https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

SÃO PAULO a principal metrópole da América Latina.



São Paulo, meus parabéns, uma mocinha que só nos dá prazer e alegrias, são 464 anos de idade que não é nada, ela está ainda desabrochando em flor.
Uma Capital vibrante, pulsante, encantadora, que apaixona-se a cada olhar.

Salve, 25 de Janeiro de 2018!
Sempre eu vou amar esta Capital que tão carinhosamente me acolheu.

Obrigada "SAMPA"  vou ser sempre grata por tudo que me deu.
Principalmente pelos meus três filhos que aí nasceram na Capital de São Paulo...
 Proporcionando -me hoje, doces lembranças e gostosas recordações.

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO 25 DE JANEIRO DE 2018 / MUSEUS EM SÃO PAULO

Museus em São Paulo


Pinacoteca do Estado

Andar pelos museus paulistas é dar um verdadeiro passeio pela história do Brasil, de São Paulo e do mundo. São grandes monumentos, instalados em prédios modernos de arquitetura arrojada ou em áreas históricas delicadamente preservadas. Uma viagem pela Colônia, Império e República. O Velho e o Novo. Portinari, Tarsila do Amaral, Rodin, Miró, Brecheret, Di Cavalcanti. Bibliotecas, Espaços Culturais, Documentos, Manuscritos, Móveis, Roupas, Fotos, Vídeos, Música, Cinema e Artes Gráficas.
Com cerca de 4 mil peças, o acervo da Pinacoteca do Estado reúne trabalhos de artistas paulistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, e também abriga obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. O prédio ocupado pela Pinacoteca foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897, e hoje abriga em seus salões restaurados importantes exposições, como as de Rodin e Miró. O Pavilhão das Artes, localizado no Parque do Ibirapuera (linkar), também faz parte da Pinacoteca do Estado.

Serviços e informações
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2
Luz – São Paulo – SP – CEP 01120-010
Tel: (11) 3324-1000

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/pinacoteca-do-estado/


Museu Paulista

O Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, possui um acervo com cerca de 150 mil itens, abrangendo coleções de objetos, mobiliários e obras de arte com relevância histórica, sobretudo as que possuem relação com o período que abrange a Independência do Brasil. Inaugurado oficialmente em 1895, é o mais antigo museu público de São Paulo. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro “Independência ou morte”, do artista Pedro Américo, de 1888. Desde agosto de 2013 o museu está fechado para o público “para obras, restauros e reparos”. A previsão de reabertura é 2022.


Serviços e informações

Museu Paulista
Parque da Independência, s/n
Ipiranga – São Paulo – SP –  CEP 04263-000
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-paulista/



Museu de Arte Sacra

O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 passou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a Proclamação da República (incluir link), em 1889. Na década de 1970, quando o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, o acervo ampliou. Além das obras, a construção é um dos principais monumentos arquitetônicos coloniais do Estado.

Serviços e informações

Museu de Arte SacraAv. Tiradentes, 676, Luz, Estação Tiradentes do Metro – São Paulo – SPEstacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43. O estacionamento possui bicicletário e vagas exclusivas para idosos e deficientes.
Fone: (011) 3326-3336
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-de-arte-sacra/


Paço das Artes

As ações do Paço das Artes abrangem todos os segmentos das artes visuais − plásticas, visuais e multimídia. A programação engloba exposições, exibições de vídeos, palestras, simpósios, shows, festas, espetáculos de dança, eventos musicais, festivais multimídia e oficinas para crianças e adultos. Atualmente, o escritório do Paço das Artes funciona de forma temporária no Museu da Imagem e do Som (MIS) (linkar). A convocatória da Temporada de Projetos, programa que abre espaço à produção, fomento e difusão da prática artística emergente, revela os nomes que são destaque na cena de arte contemporânea.

Serviços e informações

Paço das Artes
Av. Europa, 158  (Museu da Imagem e do Som)
Jardim Europa –  São Paulo – SP – CEP 01449-000
Tel: (11) 2117-4777
E-mail pacodasartes@pacodasartes.org.br
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/paco-das-artes/

Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa é ponto de encontro do visitante com a língua, a literatura e a história, exibidas por meio de recursos audiovisuais e tecnologia de ponta. No lugar de paredes, vozes. No lugar de obras, espaços interativos. No coração de São Paulo, na Estação da Luz, o Museu proporciona uma viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa, a sexta língua mais falada no mundo, guiada por palavras, autores e estrelas do Brasil. Em razão de um incêndio em dezembro de 2015, o Museu está temporariamente fechado devido às obras de restauro.

Museu da Língua Portuguesa

Pça. Da Luz, s/n°Fone: (11) 3326-0775

Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h. Bilheteria até as 17h.
Preço do Ingresso: R$6 e meia entrada. Crianças até 10 anos e adultos a partir de 60 anos não pagam.
Obs: às últimas terças de cada mês o horário é estendido até às 22h. A bilheteria fecha às 21h.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-da-lingua-portuguesa/

Museu do Café Brasileiro

O prédio do Museu do Café foi inaugurado em 7 de setembro de 1922, no centenário da Independência do Brasil. O edifício foi erguido em Santos, então maior praça de café do mundo, e sediava a Bolsa Oficial do Café. O último pregão aconteceu na década de 1950 e, até 1986, quando foi desativado, funcionou para divulgar a cotação do café no mercado internacional. Após dez anos fechado, foi restaurado em parceria com o Governo Mário Covas e reinaugurado em 1998. Atualmente, é mantido pela Associação dos Amigos do Museu do Café, com obras de Benedito Calixto, espaço de exposições e, claro, uma cafeteria.

Serviços e informações

Museu do Café Brasileiro
Rua XV de Novembro, 95
Centro Histórico – Santos – SP – CEP: 11010-151
Tel: (13) 3213-1750
E-mail: museudocafe@museudocafe.org.br
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-do-cafe-brasileiro/

Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira guarda e conserva objetos, móveis e equipamentos de várias épocas da história da moradia no Brasil. Construído entre 1942 e 1945, o antigo Solar Prado, implantado em um terreno de aproximadamente 15.000 m², é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O Museu é um importante núcleo de pesquisa, discussão de arquitetura e design. Sua biblioteca foi organizada e formaram-se uma videoteca e um acervo de documentação contemporânea brasileira e internacional.

Serviços e informações

Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano – São Paulo – SP
Fone: (011) 3032-3727/ 3032-2564
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-da-casa-brasileira/

Memorial do Imigrante

A Hospedaria do Imigrante foi criada para reunir e preservar a documentação, memória e objetos de imigrantes que vieram para o Brasil em busca de esperança, aventuras e fortuna, ou fugindo de uma situação difícil em suas pátrias de origem. O museu foi construído entre 1886 e 1888 no Brás para receber e encaminhar ao trabalho os imigrantes trazidos pelo governo. De 1882 a 1978, passaram por ali mais de 60 nacionalidades e etnias. O Memorial do Imigrante é uma justa homenagem aos homens e mulheres que, com seus sonhos, vontade de vencer e muito trabalho, transformaram São Paulo e o Brasil.

Serviços e informações
Memorial do ImigranteRua Visconde do Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo – SP
Fone: (0110 2692-1866

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/memorial-do-imigrante/

Memorial da America Latina


Com 78 mil m² de área construída, o Memorial da América Latina foi concebido para ser um espaço de integração e informação dos países latino- americanos, de suas raízes e culturas, e acolhe, também, a sede do Parlamento Latino-Americano - Parlatino. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial abriga um pavilhão de exposições, onde a rica produção artesanal do continente encontra-se permanentemente exposta; uma biblioteca com livros, jornais, revistas, vídeos, filmes e gravações sonoras sobre a história da América Latina; um salão para exposição e um auditório com capacidade para 1.679 pessoas, um dos maiores do Estado.

Serviços e informações

Memorial da América Latina

Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo – SP
Fone: (011) 3823-9611/ 3823-9838

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/memorial-da-america-latina/

Estação Pinacoteca

A Estação Pinacoteca oferece ao público diversos espaços expositivos, além do Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, casal paulista que foi grande incentivador da gravura no Brasil. São mais de 2000 gravuras pertencentes ao museu. O local onde ficavam confinados os presos no antigo prédio do DOPS (Departamento Estadual de Ordem e Política Social) deu lugar ao Memorial da Resistência, que conta com quatro celas e um totem multimídia, onde o público tem acesso ao acervo de fichas e prontuários de pessoas que passaram por lá, como Monteiro Lobato e Mario Covas. Consolidando também o papel educativo desempenhado pelo Museu, são desenvolvidas na Estação Pinacoteca atividades de capacitação de professores.

Serviços e informações

Estação Pinacoteca

Lg. General Osório, 66
Luz – São Paulo – SP –  CEP 01120-010
Tel: (11) 3335-4990

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/estacao-pinacoteca/

Casa das Rosas
A Mansão das Rosas foi projetada pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo em 1930 no final da era da avenida Paulista dos barões do café. Tombada pelo Condephaat em 1985, a Casa das Rosas foi reaberta em 1995 com a proposta de ser um espaço cultural diferenciado, informatizado e dedicado a exposições. Hoje, as atividades são voltadas à leitura e pesquisa. Em 2004, a mansão passou a se chamar Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. O acervo de 35 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta agora é de todos os paulistas.

Serviços e informações

Casa das RosasAvenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo – SPFone: (011) 3285-6986/ 3288-9447
Funcionamento: Terça à sábado, das 10 às 22h; domingos e feriados, das 10 às 18 horas.
Entrada Gratuita

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/casa-das-rosas/

Acervo do Palácio dos Bandeirantes

 Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo tem a missão de documentar, preservar e divulgar aproximadamente 3.500 obras de arte de importância histórica e artística, que fazem parte do patrimônio do Estado, de artistas como Portinari, Volpi, Tarsila do Amaral, Djanira Motta e Silva e Aldemir Martins. Tais obras estão instaladas em espaços repletos de história, como o OPalácio dos Bandeirantes e o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão.

Serviços e informações

Palácio Boa Vista

Endereço: Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Alto da Boa Vista. Campos do Jordão – SP.
Horário de Visita: de 4ª a domingo das 10h às 12h – 14h às 17h.
Entrada franca

http://www.acervo.sp.gov.br/PV.html

Palácio dos Bandeirantes

Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi. São Paulo – SP.
Horário de Visita: de 3ª a domingo das 10h às 17h (de hora em hora) atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio.
Entrada franca
http://www.acervo.sp.gov.br/PB.html

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/acervo-do-palacio-dos-bandeirantes/

Centro Cultural do Liceu de Artes

Referência na cidade como escola de ensino técnico profissionalizante e de formação geral, o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo é uma instituição de ensino de direito privado, sem fins lucrativos, filantrópica, que oferece duas modalidades de curso: o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (gratuito) e o Ensino Médio (pago). Fundado em 1873, o Liceu foi responsável por produzir obras famosas como a Catedral de São Paulo e as esquadrias metálicas do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Serviços e informações

Liceu de Artes e Ofícios de São PauloRua da Cantareira, 1351 (próximo à Estação Tiradentes do Metrô) – São Paulo – SP
Fone: (11) 2155-3300




http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/centro-cultural-do-liceu-de-artes/

#SP464: Aniversário de São Paulo tem história, cultura e diversão

#SP464: Aniversário de São Paulo tem história, cultura e diversão


Nesta importante data, descubra os encantos da capital paulista através de um passeio virtual por seus pontos turísticos mais celebrados

Estação Júlio Prestes servia a antiga Estrada de Ferro Sorocabana
Vista aérea do Vale do Anhangabaú e região central
A famosa Praça da Sé, no centro da capital
O Pateo do Collegio é um dos marcos da fundação de São Paulo
A exuberância do jardim do Palácio dos Bandeirantes
Avenida Paulista
Largo São Bento
Nesta quinta-feira (25), é comemorado o aniversário de 464 anos de São Paulo, capital do Estado e maior metrópole do país. O feriado municipal foi definido nesta data em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da cidade.
Foi neste dia, no ano de 1554, que os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio, que viria a ser o local em que os indígenas seriam educados para se adaptarem ao estilo de vida e conduta dos jesuítas.
Já o nome da cidade é uma homenagem ao apóstolo Paulo, que segundo a tradição católica teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro, mesma data em que foi celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.
Em meados do século 20, São Paulo começou a se consolidar como potência nacional, graças ao boom financeiro e demográfico da região decorrente do cultivo do café, uma das principais molas propulsoras da economia na época.
Nesta quinta-feira (25), o aniversário de São Paulo será celebrado com um show multimídia no coração da cidade. A área externa do Estação Cultura, novo espaço expositivo da Secretaria da Cultura do Estado, recebe artistas para apresentações musicais que misturam o erudito, o contemporâneo e o experimental.
O Complexo Cultural Júlio Prestes, que abriga a Secretaria da Cultura do Estado e a Sala São Paulo, receberá projeções visuais que brincarão com a arquitetura do local, para contar a história da maior metrópole do Brasil.
Além disso, quem comparecer ao local poderá conhecer a exposição “Retratos da Cidadania” e ganhar um exemplar do Passaporte dos Museus, que dá direito a uma entrada gratuita em todos os museus da Secretaria da Cultura do Estado – veja mais detalhes aqui.
Caminhar por São Paulo e conhecer seus pontos turísticos são uma excelente maneira de aprender sobre a história dos paulistas e vivenciar parte da cultura e história locais. Uma visita à Estação Júlio Prestes, por exemplo, oferece uma aula de arquitetura neoclássica e evidencia a importância dos trilhos na construção do Estado.
A Estação foi um importante ponto de recepção e distribuição do café, mola propulsora para o desenvolvimento de São Paulo a partir do fim do século 19.
A influência religiosa e dos portugueses desde os tempos da Colônia pode ser percebida em diferentes pontos da capital paulista, como as igrejas icônicas e mosteiros, assim como nos movimentados Largo São BentoPateo do Colégio e Praça da Sé.
Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, possui um rico acervo que conta a história da formação do Estado e seus governadores, além de obras clássicas, inclusive do escultor Victor Brecheret, influente na capital.
Já um passeio na famosa e imponente Avenida Paulista apresenta toda a pluralidade de São Paulo, com pessoas de todos os cantos do país e do mundo e diferentes manifestações artísticas para todos os gostos.


serviço

Comemoração do aniversário de São Paulo no Estação Cultura
Data: 25 de janeiro de 2018
Horário: 9h às 21h30
Local: Estação Cultura – Rua Mauá, 51 – Luz – São Paulo – SP


http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/sp464-aniversario-de-sao-paulo-tem-historia-cultura-e-diversao/

São Paulo, a Maior Cidade do Brasil, Tem Muito a Oferecer!

São Paulo, a Maior Cidade do Brasil, Tem Muito a Oferecer!


A data de 25 de janeiro é especial para os paulistanos e habitantes que vivem na maior capital da América Latina e uma das maiores cidades do mundo. Em 2018, São Paulo completa 464 anos.
Esta imensa metrópole, que é carinhosamente chamada de Sampa, Pauliceia e Terra da Garoa, é o maior centro financeiro da América do Sul, além de ser um importante centro artístico e cultural. São Paulo é rica em cores, raças, gírias e ritmos, com seus mais de 12 milhões de habitantes, restaurantes de todos os sabores, museus, teatros e cinemas, dentre outras diversas atividades. Selecionamos aqui alguns dos principais cartões-postais e algumas curiosidades sobre esta impressionante megalópole. E não deixe de ver o belo vídeo em time lapse que mostra o quão intensa é esta cidade. 
A agitada Avenida Paulista em um fim de tarde.
Praça da Sé, com a imponente Catedral ao fundo.
Bairro da Liberdade, caracterizado pela cultura japonesa e chinesa.
Assim como o todo o país, São Paulo cresceu muito com a chegada de imigrantes de outros lugares do mundo. Por isso a cidade possui a maior colônia de japoneses, italianos, portugueses e libaneses fora de seus respectivos países.
Ponte Otávio Frias de Oliveira, a Ponte Estaiada.
Museu de Arte de São Paulo, o Masp, um dos mais importantes da América Latina.
Edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer.
São Paulo é a sétima cidade mais populosa do mundo, atrás apenas de Xangai (China), Lagos (Nigéria), Karachi (Paquistão), Istambul (Turquia), Mumbai (Índia) e Moscou (Rússia). De acordo com o último censo realizado, a cidade atualmente abriga 12,04 milhões de habitantes.
Arena Corinthians, que foi palco de jogos da Copa de 2014 e hoje é um dos principais estádios da cidade.
Fim de tarde no Parque Ibirapuera, o maior da cidade.

O belo vitral do Mercado Municipal, o Mercadão, no centro da cidade.
A cidade tem cerca de 20 mil bares e 15 mil restaurantes, sendo que um terço são pizzarias. A pizza é um dos pratos favoritos dos habitantes. São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizzas no mundo, atrás apenas de Nova York. Surpreendentemente, o segundo prato mais consumido é o sushi: são mais de 400 mil por dia.
O imponente Teatro Municipal, no coração da cidade.
Estação da Luz.
Edifício Itália, um dos maiores arranha-céus de São Paulo.
Fonte da imagem


A capital paulista tem a maior quantidade de museus do Brasil e está entre as cinco entre todo o mundo, atrás apenas de Londres, Berlim, Paris e Nova York. São mais de 100 museus. A cidade sempre abriga diversos festivais de música e recebe muitos artistas internacionais e exposições.
 O Viaduto do Chá com asede da Prefeitura ao fundo.
Edifício Banespa à esquerda, ao lado do Martinelli, que foi o primeiro arranha-céu da cidade.
Marginal Pinheiros, um importante centro financeiro.
O Produto Interno Bruto (PIB) é de cerca de 320 bilhões de reais, o que corresponde a 15% do PIB de toda a América do Sul.
Museu do Ipiranga.

O lindo Jardim Botânico.
Cinemateca Brasileira, com um rico acervo de filmes nacionais preservados.
Entrada do tradicional Estádio do Pacaembu.
Veja agora um vídeo feito em time lapse que mostra todo o movimento vibrante de uma cidade que nunca para. Parabéns aos moradores de São Paulo. E se você não mora lá, o que acha de passar uns dias nesta capital repleta de atividades, cultura, entretenimento e gastronomia?
Fonte: Matheus T.


http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=8648