Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 28 de fevereiro de 2015

RIO DE JANEIRO - RIOSUL promove nova edição da Trilha Babilônia - Especial #Rio450‏

RIOSUL promove nova edição da Trilha Babilônia RIOSUL 2015

 Projeto leva cariocas e turistas para passeios por trilhas em morros da Zona Sul
RIOSUL Shopping Center traz de volta o projeto de ecoturismo na trilha Babilônia RIOSUL. Depois de reflorestar mais de 50 hectares dos Morros do Leme e da Babilônia-São João, investir em melhorias na sinalização da trilha ecológica, o RIOSUL volta a promover passeios guiados, gratuitos, e em datas especiais.
A proposta do RIOSUL é levar moradores e visitantes da cidade a conhecer um pouquinho da beleza e história da região e conferir de perto o trabalho de reflorestamento, além de explorar plataformas, edificações, casas e fortalezas do tempo do Brasil Colônia. Uma das curiosidades, por exemplo, que os guias contam durante a travessia, é que os portugueses usavam estas rotas para transportar água, alimentos, provisões de armas e munições que eram levadas em mulas para os pontos onde se concentravam as tropas. Antes disso, os índios nativos da região já utilizavam essas trilhas para locomoção entre o litoral e o interior da cidade antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil.
A cada passeio serão abertas 60 vagas para inscrição de participantes. O Shopping também oferece um serviço que inclui lanche e translado de ida até o início da trilha e volta ao ponto de encontro. Os participantes devem se reunir no piso G5 do Shopping, e as saídas acontecem sempre às 9h30. Confira as datas já agendadas abertas ao público (sujeitas a cancelamento e prorrogação de datas, de acordo com às condições climáticas do dia e à lotação):
·         01/03 (Aniversário da Cidade - Rio 450)
·         26/04 (Aniversário do RIOSUL – 35 anos)
·         09/05 (Comemoração Dia das Mães)
·         13/06 (Comemoração Dia do Meio Ambiente)
·         18/07 (Ecoturismo Junino)
·         08/08 (Comemoração Dia dos Pais)
·         20/09 (Comemoração Dia da Árvore)
·         Trilha: 11/10 (Comemoração Dia das Crianças)
Para se inscrever, basta entrar no site do RIOSUL e preencher a ficha cadastral. http://www.riosul.com.br/trilhababilonia.html
 O Projeto
Atualmente a Trilha Babilônia RIOSUL conta com 23 placas de sinalização distribuídas ao longo do percurso, possibilitando um passeio mais seguro e rico, com informações sobre a botânica, indicações de caminho e curiosidades sobre a história local. Além disso, diversas espécies nativas da flora voltaram a colonizar as áreas espontaneamente como o Pau-brasil, Ipê-amarelo, Aroeira, Ipê-rosa, Embiruçu, Pau-ferro, entre outras 80 espécies de árvores. Até agora, já foram plantadas mais de 200.000 mudas. Na fauna, a recuperação das áreas também trouxe de volta espécies que haviam migrado para outros locais, incluindo algumas espécies raras ou ameaçadas de extinção como a Jacupemba, Tucano-de-bico-preto, Papagaio-curica, Sabiá-preto, Coleirinha, Pichochó, Saíra-sete-cores e Trinca Ferro.
 Para Ana Gabriella Affonso, Gerente de Marketing do shopping, oferecer aos cariocas um momento de contemplação extrema como este, é uma grande satisfação. “O ecoturismo é um grande atrativo em uma cidade como o Rio de Janeiro, cercada por montanhas, praias, vegetação e muitas belezas naturais. Um verdadeiro cartão-postal!”, afirma. 
Trilha Babilônia RIOSUL
Data: 01 de março
Horário: 9h30
Local: G5 do shopping
Endereço: Subida pela Rua Carlos Peixoto – Lateral do Shopping
Passeio gratuito.
Recebido por e-mail... 

PAISAGISMO... ILUMINE JARDINS E VARANDAS

ILUMINE JARDINS E VARANDAS

Sob o sol, eles brilham por si. Mas é durante a noite que jardins e varandas podem revelar suas melhores facetas. A seguir, soluções para iluminar pérgolas, vasos, muros e pisos.

Noites tropicais  (Foto: Evelyn Müller)


Noites tropicais
Românticas lanternas marroquinas, da Espaço Til, desenham uma penumbra nesta pérgola no Morumbi, em São Paulo, forrada de sapatinho-de-judia. No inverno, com a acácia-mimosa em floração, o astral é ainda melhor. Além das lanternas com velas, as pérgolas podem ser iluminadas a partir de spots de alumínio dispostos no chão com o foco voltado para a estrutura. Para isso, é necessária a instalação elétrica prévia para lâmpadas de, no mínimo, 50 W. Em meio à vegetação, as mesmas luminárias, da Luxsim, empregadas pela arquiteta Patrícia Perna, têm outra função: revelar a beleza da orquídea-bambu ao fundo. Projeto de execução da paisagista Mariana de Castilho Barbosa.


À meia-luz  (Foto: Evelyn Müller)
À meia-luz 2 (Foto: Evelyn Müller)
Foto: Evelyn Müller

À meia-luz
A iluminação que se vê refletida na piscina desta casa no Tamboré, em São Paulo, é resultado dos spots maleáveis de alumínio. Eles focam o inhame preto e o pandano, presentes próximo ao muro que contorna a área. “Procurei criar uma sensação de bem-estar e, por isso, utilizei lâmpadas de 50 W”, conta a paisagista Caterina Poli, da Grama & Flor. Elas valorizam, entre outras espécies, moreias, palmeiras-areca, flores-leopardo e bananeiras-de-sumatra. Espetos com pintura eletrostática, da Artlumi, sinalizam o caminho de mosaico português. Camuflados na grama, os spots embutidos de led com lâmpada PAR38 acentuam os contornos das espécies de maior porte.


Sob os Holofotes (Foto: Evelyn Müller)
Foto: Evelyn Müller

Sob os Holofotes
Para ganhar volume, as herbáceas peperômia, ripsális, columeia, flor-batom e a trepadeira hera receberam a luz intensa com focos abertos dos spots flexíveis de alumínio, da La Lampe. Os fios das peças com 50 W cada foram escondidos embaixo dos seixos rolados – saída que pode ser copiada em varandas e jardins sem iluminação embutida. O painel vivo de 3 x 2 m foi uma alternativa para resolver a falta de espaço para construir um jardim no corredor de justos 2 m de largura. No projeto assinado pela paisagista Elza Niero há também esguios palmitos, que se beneficiam da luz, neste caso, indireta.


Luzes da cidade (Foto: Evelyn Müller)

Luzes da cidade
Com 15 m², a varanda do paisagista Odilon Claro, no Morumbi, em São Paulo, concentra escolhas simples e eficientes. Colocados nos vasos de cerâmica chinesa, os spots de aço inox sequer são notados para ligá-los, basta ter uma tomada por perto. “O led gasta dez vezes menos energia em comparação às lâmpadas comuns”, conta. O espaço adquire clima intimista graças às velas, distribuídas em lamparinas de piso e parede estes, revestidos com ipê de demolição da Adorno Madeiras. Ao fundo, um painel vivo de fibra de coco exibe colmeias, ao lado do xaxim com orquídeas chuva-de-ouro e rosinha-de-sol. Móveis e acessórios da Anni Verdi. Camuflado na forração de tostão, o led, da Luxsim, gasta menos energia.

Dicas para iluminar jardins
Espécies de pequeno porte pedem lâmpadas de potências menores, de até 50 W. Para espécies maiores, é necessário, no mínimo, o dobro disso. Nesse caso, os modelos AR111 e PAR38 são os mais indicados.
Spots iluminam com eficiência os contornos de vegetações e arbustos de até 2 m. Eles são maleáveis e podem ser direcionados às plantas. Já os espetos possuem um alcance luminoso maior e, na maioria das vezes, são empregados como sinalizadores de caminhos e entradas.
As novas lâmpadas de led têm o mesmo efeito das convencionais, com a vantagem da alta durabilidade e da economia de energia o consumo chega a ser dez vezes menor. Contudo, por se tratar de uma nova tecnologia, o custo é elevado.
Luminárias de aço inox duram, em média, dez anos. As de alumínio, quatro. Mas não é preciso jogá-las fora quando os problemas começarem a surgir. Alguns modelos disponíveis no mercado aceitam pequenos reparos, como troca de parafusos e fiação, além de nova pintura.
Para iluminar um vaso, opte pelo sistema led. A lâmpada não queima a planta e, por ser menor, pode ser camuflada com facilidade.

http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Arquitetura/Iluminacao/noticia/2013/05/iluminacao-para-jardins-e-varandas.html

PAISAGISMO / JARDINAGEM... SEIS(6) DICAS PARA INCREMENTAR SEU JARDIM

Casa e Jardim

6 DICAS PARA INCREMENTAR SEU JARDIM

25/11/2014 - 08H15 - TEXTO STÉPHANIE DURANTE

Pérgola, vasos na parede, horta... Há mil maneiras de deixar o jardim mais convidativo. Elegemos seis delas para você se animar e começar o projeto de sua área externa incluem-se aqui varandas!  Agora mesmo

1. Teto ventilado
A pérgola pode ser uma bela solução para varandas, como propôs a paisagista Paula Galbi. Para fugir do lugar-comum, a profissional desenhou um modelo de cumaru, executado pela Flora e Arte, com base em formato de caixa de um lado e treliça do outro. Ferro e bambu são outros materiais comuns para a criação de pérgolas.
O ferro dá um visual mais sofisticado. A madeira permite acabamentos variados. Ecológico e leve, o bambu é mais indicado para modelos suspensos de preferência, por cabos de aço. Independentemente do material, vale aplicar um verniz que proteja a peça de intempéries e chumbar a estrutura no piso ou na parede.

2. Parede escalada (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

2. Parede de escalada
Quer ter um efeito parecido com o dos jardins verticais sem gastar tanto? Coloque vasos na parede! Para ficar ainda melhor, acrescente uma textura diferente ao espaço, como fez Odilon Claro. O paisagista usou ripas de madeira de demolição e criou uma composição com caixas de aço galvanizado e vasos de cerâmica recheados de samambaias e peperômias. Ao escolher os vasos, verifique se têm mesmo furos no fundo, para que a água excedente da rega não fique acumulada e apodreça as raízes. Forre a base com uma pequena camada de pedras ou argila expandida e, sobre ela, posicione uma manta de poliéster. Só então coloque o substrato e a muda: 2/3 de terra comum e 1/3 de adubo orgânico é uma boa mistura. Para que a terra fique mais drenada, acrescente também um pouco de areia. Atente a este detalhe: a superfície da planta deve ficar no mesmo nível da boca do vaso.

3. Orgânicos em casa (Foto: Pedro Abude/Editora Globo)

3. Orgânicos em casa
Ter folhas verdes frescas, ervas para um chá da tarde e temperos sempre à mão é uma delícia. E o melhor de tudo: sem agrotóxicos. Se você ainda não possui uma horta em casa, saiba que não há empecilhos, nem mesmo de tamanho, para planejar a sua. Vale plantar as mudas em cachepôs de aço galvanizado, em canteiros de terra, no quintal ou em vasos, como no projeto da paisagista Juliana Freitas. Os temperos neste caso, decorativos ficam apoiados em um painel treliçado com bandejinhas, executado pela Marcenaria Bretas. Analise com cuidado o local que receberá os temperos, pois o sol é um fator importantíssimo. As hortaliças devem receber luz natural durante a manhã ou à tarde por pelo menos quatro horas diárias. Importante: adube mensalmente com composto orgânico para renovar os suprimentos das plantas.

4. Rejeição zero (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

4. Rejeição zero
Gordinhas e fáceis de cuidar, as suculentas são ótimas opções para jardineiros de primeira viagem. Em geral, essa família de espécies pede regas semanais, mas preste atenção nos sinais. Se perceber que a planta está murchando, aumente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Importante: a água deve ser direcionada para a terra, nunca para as folhas. Caso a suculenta fique pálida e fina, é porque não está recebendo a quantidade necessária de luz. Montar tinas com exemplares diferentes, como fez a paisagista Paula Galbi, é uma ótima maneira de compor mais de um vaso dessa família, mas atente para que as mais altas não façam sombra sobre as menores. Para proporcionar o crescimento por igual, gire o vaso de tempos em tempos.

5. Um banco, uma prosa...
(Foto: Pedro Abude/Editora Globo)

5. Um banco, uma prosa...
Um jardim não é só feito de plantas. É preciso curti-lo com a família e os amigos. E, por isso, vale a pena colocar um banco ou algumas cadeiras entre as espécies. Neste projeto, os paisagistas Fabio Vincenzo, da Jardineria Green Art Paisagismo, e Izabel Possatto optaram por duas espreguiçadeiras vermelhas com um banquinho de apoio. A unha-de-gato, que tomou conta do muro lateral, e a jabuticabeira com forração de tapete inglês completam o clima bucólico do quintal. Se a metragem permitir, invista também em uma mesa para refeições. Seus cafés da manhã ficarão muito mais gostosos ao ar livre.

6. Passeio sem pressa (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

6. Passeio sem pressa
Para incentivar a interação com o jardim, crie caminhos pelo quintal, como fez o paisagista Roberto Riscala. O efeito fica ainda melhor se o passeio ganha desenho sinuoso. Já que as plantas e gramas não aguentam o pisoteio constante, opte por seixos, cruzetas, deques, pedriscos ou pisos drenantes e intertravados para formar as demarcações de espaço e posicione as espécies ao redor desses caminhos. Como as áreas de circulação costumam ser estreitas, evite espécies com espinhos e folhas pontiagudas, como iuca, cica e dasilirium. Opte por aquelas que podem ser controláveis com poda, como murta, tumbérgia-arbustiva, podocarpo e nandina. Mas fique atento ao grau de insolação da área antes de escolher.


http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2014/11/6-dicas-para-incrementar-seu-jardim.html

PAISAGISMO - Varanda versátil é gostosa tanto no inverno quanto no verão

Varanda versátil é gostosa tanto no inverno quanto no verão

Cobertura de vidro temperado e portas sanfonadas garantem a versatilidade de jardim em Porto Alegre. 

Reportagem Visual e Texto Renata Maynart 

Marcelo Curia

01-jardim-versatil-ambiente-pode-ser-aproveitado-no-inverno-e-no-verao
Sobre o sofá com futons de sarja (acima), almofadas da SM Concept.Abajur do Laboratório da Luz.

Inverno ou verão, não importa: a varanda desta casa consegue ser desfrutada pelos moradores. Isso porque o projeto do arquiteto Marcelo Polido e da designer de interiores Ana Hnszel deu atenção especial à pérgula. A estrutura de grápia conta com portas sanfonadas e cobertura de vidro temperado, que asseguram conforto térmico e deixam ver o entorno ainda que os termômetros estejam lá embaixo. “As persianas do teto podem ser recolhidas para total integração”, diz Marcelo. O visual é unificado, ainda, pela parede verde, que dialoga com o paisagismo pensado pelo arquiteto Rodrigo Buglione para o entorno da piscina. E se completa no piso, vestido com o mesmo porcelanato rústico dos ambientes externos. No fundo da área fechada, fica uma churrasqueira por mais que amem campo e praia, os proprietários sabem que estar em Porto Alegre também garante o divertimento.


Marcelo Curia
02-jardim-versatil-ambiente-pode-ser-aproveitado-no-inverno-e-no-verao
Quando se recolhem as portas-camarão, interior e exterior compõem um ambiente único.“Se fosse totalmente aberto, o espaço não poderia ser tão bem aproveitado, por causa do nosso clima. Aqui, ampliaram-se as chances de uso”, explica Marcelo Polido.


  • paisagismo
  • DECORAÇÃO ... PEQUENO SOB MEDIDA

    Casa e Jardim

    PEQUENO SOB MEDIDA

    Revelamos os truques de marcenaria de cinco apês entre 40 e 70 m²

    Móveis planejados são uma ótima solução para quem vive em poucos metros. Com eles, você aproveita qualquer cantinho e ganha espaço para guardar tudo. A circulação em imóveis pequenos também pode ser otimizada com um belo projeto de marcenaria. Conheça cinco exemplos, de até 70 m², com ideias para aumentar sua casa, por menor que ela seja.
     (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)
     (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)
    Pequeno colorido
    Para driblar a metragem enxuta, de 50 m², a moradora Larissa Farias pensou em móveis feitos sob medida e pediu a ajuda de sua irmã, a arquiteta Letícia Arcangeli. “Queria os ambientes em estilo clean, quase sem cor. Mas ela entregou um projeto supercolorido e, para minha surpresa, adorei”, afirma. A profissional deixou o apartamento alegre com a laca laranja nos armários da cozinha. Outra solução visual é a bancada. Por ser vazada, dá leveza ao ambiente. Tudo foi pensado para não atrapalhar a circulação. “Usamos o banco encostado na parede da sala, assim acomoda mais pessoas na mesa, que tem cantos arredondados para não machucar”, diz Letícia. O projeto esperto de marcenaria também fez a diferença no quarto do casal. “Como faltava espaço para a cama que já existia e mais dois criados-mudos, fiz uma estrutura que a abraça e encostei os três lados dela na parede”, explica. Na parede da cabeceira, ela colocou nichos junto ao guarda-roupa e um armário colorido de 20 cm de profundidade.
     (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
     (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
    Um apê para dois
    Depois da união, o casal decidiu reformar o flat de 40 m², que já pertencia ao marido, para adaptá-lo à nova fase em conjunto. Com o desafio de tornar este pequeno apartamento um local mais amplo, o arquiteto Maurício Karam optou por derrubar as duas paredes que separavam a cozinha e o quarto do restante da casa, integrando todos os ambientes. A exceção é a porta de correr entre a área íntima e a sala de estar. Para inserir a mesa de escritório da moradora, um pedaço de gesso foi retirado, formando um recuo. “A mesa do laptop também pode ser usada como aparador para as refeições quando o casal recebe visitas”, diz o profissional. Os armários da cozinha combinam com o tom acinzentado da tinta da sala de jantar. Sem poluir o quarto com móveis desnecessários, os armários foram estrategicamente elaborados por Maurício. O módulo em cima da cama tem nichos para guardar roupas de cama e malas. “Tudo para garantir conforto sem ocupar espaço”, conclui.
     (Foto: Maíra Acayaba/Casa e Jardim)
    Recomeço iluminado
    Depois de seis anos morando em Barcelona, a arquiteta Marcela Madureira decidiu que era hora de voltar ao Brasil. Ao chegar em São Paulo, começou a busca por um lugar para refazer a vida por aqui. “Ter uma boa iluminação natural era essencial”, afirma. Com quase 30 anos, o apartamento de 70 m² a conquistou logo de cara. Na reforma, ela integrou a cozinha ao living. Um dos quartos foi mantido, mas com a condição de também ser aberto. “Recortei a quina da parede, fechei uma parte com tijolos e na outra montei uma estante com nichos”, diz a profissional, que mandou pintar um deles de magenta. “A intenção era dar um ponto de cor”, completa. Para contrastar com a base branca do apê, a cozinha também é colorida, com armários azuis. Repare que não há puxadores, e sim rasgos. Marcela ainda aproveitou o dente da parede e criou um armarinho com nichos na lateral da bancada.
     (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
     (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
    Maquiagem perfeita
    Marcelo Andrade morava de aluguel antes de comprar este apartamento de 42 m². “É míni, mas senti que poderia ficar funcional e com a minha cara”, diz. Para adequar o espaço às suas necessidades, o morador contratou o designer de interiores Gabriel Valdivieso e a arquiteta Carolina Pereira. “Nossa maior sacada foi demolir a parede entre o único quarto e a sala para criar uma nova removível”, conta Gabriel. Ou seja, uma porta de correr separa os ambientes quando Marcelo quer privacidade. O ponto de partida na decoração foi a cor azul, em vários tons nos armários da cozinha. A madeira no móvel horizontal da TV deu um toque acolhedor. “Sem isso, ficaria frio. Faltaria o clima de casa”, diz o morador. Já a parte vertical, revestida de espelho, tem caráter funcional. Além de duplicar visualmente a área, guarda de tudo: de cafeteira à tábua de passar.
     (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
     (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
    Soluções em 25 m²
    Criar uma sala confortável numa área relativamente enxuta o apartamento tem 57 m², 25 deles dedicados ao living e à cozinha foi o trabalho da arquiteta Milena Aguiar. A primeira solução foi abrir a cozinha. No lugar da parede que dividia os cômodos fez-se um balcão. O truque foi revesti-lo de espelho e explorar a sensação duplicada. A mesa de jantar apoia-se nele e por isso foram dispensados os pés de uma de suas extremidades. Resultado: uma circulação mais livre. No estar, o armário com sistema de abertura por toque, sem puxadores, ganha espaço. A porta de correr isola a área íntima. A TV tem suporte preso ao teto, que dispensa rack, estante ou qualquer outro móvel.

    http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Pequenos-espacos/noticia/2013/11/pequeno-sob-medida.html

    DECORAÇÃO ... ALTERNATIVAS À SALA DE JANTAR

    Casa e Jardim

    ALTERNATIVAS À SALA DE JANTAR

    Veja opções para quem mora em apartamento pequeno e não tem espaço para mesa e cadeiras

    Com a correria do dia a dia, muitas vezes almoçar e jantar em casa se torna raridade. E quando faltam metros, a mesa de jantar é o primeiro móvel a ser abolido. Mas isso não significa abrir mão de ter um canto apropriado e charmoso para uma refeição ou outra nem que seja apenas o café da manhã. Dá para encaixar uma mesinha na cozinha ou ainda aproveitar melhor a bancada. Veja seis sugestões:
     (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)
    Bancada para um homem solteiro
    O morador Gustavo Morcelli, a princípio, não gostou do imóvel de 80 m². “Mas o Renato Mendonça, amigo e arquiteto, me disse que eu deveria comprar. Era só derrubar algumas paredes.” E foi o que ele fez. A parede que separava a enxuta cozinha foi derrubada e no lugar surgiu um balcão. Uma coluna estrutural foi aproveitada para dividir as áreas de refeição e do cooktop. Sem mesa de jantar, a sala ficou bem ampla, como ele sonhava. E a cozinha segue o mesmo estilo de decoração, urbana e com muito preto.
    + Curta Casa e Jardim no Facebook
     (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
    Só para o café da manhã
    Construída para os hóspedes, esta casa não precisava de sala de jantar, já que as refeições são feitas com os anfitriões. Mas é lá que é servido o café da manhã. Para começar bem o dia, a designer de interiores Neza Cesar apostou em uma pequena mesa quadrada, com cadeiras de ferro garimpadas, dentro da pequena cozinha. O espaço é cheio de detalhes amorosos, como a galinha de ferro com cesto, para a caseira deixar o pão de milho, e a toalha, feita com tecidos que sobraram da decoração.

    + Siga Casa e Jardim no Instagram
     (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
    Apenas a copa
    A sala de jantar não era prioridade neste apartamento de 67 m². Mas o morador, Paulo Prado, desejava um canto para as refeições. Os arquitetos do dt.estudio criaram, então, uma copa. Junto à coluna de concreto, a mesa de Fernando Jaeger ocupa pouco espaço e é usada também como apoio da cozinha. Pode parecer pequeno, mas é suficiente para um homem solteiro.
     (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)
    Contra os padrões
    As cadeiras do designer brasileiro Aristeu Pires estão dispostas no balcão rente à ilha da cozinha, aberta ao living. Mas e a sala de jantar? “Não vi necessidade deste ambiente, composto da maneira tradicional, porque atrapalharia a circulação”, explica o morador Luiz Fernando Martin. Agora, por conta desta opção, eis a pergunta: quem, afinal, precisa de uma casa estandardizada? Projeto do arquiteto Nelson Kabarite.
     (Foto: Maíra Acayaba/Casa e Jardim)
    Mesa no corredor
    O arquiteto e morador deste apartamento, Maurício Karam, decidiu abrir a cozinha em direção à sala, mas não completamente. Onde havia um corredor, ele eliminou um trecho da parede e lá encaixou a despojada mesa de quatro lugares. Com tampo de vidro sobra a base de cavaletes, o móvel tem a vantagem da altura regulável. Assim, pode trocar de função: mesa de refeições ou de trabalho.
     (Foto: Salvador Cordaro/Casa e Jardim)
    Metros a menos
    Vinda de um apartamento de 75 m², a moradora Sandra Maciel tem agora apenas 43 m². Substituir a sala de jantar por uma bancada foi solução necessária. Com gavetas multiuso, o móvel é usado para tomar o café da manhã e também como apoio na hora de cozinhar. O vermelho traz feminilidade ao espaço. Projeto do designer de interiores Rogério Castro.

    http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Pequenos-espacos/noticia/2014/03/alternativas-sala-de-jantar.html
     

    DECORAÇÃO... CINCO (5) dicas para vestir a casa de verão

    5 dicas para vestir a casa de verão

    Truques de décor da estação mais feliz do ano!

    14/01/2015 | POR REDAÇÃO


    O verão traz, junto com as altas temperaturas, muita energia e alegria. Além de exigir roupas leves, a estação pede adaptações na casa para que ela fique mais fresca e arejada. Pensando nisso, a arquiteta Tatielly Zammar elaborou cinco dicas simples que levarão para o lar a leveza e o espírito da época mais feliz do ano. Veja abaixo e prepare-se para entra no clima tropical!

    E MAIS!: Descubra móveis que tem a cara dos coquetéis da estação!
    Editora Globo (Foto: Editora Globo)
    Splashes vibrantes de cor

    "O verão sempre pede cores claras e alegres", conta Tatielly. Apesar do branco e o bege serem os mais suaves, toques energéticos de tons como o azul, que remete ao mar, o verde, para lembrar a vegetação, o rosa, que evoca a delicadeza das flores, e o amarelo, cor mais solar de todas, produzem a sensação de frescor e reforçam o clima da estação.
    Decoração de verão (Foto: Federico Cedrone / acervo Casa Vogue)

    Mix ousado de estampas

    Misturar padrões e cores nos detalhes é uma forma de transportar para dentro de casa o alto astral do verão. “Aproveite e ouse: mixe os atemporais florais e listrados com as super em alta estampas geométricas. O resultado é despojado e aconchegante", conta a arquiteta. "Tons de azul marinho e branco com toques de vermelho podem remeter ao estilo náutico, enquanto temas tropicais trazem o frescor e a alma do verão."
    Editora Globo (Foto: Editora Globo)
    Iluminação e ventilação natural

    As diversas opções de tecidos e persianas disponíveis no mercado ajudam a controlar a ventilação e iluminação nos interiores. "Persianas rolô, com telas solares, são uma ótima opção, pois contam com a tecnologia do controle da radiação solar enquanto seus tecidos perfurados permitem a visão da área externa mesmo quando fechadas. Já para as cortinas, recomenda-se tecidos simples de voil, pois são leves e bloqueiam os raios ultravioleta."
    Editora Globo (Foto: Editora Globo)
    Floresta indoor

    "Flores e plantas são fundamentais para deixar a casa com a cara do verão. A vegetação traz vida, perfuma e alegra o espaço de maneira simples. É uma solução versátil e cheia de charme.”
    Editora Globo (Foto: Editora Globo)
    Fresco e arejado

    A combinação de cores vibrantes, estampas inusitadas, paredes com uma nova pintura ou papel de parede  e arranjos florais com vegetação apropriada é capaz de transformar completamente um espaço enquanto contribuí para tornar a casa mais fresca e arejada.

    http://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2015/01/5-dicas-para-vestir-casa-de-verao.html