Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 30 de março de 2015

PÁSCOA ... Conheça a história da Páscoa

Conheça as principais crenças sobre a páscoa, entendendo a história da data através do cristianismo, da cultura pagã e do judaísmo.419793 Historia da páscoa Conheça a história da Páscoa
O cristianismo celebra a páscoa por causa da ressurreição de Cristo.
A páscoa é uma das datas mais importantes do calendário religioso, principalmente para os cristãos. Ela simboliza a ressurreição de Jesus Cristo após a crucificação, representada pela Sexta-feira Santa. A comemoração da páscoa acontece entre 22 de março e 25 de abril, a data certa do domingo festivo depende do ano.
O termo páscoa, que vem do hebraico Pesach, significa passagem e se apresenta como a origem mais remota do nome. Na Grécia Antiga, o termo se originou de Paska, enquanto o cristianismo acredita na descendência do Pascae, que vem do latim.
Há várias interpretações para o advento da páscoa, principalmente entre os cristãos. No entanto, existe também uma versão denotativa sobre os fatos que indicam a morte e ressurreição de Cristo. Segundo alguns pesquisadores, o fim trágico de Jesus e o seu suposto renascimento para a vida eterna tem muitas semelhanças com as histórias de alguns deuses, como Osíris e Adônis.
419793 Historia da páscoa 2 Conheça a história da PáscoaPrato do Sêder pascal, uma tradição judaica.
Outras visões também procuram analisar a história da páscoa, considerando que a essência não está apenas no cristianismo. Alguns estudiosos interpretam a data como uma readaptação da cultura judaica, que comemora a páscoa por causa da libertação dos hebreus do Egito. Essa concepção ignora algumas teses e coincidências apontadas pela bíblia.

PÁSCOA: EM QUÊ ACREDITAR?

Para avaliar a história da páscoa, é necessário levar em consideração todas as versões. Apesar das dúvidas que surgem a respeito de uma verdadeira origem, a data comemorativa continua sendo uma das mais importantes e significativas para as culturas ocidentais.
Em síntese, a páscoa cristã é marcada pela Ressurreição de Cristo. Já o período pascal para os pagãos da Antiguidade estava associado ao início da primavera. Na visão do judaísmo, a data serve para comemorar a libertação dos hebreus que estavam sob domínio dos egípcios. As três versões possuem relevância e expressam traços da cultura de povos que viveram em épocas diferentes.
Mitológica, cristã ou judaica, a história da páscoa é marcada por comemorações e tem caráter tradicional entre os povos do ocidente. Com o passar do tempo, os hábitos para festejar a data foram aprimorados, mas o seu capital simbólico continua o mesmo. Em suma, o período pascal serve como pretexto para a renovação e resgate dos valores culturais.
As civilizações modernas encaram a páscoa com outros olhos, indo muito além da religião. Hoje, a data serve de argumento para presentear as pessoas com ovos de chocolate, o que de certa maneira movimenta a indústria e o comércio. Porém, a relação com a história é bem remota e o hábito foi herdado dos símbolos pascais.
419793 Historia da páscoa 1 Conheça a história da PáscoaOvos coloridos eram dados de presente para celebrar a chegada da primavera.

http://www.mundodastribos.com/conheca-a-historia-da-pascoa.html

Nenhum comentário: