Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 31 de maio de 2016

ESPIRITUALIDADE.. Onde se encontra a felicidade.

Onde se encontra a felicidade.

Onde se encontra a felicidade KrishnamurtiProcuramos felicidade através das coisas, pelas relações, por meio de pensamentos e ideias. Assim as coisas, as relações e ideias tornam-se todas importantes, e não a felicidade.
Quando se procura felicidade através de alguma coisa, então, a coisa torna-se de valor superior à própria felicidade. Quando apresentado desta forma o problema parece simples e é simples. Procuramos felicidade na propriedade, na família, no nome e então, a propriedade, a família, a ideia tornam-se todas importantíssimas, mas sendo a felicidade procurada por um algum meio, o meio destrói o fim.
A felicidade pode ser achada por algum meio qualquer, através de qualquer coisa feita pela mão ou pela mente? As coisas, as relações e ideias são claramente não-permanentes, estamos sempre insatisfeitos com elas. As coisas são impermanentes, se acabam e são perdidas; o relacionamento é um constante atrito e a morte é o fim; ideias e convicções não têm nenhuma estabilidade, não são permanentes. Procuramos felicidade nisso e ainda não percebemos sua impermanência.
Portanto, o sofrimento se torna nosso constante companheiro superando nosso problema. Para descobrir o verdadeiro sentido da felicidade, temos de explorar o rio do autoconhecimento. Autoconhecimento não é um fim em si mesmo. Existe a fonte deste rio? Cada gota de água do seu início até o fim é que faz o rio. Imaginar que acharemos felicidade na fonte é um equivoco. Ela se encontra onde você está no rio do autoconhecimento.
Krishnamurti – O Livro da Vida
https://universonatural.wordpress.com/2016/05/30/onde-se-encontra-a-felicidade/

ESPIRITUALIDADE... O caminho para o amor

O caminho para o amor

O caminho para o amorA maioria de nós sai à procura do amor levado por duas forças psicológicas poderosas: a fantasia do romance ideal e um medo de que não o encontremos e nunca sejamos amados. Esses dois impulsos são auto-sabotadores, embora de maneiras diferentes.
Se você levar consigo uma fantasia idealizada de como deveria ser o amor, vai perder a coisa real quando ela cruzar o seu caminho.
O amor real começa com interações cotidianas que possuem a semente da promessa, não com o êxtase total. Quando você se apaixona, se apaixona por um espelho de suas necessidades mais atuais.
Você descobre o caminho não pensando, sentindo ou fazendo, mas se entregando. O medo do compromisso reflete a crença de que o espírito é inalcançável. Desse modo, não há esperança de alcançar o amor.
A união sexual imita a criação divina. O que você expressa através de sua paixão é o amor de Deus por Deus.
A energia nascida do amor é criativa – renova tudo que toca. Qualquer desejo de crescer está seguindo o fluxo do amor.
O amor é o início da jornada, o seu fim e a própria jornada.
Os mestres espirituais nos dizem que o estado de iluminação – que é totalmente livre, estático e ilimitado – é vislumbrado de perto no orgasmo; pelo menos, é este o seu potencial.
Por que o sexo é tão poderoso? Porque estamos constantemente buscando o estado do êxtase original.
Deepak Chopra
https://universonatural.wordpress.com/2013/06/11/o-caminho-para-o-amor/

ESPIRITUALIDADE... A energia da vida sempre se move na direção do amor

A energia da vida sempre se move na direção do amor

A energia da vida sempre se move na direção do amor universo natural.pngAs mudanças que ocorreram em sua vida aconteceram porque estava presente a desarmonia, e toda a mudança é para melhor.
Este pensamento nos leva a uma mudança que eu estive encorajando as pessoas a fazer em relação à própria mudança. Eu estive dizendo às pessoas: “Mude a sua ideia sobre o porquê da mudança ocorrer.”
Ainda que aceitem que toda a mudança acontece para melhor, vocês não sabem por que esta nova circunstância, situação, ou condição, é melhor. Vocês não compreendem a natureza da melhoria. Isto é porque a melhoria pode não ter a ver com condições externas, mas com condições internas.
O que vocês não estão vendo é por que a mudança ocorre e quem a está causando. Quando perceberem isto e a compreenderem como a sua verdade de vida, novamente tudo em sua experiência diária mudará.
Assim, aqui vem uma grande verdade sobre a Mudança. Vocês estão preparados?
Esta é uma verdade difícil, assim tomem fôlego. Está bem, aqui vai…
A mudança ocorre porque vocês querem que ela ocorra.
Tudo o que muda, muda pela sua direção.
Uau, certamente isto não parece verdade! Por que no mundo vocês gostariam que acontecesse o que aconteceu? Ninguém em sua mente sã escolheria isto!
Vocês estão dizendo isto (ou gritando) dentro de sua cabeça agora?
Bem, se estiverem estariam certos. Ninguém em sua mente sã escolheria algo assim.
A mente não faz estas escolhas. A alma faz.
Tudo isto nos leva à agenda da alma. A agenda da sua alma flui serenamente com a maior energia da própria vida. A energia da vida sempre se move em direção à sinergia, à harmonia, à expressão gloriosa e à expansão. Ela busca uma experiência de si mesma, em plenitude.
Quando eu acrescento a minha própria linguagem humana a esta compreensão, eu me encontro dizendo que a energia da vida sempre se move na direção do que eu chamo de “amor”. Amar a si mesmo, amar aos outros, e amar a vida.
Sua própria energia individual se movimenta na mesma direção. O desejo de sua alma e da “alma do Universo” busca e produz em todos os momentos a mesma coisa. Isto é porque a “alma do Universo” visa a própria experiência.
Dito de outra forma, a VIDA é DEUS, buscando se conhecer em sua própria experiência.
Assim, a sua alma sempre busca se mover na direção do amor. É quando a sua mente fica no caminho e parece como se a vida não estivesse produzindo isto, que algo terrível aconteceu, e que vocês estão indo na direção errada.
Eu usarei um exemplo agora da doutrina Cristã para ilustrar o que estou dizendo aqui. O Novo Testamento nos diz que Jesus foi com os seus discípulos a um Jardim em um local chamado Getsêmani. Lá, ele pediu aos seus seguidores que se sentassem e esperassem por ele e orassem. Ele, também, ele disse, sairia para orar, mas para si mesmo.
E, então, ao estar sozinho, sentiu uma grande opressão sobre ele, quase ao ponto em que ele poderia morrer. E ele sabia o que estava por vir. E clamou à Deus: “Pai! Você pode fazer alguma coisa! Se houver qualquer maneira que isto possa acontecer, retire este cálice dos meus lábios…”
Aqui a mente de Jesus tinha se envolvido, e ele quis uma mudança de direção na forma como as coisas estavam indo. Mas, imediatamente, a sua vibração foi elevada, através do simples poder de sua vontade. “Que seja feita não a minha vontade, mas a sua”, ele disse. E com estas palavras a sua alma retornou ao alinhamento com a alma do Universo – ou, se preferirem, com Deus.
Há apenas Uma alma, entretanto, há muitas expressões. Estes aspectos individualizados da Alma buscam sinergia, harmonia, expressão gloriosa e expansão. Este é outro modo de dizer que a vida em todas as suas formas busca a mesma coisa que a própria vida. Como poderia ser de outra maneira?
Entretanto, a alma e a mente são duas coisas diferentes. A “forma de vida” que vocês assumiram tem tanto uma alma, quanto uma mente (assim como um corpo). E é nesta totalidade trina que ela se equipa para fazer o que vieram aqui fazer (na forma física).
O trabalho da mente é garantir que o corpo, o seu instrumento físico, ou ferramenta, seja mantido em segurança, de modo que possam usá-lo para fazer o que vieram aqui fazer. O trabalho da alma é garantir que a mente sempre saiba o que vocês vieram aqui fazer, e não fiquem presos em seu próprio mundo de faz de conta.
É como ficar preso em uma realidade virtual na Internet. Tenho certeza de que vocês devem saber que há agora “mundos” inteiros na Internet nos quais vocês podem entrar, reivindicar uma identidade, e viver uma “vida inteira”, crescendo, encontrando o amor, criando uma carreira, comprando uma casa, tendo uma família, experienciando o sucesso e se tornando rico (ou não). Vocês podem produzir realmente toda uma experiência de vida nestas realidades virtuais, interagindo com outros, entrando em acordos legais; é tudo realmente muito detalhado, sofisticado e complexo. E nada disto é real. Obviamente, nem uma única parte está realmente acontecendo a Vocês. Esta somente acontecendo ao “você” que Vocês criaram neste mundo de faz de conta.
Para a sua alma, a vida física na Terra é a mesma coisa. O truque é não ficar “perdido” no mundo de faz de conta de sua mente, mas usar o seu corpo e mente para fazerem o que a sua alma veio aqui fazer.
Todos nós estamos fazendo isto agora, mas algumas pessoas o estão fazendo conscientemente e algumas, inconscientemente. Isto é, sem saber o que eles estão fazendo.
O que aconteceu a Jesus no Jardim do Getsêmani, é o que acontece a todos nós. Eu gosto do fato de que esta história está na Bíblia por esta razão. Isto nos dá toda a esperança se soubermos que até Jesus estava tendo que interagir com o equilíbrio de sua mente e de sua alma, como parte do processo pelo qual ele teve a mais plena experiência de si mesmo.
Assim, não se desesperem quando as coisas parecerem estar indo “errado”. Elas poderiam realmente estar dando “certo” pela primeira vez. Lembrem-se sempre: toda mudança é uma mudança para melhor.
Neale Donald Walsch
https://universonatural.wordpress.com/2016/03/07/a-energia-da-vida-sempre-se-move-na-direcao-do-amor/

ESPIRITUALIDADE... Abra o seu coração

Abra o seu coração

Abra o seu coraçãoPare de ser um ingrato e perceba os favores que estão acontecendo pra você!
A gratidão deveria ser o seu principal ingrediente de vida, sabia? Sim, porque a recompensa da gratidão está exatamente no ato de dividir. O maior prejuízo do ingrato é não conseguir dividir, compartilhar. O ingrato só sabe guardar. E quem é agradecido reparte com os outros a sua vida, sua alegria, o seu prazer de estar nesse mundo maravilhoso.
Não tem como se sentir feliz sem agradecer, sem sentir o coração cheio de gratidão. Certo? Comece a agradecer já pelo dom da vida! Agradeça por você e por todos que não têm essa mesma capacidade de enxergar e reconhecer que a vida é o maior dos presentes.
O ato de agradecer invoca sempre um bem maior! Sempre! Até experiências dolorosas se tornam aprendizados quando o Universo executa seu plano perfeito através delas. Experimente deixar o seu coração aberto e agradecido!
De um ponto de vista racional, a experiência de perder alguém que a gente ama, é um trauma terrível. Mas se você agradece por esse alguém que se foi, pela vida dele, tudo muda! E rapidinho vai poder perceber as transformações e mudanças. Para melhor, é claro! E o que era uma tragédia pode ser um presente, viu?
Dê uma olhadinha em sua vida e responda pra você mesmo: estou sendo grato por todas as experiências que tenho passado? Se estiver reagindo negativamente a uma determinada situação, tente abordá-la de uma maneira diferente, tá?
Agradeça pelo fato de a situação ser exatamente como é. Fique atento, aprenda ao observar o que acontece quando você muda de atitude a respeito da situação em que se encontra.
Agradeça sempre! Por tudo! Por todos! Quem agradece está dizendo “sim” ao Universo! Tente se lembrar que tudo está se desenvolvendo com perfeição e que cada experiência em sua vida está te levando mais perto de Deus.
O melhor de você está em você mesmo.
https://universonatural.wordpress.com/2016/03/08/abra-o-seu-coracao/

ESPIRITUALIDADE... A alegria é simplesmente ser você mesmo

A alegria é simplesmente ser você mesmo

A alegria é simplesmente ser você mesmoO seu corpo não é simplesmente físico. Muitas coisas penetraram nos seus músculos, na estrutura do seu corpo, por meio da repressão. Se reprimir a raiva, o veneno vai para o seu corpo. Vai para os músculos, vai para o sangue. Quando você reprime alguma coisa, isso deixa de ser apenas um fenômeno mental e passa a ser físico também porque, na verdade, você não está dividido.
Você não é corpo “e” mente; você é “corpomente”, psicossomático. Você é as duas coisas ao mesmo tempo. Portanto, qualquer coisa impingida ao corpo afeta a mente e qualquer coisa impingida à mente afeta o corpo. Corpo e mente são dois aspectos da mesma entidade.
Por exemplo, quando fica com raiva, o que acontece com o corpo? Sempre que você fica com raiva, alguns venenos são liberados no seu sangue. Sem esses venenos você não enlouqueceria a ponto de ficar encolerizado. Você tem certas glândulas no corpo e essas glândulas liberam determinadas substâncias químicas.
Ora, isso é científico, não é só filosofia. O seu sangue fica envenenado. É por isso que, se tomado de raiva, você pode fazer coisas que normalmente não faria. Quando está com raiva, você consegue empurrar uma grande rocha o que não conseguiria normalmente. Você mal consegue acreditar depois, ao ver que conseguiu empurrar a rocha, atirá-la longe ou erguê-la. Quando volta ao normal, você não consegue mais erguê-la, porque já não é mais o mesmo. Certas substâncias químicas estavam circulando na corrente sanguínea, você vivia um estado de emergência; toda a sua energia foi canalizada para a ação.
Mas quando um animal fica enraivecido, ele simplesmente fica enraivecido. Ele não tem nenhuma moralidade quanto a isso, nada lhe foi ensinado a respeito; ele simplesmente fica enraivecido e a raiva é expressada. Quando você fica com raiva, a sua raiva é parecida com a de qualquer animal, mas então existe a sociedade, a moralidade, a etiqueta e milhares de outras coisas. Você abafa a raiva. Tem de mostrar que não está com raiva, tem de sorrir um sorriso falso. Você força um sorriso e abafa a raiva. O que acontece com o seu corpo? O corpo está pronto para brigar ou brigar ou fugir do perigo, ou enfrentá-lo ou fugir dele. O corpo está pronto para fazer alguma coisa, agressivo.
Se você pudesse ser violento e agressivo, então a energia seria extravasada. Mas você não pode não é conveniente, por isso você a abafa. Então o que acontecerá com todos esses músculos que estavam prontos para ser agressivos? Eles ficarão atrofiados. A energia os está pressionando para serem agressivos e você está fazendo uma pressão contrária para que não sejam. Haverá um conflito. Nos seus músculos, no seu sangue, nos tecidos do seu corpo haverá um conflito. Eles estão prontos para expressar algo e você os pressiona para que não se expressem. Você está reprimindo os seus músculos. Então o corpo fica atrofiado. Isso acontece com todas as emoções, dia após dia, durante anos. Então o corpo fica todo atrofiado. Todos os nervos ficam atrofiados; deixam de fluir, não são mais caldais, não estão mais vivos. Eles ficam mortos, foram envenenados e ficaram todos emaranhados. Não são mais naturais.
Olhe qualquer animal e veja a graça do corpo dele. O que acontece ao corpo humano? Por que não é tão gracioso? Todo animal é gracioso — por que o corpo humano não é? O que lhe aconteceu? Você tem feito algo a ele. Você o tem destroçado, e a espontaneidade natural do seu fluxo já não existe mais. Ele ficou estagnado. Em todas as partes do seu corpo existe veneno. Em todos os músculos do seu corpo existe raiva reprimida, sexualidade reprimida, ganância reprimida, ciúme, ódio. Tudo é reprimido ali. Seu corpo está realmente doente.
Os psicólogos dizem que criamos uma armadura em torno do corpo e essa armadura é o problema. Se lhe permitem expressão total quando está com raiva, o que você faz? Quando está com raiva, você começa a ranger os dentes; você quer fazer alguma coisa com as unhas e com as mãos, porque é desse modo que a sua herança animal expressa a raiva. Você quer fazer alguma coisa com as mãos, destruir algo. Se não faz nada com os dedos, eles ficam atrofiados; perdem a graça, a beleza. Não serão mais membros vivos. E o veneno fica represado ali, por isso, quando você dá a mão a alguém, não acontece um toque de verdade, não existe vida, as suas mãos estão mortas.
Você consegue sentir isso. Toque a mão de uma criança pequena: há uma diferença sutil. Se a criança não quer dar a mão a você, ela não força; se retrai. Não dará a você uma mão morta, simplesmente tirará a mão. Mas, se ela quer lhe dar a mão, você sente como se a mão dela estivesse derretendo na sua. O calor, o fluxo — como se a criança toda estivesse vindo para a sua mão. Com o próprio toque ela expressa todo o amor que é possível expressar.
Mas a mesma criança, ao crescer, dará a mão como se ela fosse apenas um instrumento morto. Ela não acompanha esse movimento, ela não flui por meio dele. Isso acontece porque existem bloqueios. A raiva está bloqueada, e, de fato, antes que a mão possa ganhar vida novamente para expressar amor, ela terá de passar por uma verdadeira agonia, terá de passar por uma expressão profunda da raiva. Se a raiva não for extravasada, ela bloqueará a sua energia, não deixando o amor fluir.
Todo o seu corpo ficou bloqueado, não só as mãos. Por isso você pode abraçar alguém, pode aproximar alguém do seu peito, mas isso não significa que esteja aproximando essa pessoa do seu coração. São duas coisas diferentes. Você pode aproximar alguém do seu peito — esse é um fenômeno físico. Mas, se você tem uma armadura em torno do coração, tem um bloqueio emocional, então a pessoa continuará tão distante quanto antes; nenhuma intimidade é possível. Mas, se realmente trouxer a pessoa para perto de você, sem que exista nenhuma armadura, nenhum muro entre você e ela, então o seu coração se derreterá no coração dela. Haverá uma fusão, uma comunhão.
Quando o seu corpo voltar a ser receptivo e não houver nenhum bloqueio, nenhum veneno em torno dele, você estará sempre envolvido por um sentimento sutil de alegria. Seja o que for que esteja fazendo ou deixando de fazer, o seu corpo sempre estará envolto numa sutil vibração de alegria. Na realidade, a alegria só significa que o seu corpo é uma sinfonia, nada mais que ele está num ritmo musical, só isso.
Alegria não é prazer; o prazer sempre deriva de outra coisa. A alegria é simplesmente ser você mesmo — estar vivo, absolutamente vibrante, vital. O sentimento de que há uma música sutil em torno do seu corpo e dentro dele, uma sinfonia isso é alegria. Você fica alegre quando o seu corpo está fluindo, quando ele é como o fluxo de um rio.
Osho
https://universonatural.wordpress.com/2016/05/27/a-alegria-e-simplesmente-ser-voce-mesmo/

ESPIRITUALIDADE...A luz que temos de acender

A luz que temos de acender

A luz que temos de acenderPensamento que não seja revestido de amor é um convite para que a sombra entre. Somos levados a acreditar no mito da neutralidade: que não precisamos realmente amar, contanto que não causemos dano. Mas todo pensamento cura ou causa dano. O poder criativo infinito do pensamento garante que qualquer coisa que escolhermos pensar resultará em efeito. Se não escolho amar se escolho reter meu amor naquele momento é criado um vácuo psíquico. E o medo se apressa em preencher o espaço.
Isso se aplica aos meus pensamentos sobre os outros e sobre mim. Tendo focado nos aspectos da sombra de outra pessoa, não posso deixar de entrar nos meus: o aspecto da raiva, do controle, da carência, da desonestidade, da manipulação, e por aí adiante. Uma vez que entro na escuridão de culpar e julgar, fico cega para enxergar minha luz, e não consigo achar meu self melhor. Ou, tendo esquecido a verdade essencial do meu ser deixando de apreciar a mim mesma, por não apreciar a luz divina que reside em mim facilmente caio na armadilha do comportamento autodestrutivo.
Entrego-me a qualquer forma de sabotagem pessoal que fará os outros se esquecerem, como eu me esqueci, de quem realmente sou. Seja atacando os outros, ou atacando a nós mesmos, a sombra provê a tentação aos pensamentos de destruição e insanidade.
A mente, em seu estado natural, está em comunicação constante com o espírito do amor. Mas a sombra, como o amor, tem seus embaixadores dentro de nós pensamentos que nos atraem constantemente, um convite a perceber as coisas de modo isento de amor. “Ele disse que me contrataria e não contratou; é um idiota.” “Ela tem uma política que me enoja; não a suporto.” “Pode comer o bolo inteiro; não faz diferença o que o médico disse.” “Não faz mal se você ficar com esse dinheiro; ninguém vai saber.” O mundo está dominado pelos pensamentos de medo, e somos constantemente encorajados pelas crenças da sombra.
Na falta da prece ou da meditação experiência de amor compartilhado entre o Criador e a criatura somos facilmente tentados a perceber tudo sem amor. Em consequência, ingressamos na zona sombria dentro de nós. Se projetamos a culpa nos outros, ou de fato ferimos alguém, ou até chegamos a nos envolver em um comportamento dependente ou de repulsa pessoal que fira primordialmente a nós mesmos, a sombra exerce uma influência horrível.
Mas por que devemos nos surpreender? A maioria de nós acorda, pela manhã, e efetivamente entrega a mente à escuridão. A primeira coisa que fazemos é ligar o computador, ler o jornal, ligar o rádio ou a televisão no noticiário. Baixamos formas de pensamento de medo, literalmente do mundo inteiro, permitindo que nossas mentes, no momento em que mais estão abertas a novas impressões, sejam influenciadas pelo pensamento baseado no medo que domina nossa cultura. É claro que reagimos a partir da sombra, pois tudo o que vimos é sombra! É claro que nos sentimos deprimidos, infelizes, insatisfeitos e cínicos. O mundo está dominado pelo pensamento baseado no medo e no plano mortal; o medo fala primeiro e mais alto. Não há escuridão para analisar aqui; é a luz que temos de acender! De modo a evitar as garras da sombra, precisamos constantemente ir em busca da luz.
A voz do amor é chamada, tanto no judaísmo quanto no cristianismo, de “pequena voz” de Deus. Essa é a voz do Iluminador, e até mesmo cinco minutos de meditação matinal séria pode garantir que ela guie nosso pensamento ao longo do dia. Como o mundo melhoraria se mais de nós cultivássemos o sagrado na vida diária. Nossas ocupações frequentemente são o nosso inimigo, dificultando a desaceleração por tempo suficiente para respirar no éter dos planos espirituais. Da mesma maneira como às vezes nos sentamos diante do computador para baixar um arquivo, sabendo que não há nada que possamos fazer para apressar o processo, também não há como dar apenas um rápido aceno para o amor e sair correndo pela porta, esperando que os reinos da escuridão e do medo não invadam nosso dia.
Ao desacelerar, ficamos mais inclinados a cultivar a quietude. Nosso estilo de vida é em geral uma presa aos pensamentos sombrios, por nenhuma razão além de ser excessivamente ruidoso. Televisão demais, computador demais, excesso de estímulo exterior diminuem a luz que só é encontrada no pensamento reflexivo e contemplativo. O silêncio é um músculo comportamental que construímos, dando-nos a capacidade de mais facilmente transformar as energias invocadas pelo self sombrio.
Marianne Williamson
https://universonatural.wordpress.com/2016/05/23/a-luz-que-temos-de-acender/

ESPIRITUALIDADE... Não há poder no mundo que se iguale ao poder conferido pelo autoconhecimento

Não há poder no mundo que se iguale ao poder conferido pelo autoconhecimento

Não há poder no mundo que se iguale ao poder conferido pelo autoconhecimentoTudo o que recebe atenção cresce. Se você direcionar a atenção para situações e emoções negativas, elas tomarão vulto em sua consciência.
A consciência é o conjunto de tudo aquilo em que prestamos atenção.
Algumas pessoas têm a atenção desviada pelos problemas cotidianos, situações negativas que, isoladamente, parecem insignificantes, mas que, somadas, são suficientes para sobrecarregar a consciência.
Todos os dias os psiquiatras atendem pacientes nessas condições, que se queixam de depressão moderada e ansiedade. Nunca irrompem numa crise, mas não conseguem canalizar as energias satisfatoriamente.
Quando conseguimos nos concentrar em um objetivo, damos um passo importante em direção à saúde. Objetivos definidos de vida – ter uma profissão, uma família – mantêm as pessoas vivas, e o corpo responde a eles com vitalidade. Aqueles que têm um objetivo concreto acordam todos os dias com grande disposição. No entanto, quando o projeto que têm em mente fracassa, quando chega a hora da aposentadoria ou quando um membro da família morre de repente, a depressão ou a doença se instala. A longo prazo, a excessiva concentração de energia os deixa vulneráveis, porque sua consciência flui em um canal estreito. E o rio da vida segue cursos variados.
O estado de atenção superior vai além de objetivos. Ele não é estimulado pelas circunstâncias nem perturbado pelas crises do dia-a-dia. A paisagem interior é serena e, acima de tudo, plácida. Requer a mesma atenção para o descanso e para a atividade.
Portanto, a consciência é equilibrada, vital e ampla. Aqueles que atingem esse estágio são tranquilos e sensatos. E seu efeito sobre os outros é relaxante. A calma que eles transmitem está muito próxima da sabedoria, é o verdadeiro alicerce da saúde e vem do autoconhecimento.
Aqueles que já experimentaram o autoconhecimento sabem que ele não tem preço. Não há poder no mundo que se iguale ao poder conferido pelo autoconhecimento. Ele desencadeia atitudes positivas o tempo todo.
Resistir aos pensamentos negativos é apenas mais uma maneira de prestar atenção neles. Tudo o que recebe atenção cresce.
Eis o que Krishnamurti diz sobre a inutilidade de lutar contra padrões de pensamentos negativos:
“Não é bom tentar polir a estupidez, tentar ficar mais inteligente. Primeiro, devo saber que sou estúpido, que sou idiota. A simples consciência de minha estupidez me livra dela. Ao dizer “Eu sou idiota” você estará se mostrando observador; não será mais um idiota. Mas se resiste ao que de fato é, então sua estupidez persiste.
Neste mundo racional, a glória é ser muito inteligente, muito esperto, muito complexo, muito erudito, mas a erudição não tem nada a ver com inteligência.
Para vermos as coisas como elas são, para entendermos o que realmente somos sem nenhum conflito precisamos da estupenda simplicidade da inteligência.”
O que Krishnamurti quer dizer é que a atenção é mais poderosa quando inocente, livre de condicionamentos.
E só o autoconhecimento torna isso possível. A consciência interior gera saúde porque é vital. Basta olhar para o aspecto radiante de uma mãe diante do primeiro filho e as brincadeiras de uma criança feliz para reconhecer seu poder.
Nossa natureza mecânica nos mantém paralisados. Nossa verdadeira natureza – nossa essência, nossa inteligência – não pode nos ajudar se não prestarmos atenção a ela.
Aquilo que não recebe atenção não cresce. Quando a atenção é adequadamente canalizada – sem agitação nem esforço – o autoconhecimento surge. Ele abre o canal pelo qual o cérebro torna o corpo sadio. Sem estardalhaço, um tipo simples de inteligência se faz sentir em todos os aspectos fisiológicos.
Na presença da atenção serena, sentimentos como raiva, medo, desconfiança, cobiça, culpa, intolerância, ansiedade ou depressão desaparecem como tigres de papel.
Mas há verdadeiros tigres a combater antes que isso aconteça.
Quero frisar que é inútil lutar contra os pensamentos negativos. Esse é o ponto de partida de todas as estratégias para gerar saúde.
Deepak Chopra
https://universonatural.wordpress.com/2016/05/24/nao-ha-poder-no-mundo-que-se-iguale-ao-poder-conferido-pelo-autoconhecimento/

sábado, 28 de maio de 2016

TURISMO... JORDÂNIA - O rio Jordão e o batismo de Jesus Cristo

O rio Jordão e o batismo de Jesus Cristo



Este é considerado o lugar oficial do batismo de Jesus Cristo por João Batista, segundo as descrições encontradas na bíblia. Foi reconhecido por diversas vertentes da igreja católica e autenticado pelos Papas João Paulo II e Bento XVI.


Segundo o Evangelho (Mt 3,13-17): “Então, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, até junto de João, para ser batizado por ele. Mas João queria impedi-lo, dizendo: «Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?». Jesus, porém, respondeu-lhe: «Por ora, deixa, é assim que devemos cumprir toda a justiça!».E João deixou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: «Este é o meu Filho amado; nele está meu pleno agrado»”.


Devido ao ocorrido, é considerado um dos 3 lugares mais sagrados para os cristãos no mundo, juntamente com a Igreja da Natividade em Belém - onde Jesus nasceu; e a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém - onde Jesus foi crucificado. Além do batismo, foi também cenário de outros eventos importantes, como o local onde os judeus atravessaram o rio Jordão com destino à Terra Prometida.


O local é hoje protegido como Parque Nacional da Jordânia, mantido por um comitê independente presidido pelo rei jordaniano Abdullah II, que considera sua manutenção uma honra não só para as futuras gerações do país mas também para peregrinos católicos do mundo inteiro. O projeto foi criticado há alguns anos por exportar a água sagrada do Rio Jordão para os EUA, chegou a cessar o comércio, mas retomou-o recentemente.



O lugar do Batismo fica na fronteira entre Jordânia e Israel, há 40 kms de Amã. Para se chegar lá é preciso ir de táxi (ou carro alugado) até a entrada do parque e de lá seguir de mini van até o local exato do Batismo. Alguns podem ficar decepcionados, visto que a aparência é muito mais de um córrego do que de um rio caudaloso, afinal ele teve seu curso original desviado por Israel há algumas décadas. O que se vê hoje são águas represadas com algumas construções em seu entorno. Para quem estiver em Israel, é possível vivenciar o ritual do Batismo, ainda que não no lugar onde originalmente ocorreu, próximo ao Mar da Galileia, no norte do país.
http://www.viaggio-mondo.com/2011/07/o-rio-jordao-e-o-batismo-de-jesus.html

TURISMO... JORDÂNIA - Mar Morto

Mar Morto



Mar Morto é a fronteira natural entre Jordânia Israel e é o ponto mais baixo da Terra, à 400 metros abaixo do nível do mar. Sua taxa de salinidade é 10% maior que de um mar comum, devido sobretudo a baixa altitude, ao clima desértico e pouca movimentação das águas.

Possui 80 km de extensão e 12 de largura. Nos últimos 60 anos perdeu 1/3 de seu tamanho, devido a contínua evaporação e também ao desvio que Israel fez do rio Jordão, seu principal afluente.


Mar Morto é chamado assim pela ausência de vida. Suas características são mortais a qualquer peixe e planta, embora os sais minerais ali presentes tragam inúmeros benefícios para o ser humano. A lama escura tem propriedades medicinais e alivia diversos males, sobretudo ligados à circulação sanguínea e às articulações. 

As pedras de sal acumulam nas margens do mar morto

Tudo isso já seria motivo suficiente para atrair turistas do mundo inteiro, entretanto, a grande maioria vem pela curiosidade de sua característica mais notável. A grande salinidade impede que as pessoas afundem, e as faz boiar na água, instantaneamente. É uma sensação inusitada e incrível! Momento mastercard!


infra-estrutura do Mar Morto é maravilhosa, com hotelaria 5 estrelas spa's requintados. Do lado jordaniano os melhores são o Kempinsky, o Movenpick e o Marriott. Já no lado de Israel, Royal Rimonim e o Le Meridien. Se a diária destes hotéis não encaixa no orçamento, dá para utilizar o chamado "day use" e passar o dia utilizando as dependências de lazer junto ao Mar Morto por 50 JD. Fique atento porque o número de visitantes é limitado e se chegar tarde, sobretudo no fim de semana (sexta e sábado), vai ter que encarar a praia pública mesmo, vulgo "Piscinão de Ramos". Brincadeiras à parte, a praia pública tem infra-estrutura de restaurantes, piscina, banheiro, chuveiro, lojinha e a taxa de entrada é 18 JD. O problema é que só tem mal educada, que não respeita os demais.

 


O Mar Morto está a 60 kms do aeroporto de Aman e a uma distância pouco maior do aeroporto de Tel Aviv. Vale ficar um dia inteiro por lá, mas se não tiver muito tempo, dê pelo menos uma chegadinha, aliás, uma boiadinha! :)

o pôr-do-sol ali é maravilhoso!
.
Lembre-se que por ser um mar inóspito, algumas regrinhas devem ser respeitadas, como ficar no máximo 20 minutos na água (eu fiquei 40 e não  morri!), não mergulhar a cabeça em  hipótese alguma e lavar-se com água doce corrente após sair do mar. Qualquer machucadinho que você tenha, vai arder bastante. Mesmo se estiver recém depilado, barbeado ou ainda ido a manicure, vai sofrer horrores! Portanto, prepare-se e faça todas estas coisas ao menos um dia antes. Ah, se não quiser perder a escova progressiva, também não deixe seu cabelo encostar na água! Outra dica fundamental é não se afastar da costa. À partir de 300 metros é considerado invasão de território e Israel simplesmente "mete bala!" Talvez o nome Mar Morto também venha daí...

http://www.viaggio-mondo.com/2011/06/mar-morto.html