Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 13 de junho de 2015

MÊS DE JUNHO - DECORAÇÃO E CULTURA: FESTA JUNINA!

DECORANDO: FESTA JUNINA!

DECORAÇÃO E CULTURA: FESTA JUNINA!

Trazida pelos portugueses, a festa junina comemora vários santos populares no mês de junho, como São João, São Pedro e Santo Antônio. Estas festas têm forte impacto e estão fortemente enraizadas no território brasileiro, especialmente no nordeste.
As festas juninas no Brasil têm várias tradições. A fogueira, as danças e a comida, são os principais atrativos que se revelam mais importantes. A decoração consiste em bastante cor, bandeirinhas, flores e fitas, móveis rústicos, chapéus de palha e muito mais. O importante é ter uma bela decoração para esta festa.
DECORAÇÃO E CULTURA: FESTA JUNINA!
Toda Festa Junina deve contar com os pratos típicos, pois eles fazem parte da tradição desta importante festa da cultura popular brasileira. São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil. Podemos destacar que muitos cereais (milho, arroz, amendoim) estão na base de grande parte das receitas destas comidas. O coco também aparece em grande parte das receitas, principalmente dos doces.
As principais comidas e bebidas são arroz doce, bolo de milho verde, pipoca, pamonha, canjica, quentão, cocada, doce de abóbora, pé de moleque, paçoca, maça do amor, pinhão, vinho e muitas outras delicias.
DECORAÇÃO E CULTURA: FESTA JUNINA! DECORAÇÃO E CULTURA: FESTA JUNINA!
E não pode se esquecer da fogueira que é uma grande tradição e para cada santo há um tipo de fogueira diferente. Na fogueira de São João as madeiras são colocadas em formato de cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são colocadas em formato de quadrado. Já na fogueira de São Pedro, as madeiras ficam na posição de triângulo.
DECORAÇÃO E CULTURA: FESTA JUNINA!
A quadrilha é um dos destaques da Festa Junina no Brasil. Esta dança surgiu como uma forma de agradecimento aos três santos católicos pela colheita realizada.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz à tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
DECORAÇÃO E CULTURA: FESTA JUNINA!
Ainda há muitas outras culturas e diversões que acontecem nas festas juninas. Até quem faz aniversário no mês de junho, pode aproveitar esta cultura para ser o tema da festa!
http://www.netchairs.com.br/blog/decoracao-e-cultura-festa-junina/

Nenhum comentário: