naturalmente. Além da sensação de bem-estar, boiar ali pode ser também divertido pelo inusitado só isso já vale o passeio.

Extinção
A redução em 98% do volume do rio Jordão e a exploração industrial desenfreada para extrair minerais do Mar Morto ameaçam a existência desse patrimônio natural. Segundo especialistas, suas águas estão diminuindo um metro por ano, o que poderia causar o desaparecimento do mar em 40 anos.

Algumas soluções estão sendo estudadas a fim de salvar o mar de sua extinção, como a criação de canais entre ele e outros rios e mares, mas por enquanto nada foi determinado.

Fonte: Uol Google Images


Maravilhas naturais no Oriente Médio

Quinta-feira, 17 de abril de 2014

Maravilhas naturais no Oriente Médio

Cavernas Jabal Qara, Arábia Saudita - Um dos lugares mais antigos da Terra a estarem inabitados, a cidade histórica fica em Amman Citadel e é um verdadeiro sítio geológico.


Monte Ararate, Turquia - Com associação religiosa, acredita-se que era nesse monte que a Arca de Noé se encontrava. É o pico mais alto da Turquia, com surreais 5.137 metros, dividindo-se com o Irã.

Rub’ al Khali, Península Arábica - Simplesmente o maior deserto de areia do mundo, cobrindo cerca de 650 mil km². As temperaturas por lá são extremas, desde 0° à 60°C ao meio dia.

Fiordes de Musandam, Oman - Dar uma volta de barco na costeira de Musandam e até um mergulho são só dois dos atrativos locais. A região árida tem montanhas de até 2 mil metros acima do nível do mar, então a vista é imperdível!

Rio Nilo, Egito - O segundo rio mais extenso do mundo banha o Egito, mas atravessa outros dois países: Uganda e Sudão. Seus 6.650 km só perdem para o rio Amazonas, no Brasil, mas não importa… Ele foi fundamental no desenvolvimento da sociedade no Egito Antigo.

Cachoeira Tortum, Turquia - Um dos mais marcantes tesouros turcos, essa cachoeira tem uma área de lazer para turistas em seus arredores e uma plataforma de observação.


Deserto Negro, Egito - Montanhas cobertas por areias negras são o que mais chama a atenção nessa parte do Egito.


Província de Asir, Arábia Saudita - Com os picos mais altos do país, que chegam a quase 3 mil metros, essa província esteve sob domínio turco e foi motivo de brigas por muitos anos. Atualmente, pertence à Arábia e é uma região extremamente escassa.

Veja também: Mar Morto


http://www.vocerealmentesabia.com/2014/04/maravilhas-naturais-no-oriente-medio.html

O que são Fiordes?

Wednesday, May 28, 2014

O que são Fiordes?

São enormes vales rochosos inundados pelo mar, formações que surgem no litoral de países em geral vizinhos aos polos sul e norte.


"As dimensões dos fiordes são impressionantes. Alguns ultrapassam 350 quilômetros de comprimento, têm paredões com mais de mil metros de altura e uma parte submersa de quase 1 500 metros de profundidade", afirma o glaciologista Jefferson Cardia Simões, da UFRGS e do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Essas curiosas formações foram criadas pela ação do gelo nas idades glaciais, nos últimos 3 milhões de anos. 
Durante esses períodos, a temperatura da Terra caía, as geleiras se expandiam e o nível médio dos oceanos baixava. Mantos de gelo com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados avançavam sobre regiões mais quentes, escavando a superfície em que deslizavam.
Era mais ou menos como fazem as águas de um rio que corre em um vale, só que com uma diferença importante: a ação do gelo é muito mais violenta. "Na chamada erosão glacial, o gelo arrasta o que encontra pela frente, arrancando pedaços de rocha. O resultado são vales estreitos e com paredões muito íngremes, como os que caracterizam os fiordes", diz Jefferson.

No final das idades glaciais, a temperatura voltava a subir, o gelo retrocedia e o nível do mar aumentava, alagando os vales rochosos.

Como a ocorrência dos fiordes está relacionada ao avanço das geleiras, a maioria deles aparece em regiões nas altas latitudes, mais próximas da Antártida ou do Ártico, como na costa da Noruega, no litoral do Alasca, na Groelândia, no Canadá e na Nova Zelândia.

Além de formarem paisagens de tirar o fôlego, as águas bastante calmas desses canais são excelentes para a pesca e oferecem um bom local para a ancoragem de barcos, conforme a própria origem da palavra revela: em norueguês, fiorde significa algo como "porto seguro".


Veja também: Maravilhas naturais no Oriente Médio


http://www.vocerealmentesabia.com/2014/05/o-que-sao-fiordes.html

Fissura de Silfra – Islândia

Wednesday, May 28, 2014

Fissura de Silfra – Islândia

Localizado no Lago Thingvallavatn, no Parque Nacional Þingvellir na Islândia, Silfra é uma fenda que faz parte da fronteira tectônica divergente entre a América do Norte e da Eurásia.


A visibilidade atinge entre 150 a 300 metros. O mar está a mais de 50 km de distância e o vale é como um berço natural cercado por montanhas cobertas de neve.

Silfra é um fenômeno único no planeta, uma fissura de água doce entre 2 continentes. Há um par de outras fendas de água doce na Islândia, mas Silfra é a mais bonita, interessante e acessível para os mergulhadores.

Silfra que oferece uma bela paisagem submarina composta de rochas, areia e algas, possui uma das águas mais claras e puras do planeta, por isso o local é procurado por mergulhadores de todo o mundo.

As águas do Lago Thingvellir passam por baixo das rochas em um trecho de 50 km , quando sobem novamente à superfície. Do ponto de estacionamento até a plataforma de mergulho, são 100 metros caminhada. A parte mais profunda da caverna fica debaixo da estrada.


Veja também: Dan's Cave - Ilha Abaco na Bahamas




http://www.vocerealmentesabia.com/2014/05/fissura-de-silfra-islandia.html#more