Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 1 de março de 2015

RELEITURA DO GALO DE BARCELOS SERÁ PRESENTE PELO ANIVERSÁRIO

RELEITURA DO GALO DE BARCELOS SERÁ PRESENTE PELO ANIVERSÁRIO

17 DEZ 2014
O Rio de Janeiro vai ganhar de presente pelo aniversário de 450 anos uma obra de arte pública inédita de uma das maiores artistas contemporâneas, a escultora portuguesa Joana Vasconcelos. Famosa por suas obras de dimensões monumentais, Joana prepara uma releitura do galo de Barcelos. A escultura Pop Galo, revestida de azulejos, se iluminará à noite com dezenas de luzes de LED coloridas e ficará exposta por três meses no fim do Leme. “Nos 450 anos do Rio queremos que tenha sardinhas, concertinas e fado, mas acho que será muito interessante para o carioca conhecer a face contemporânea de Portugal e ninguém representa este lado melhor do que a Joana Vasconcelos”, afirma o presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero.
A apresentação do Pop Galo foi feita ontem na Prefeitura de Lisboa com a presença, além do presidente do Comitê Rio450, do Prefeito de Lisboa, António Costa, do Embaixador do Brasil em Portugal, Mario Vilalva, e da artista. “De dia será um galo de Barcelos mais tradicional e à noite ele vai sambar”, brincou Joana Vasconcelos, que, em 2013, na Bienal de Veneza, já tinha utilizado azulejos para transformar um barco no Pavilhão de Portugal.

Pop Galo é resultado de uma parceria com o azeite Gallo, tradicional marca presente na memória afetiva do carioca, desde 1908, quando foi premiado na Exposição Nacional, ocorrida no Rio de Janeiro. A marca de azeite viabilizará a produção, o transporte e a montagem. Além disso, será criada uma linha comemorativa de azeite com a marca Rio450. A Prefeitura de Lisboa busca parceiros para deixar a obra de forma definitiva no Rio de Janeiro, em um local ainda a ser definido.

O presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero, cumpre uma extensa agenda de reuniões com instituições portuguesas para estimular que elas possam se engajar nas comemorações de 450 anos do Rio. Em 1965, a comunidade portuguesa teve importante participação nas comemorações do IV Centenário. “A ligação entre Portugal e o Rio vai muito além do fato de termos sido fundados por portugueses. Fomos capital do Império Português e uma das rainhas mais populares de Portugal, D. Maria II, é carioca”, acrescentou Calero.
A foto em destaque neste post é da Unidade Infinita Projectos e a imagem abaixo é da Perrota Retratos.
Digitalizado a partir de prova original 18X24cm, PRA/PI449

http://www.rio450anos.com.br/blog_post/releitura-do-galo-de-barcelos-sera-presente-pelos-450-anos-do-rio/

Nenhum comentário: