Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 28 de maio de 2016

TURISMO... JORDÂNIA - Jerash e as ruínas greco-romanas

Jerash e as ruínas greco-romanas

Jerash é o segundo destino mais procurado da Jordânia e está no norte do país, distante 50 km da capital Amã. Uma relíquia dos tempos antigos que merece ser visitada!
Jerash foi uma das 10 cidades romanas que pertenciam à Liga Decapolis uma série de aglomerações urbanas da província romana da Síria. Jerash, na época conhecida como Gerasa, era controlada pela Grécia e foi conquistada pelos romanos no ano 63 a.C, quando seu comércio floreou, atingindo seu apogeu econômico. Os imperadores Trajano e Adriano foram os principais responsáveis por erguer as mais belas  construções da cidade e hoje suas ruínas Greco-romanas representam um dos exemplares melhor preservados do mundo.

Embora no século VII tenham sofrido um rápido declínio em razão da invasão dos Persas, Jerash continuou seu desenvolvimento durante o período Omíada já na mão dos árabes. Durante as cruzadas, transformou-se em um poderoso forte e posteriormente foi praticamente destruída por terremotos. Ao longo dos anos foi perdendo seu status, até ficar encoberta pelas areias dos desertos vizinhos.


 No século XX foi redescoberta culturalmente e vem passando por restaurações nos últimos 70 anos, revelando o magnífico exemplar do urbanismo romano provinciano, com a cidade disposta ao longo da Cardo Máximo(avenida principal) e sua coleção de colunas em estilo jônico, templos no alto da colina, anfiteatros, fórum, além de áreas públicas como praçasbanhos, fontes completam a beleza da cidade, circundada por muralhastorres e portões. Há ainda o hipódromo, onde são apresentadas diariamente as corridas de cavalo como eram antigamente.
Jerash pode ser conhecida num passeio bate-e-volta desde Amã ou do Mar Morto. Basta combinar com um taxista, dentre eles sugiro o amistoso Sabbah (info@taxi-services.org  00962 79 5532753), o qual sempre nos recebe quando vamos à Jordânia. O passeio custa em torno de 90 JD/ carro e a entrada para o parque não é mais que 10 JD/ pax.

http://www.viaggio-mondo.com/2011/07/jerash-e-as-ruinas-greco-romanas.html

Nenhum comentário: