Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 25 de setembro de 2016

TURISMO... BRASIL / MARANHÃO - Parque Nacional da Chapada das Mesas

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Parque Nacional da Chapada das Mesas
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Morro do Chapéu, que mesmo não estando dentro da área do parque é considerado um dos símbolos da região.
Localização Maranhão Brasil
Localidade mais próximaCarolinaRiachão e Estreito
Dados
Área1 599,52 quilômetro quadrados (159 952 0 ha)[1]
Criação12 de dezembro de 2005(10 anos)
GestãoICMBio
Coordenadas7° 19' S 47° 20' 06" O
Parque Nacional da Chapada das Mesas está localizado em: Brasil
Parque Nacional da Chapada das Mesas
O parque nacional da Chapada das Mesas é uma área de proteção ambiental que abrange 160 046 hectares de Cerrado nos municípios de CarolinaRiachão , Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão.
De acordo com o diretor de ecossistemas do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Valmir Ortega, a criação do parque faz parte do esforço dos órgãos ambientais do Governo Federal para elevar a área protegida no Cerrado. Pouco mais de 2,5% do bioma está resguardado em unidades de conservação federais e estaduais. Conforme Ortega, a pressão para novos desmatamentos impulsionados por carvoarias e abertura de novas frentes para a agropecuária é muito forte. "É uma corrida contra o tempo para salvar grandes remanescentes", ressaltou.
A região que agora está abrigada dentro do Parque Nacional é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais da Chapada das Mesas. Os planos do Governo Federal incluem a criação de novas áreas protegidas no Maranhão, formando um "mosaico" com parques e reservas estaduais e federais e terras indígenas. A criação do parque era debatida e avaliada desde 2004, mas ganhou força no início deste ano com a realização de estudos de campo que comprovaram o valor ecológico, social, econômico e cultural da região.

Nenhum comentário: