Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 28 de maio de 2016

TURISMO... JORDÂNIA - O rio Jordão e o batismo de Jesus Cristo

O rio Jordão e o batismo de Jesus Cristo



Este é considerado o lugar oficial do batismo de Jesus Cristo por João Batista, segundo as descrições encontradas na bíblia. Foi reconhecido por diversas vertentes da igreja católica e autenticado pelos Papas João Paulo II e Bento XVI.


Segundo o Evangelho (Mt 3,13-17): “Então, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, até junto de João, para ser batizado por ele. Mas João queria impedi-lo, dizendo: «Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?». Jesus, porém, respondeu-lhe: «Por ora, deixa, é assim que devemos cumprir toda a justiça!».E João deixou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: «Este é o meu Filho amado; nele está meu pleno agrado»”.


Devido ao ocorrido, é considerado um dos 3 lugares mais sagrados para os cristãos no mundo, juntamente com a Igreja da Natividade em Belém - onde Jesus nasceu; e a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém - onde Jesus foi crucificado. Além do batismo, foi também cenário de outros eventos importantes, como o local onde os judeus atravessaram o rio Jordão com destino à Terra Prometida.


O local é hoje protegido como Parque Nacional da Jordânia, mantido por um comitê independente presidido pelo rei jordaniano Abdullah II, que considera sua manutenção uma honra não só para as futuras gerações do país mas também para peregrinos católicos do mundo inteiro. O projeto foi criticado há alguns anos por exportar a água sagrada do Rio Jordão para os EUA, chegou a cessar o comércio, mas retomou-o recentemente.



O lugar do Batismo fica na fronteira entre Jordânia e Israel, há 40 kms de Amã. Para se chegar lá é preciso ir de táxi (ou carro alugado) até a entrada do parque e de lá seguir de mini van até o local exato do Batismo. Alguns podem ficar decepcionados, visto que a aparência é muito mais de um córrego do que de um rio caudaloso, afinal ele teve seu curso original desviado por Israel há algumas décadas. O que se vê hoje são águas represadas com algumas construções em seu entorno. Para quem estiver em Israel, é possível vivenciar o ritual do Batismo, ainda que não no lugar onde originalmente ocorreu, próximo ao Mar da Galileia, no norte do país.
http://www.viaggio-mondo.com/2011/07/o-rio-jordao-e-o-batismo-de-jesus.html

Nenhum comentário: