https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Hinduísmo - Estudo/Cultura


Hinduísmo
Estudo/ Cultura

HYDERABAD, centro de informática na ÍNDIA

Palácio de Khilwat em Hyderabad

Em uma das minhas visitas a ÍNDIA, fui levado a conhecer os centros de informática indianos. Desço em um luxuoso aeroporto e vejo a placa indicando HYDERABAD. Nunca tinha ouvido falar nesta cidade e perguntei ao acompanhante qual o tamanho dela. Ele me respondeu simplesmente, É uma cidade de porte médio. Imediatamente lembrei Caruaru, Bauru, Campos e perguntei: Quantos habitantes? Responderam-me 10 milhões.

A contabilidade das empresas americanas

Indianos fazem os cálculos para os americanos
A Índia, centro contábil do mundo

As empresas americanas não querem mais pagar a outros americanos o trabalho contábil de seus negócios. É mais barato, enviar todos os dados para a ÍNDIA, aonde indianos ganhando no máximo um décimo do americano, faz o trabalho contábil das poderosas multinacionais e em segundos enviam aos destinatários nos E.E.U.U.


A Índia, Call Center do mundo


Uma das maiores atividades da economia moderna globalizada são os call centers, que recebem milhares de telefonemas por dia das mais variadas origens e distância e respondem ao interessado. Na maioria das empresas americana,
todos esses telefonemas são enviados em segundos para telefonistas na ÍNDIA que em segundos enviam as respostas para os interessados. 

O complexo informático e cibernético indiano

Call Center do mundo.

Se alguém vai a um hospital sofisticado americano e entra em uma maquina de última geração para fazer uma tomografia computadorizada não sabe que aquela máquina está conectada com um centro médico na ÍNDIA, aonde um médico indiano interpreta os exames que estão sendo realizados a milhares de quilômetros e imediatamente envia seu laudo médico. Na saída ,o paciente recebe em envelope e papel timbrado assinado por um médico americano e sai contente com o resultado e nunca saberá que toda aquela papelada esconde a realidade do seu exame ter sido interpretado por um médico indiano.



A Índia hoje


Pais de dimensões continentais e uma população superior a 1 bilhão e 300 mil ... 
fonte imagem: ejapelotas.blogspot.com 

TERRA DE CONTRASTES
No noticiário econômico um termo largamente utilizado é B.R.I. C . São as iniciais de BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA e CHINA, as quatro economias emergentes que breve terão um PIB superior aos E.E.U. U e Europa .
A ÍNDIA tem atualmente cerca de 1 bilhão e 150 milhões de habitantes. Destes são perto de 700 milhões vivendo em uma miséria que não existe nem nas favelas mais miseráveis do Brasil. uns 100 milhões de pobres e 250 milhões com um poder aquisitivo e renda superior ao mercado interno europeu e americano. Um ministro indiano realçava para este fato NÓS TEMOS NA ÍNDIA UM MERCADO INTERNO MAIOR DO QUE O AMERICANO. Este contingente é o músculo da economia indiana. A Índia tem armas atômicas e mísseis de longo alcance. Tem uma indústria de fármacos, a matéria prima para fabricação de medicamentos com tecnologia nacional sem pagar royalties ou licença a nenhum fabricante ocidental.

GANESH

Ganesh

CORPO HUMANO, CABEÇA DE ELEFANTE.

GANESH é uma das conhecidas representações de DEUS. Ele é filho de SHIVA e PARVATI. ELE é o símbolo do intelecto e da sabedoria. É sempre representado nas cores vermelho ou amarelo, com uma grande barriga, cabeça de elefante com uma presa quebrada, montado em um rato. Ele é sempre apresentado sentado com uma perna levantada e curvada em cima da outra.

Minhas visitas ao TAJ MAHAL

O jardim com os caminhos junto ao tanque central
Visitei 2 vezes o TAJ MAHAL e a viagem de automóvel alugado com motorista foram duas perigosas aventuras que não aconselho ninguém a fazer. As estradas asiáticas são muito estreitas e no seu leito se encontra elefantes, vacas, camelos e ônibus e automóveis circulando de forma tão caótica que é impossível descrever. Os jardins na entrada do TAJ MAHAL rivalizam em beleza com os jardins do Palácio de VERSAILLES , na FRANÇA . 

Prova de amor

Base, cúpula e minarete
O TAJ MAHAL é considerado a maior prova de amor de um marido  por sua mulher. Suas paredes externas são incrustadas de pedras semipreciosas como o lápis lazuli e sua cúpula são costurados com fios de ouro. O edifício é flanqueado por 2 mesquitas e possui 4 minaretes. O Imperador foi deposto e preso por seu filho e das grades de sua cela morreu avistando o túmulo da mulher amada.

O TAJ MAHAL

 Panorama de 360º dos jardins Char bagh
O Símbolo da ÍNDIA
È muito comum, certos monumentos lembrarem cidades ou países. O CRISTO REDENTOR lembra RIO DE JANEIRO E BRASIL. A Torre EIFFEL lembra PARIS e FRANÇA. 
O TAJ MAHAL lembra a ÍNDIA.

A HISTÓRIA DO MONUMENTO
O TAJ MAHAL é um mausoléu em mármore branco, situado em AGRA, uma cidade perto da capital da ÍNDIA, NOVA DELHI. Sua construção iniciou em 1630 e terminou em 1652 e ocupou cerca de 22 mil trabalhadores. Ele foi construído por ordem do Imperador SHAH JAHAN em memória de sua esposa favorita AYIMAND BANU, que morreu de parto ao dar a luz a seu 14º filho. O TAJ MAHAL foi edificado sobre seu túmulo, perto do RIO YAMUNA.

O ritual tradiconal do casamento

Foto: http://www.indiaweddingplanner.com/
Muitas das cerimônias de casamento atuais evocam os antigos ritos. Os nubentes são ungidos com pasta de sândalo e alcatrão para aumentar a fertilidade .Sobre um dossel cheio de flores os noivos  são unidos , atados pelas suas roupas .Ao lado arde a chama da pequena pira nupcial . Para invocar as bênçãos dos deuses, o sacerdote põe fogo em uma oferenda de SAMAGREE .É uma moída de sândalo , erva , açúcar , arroz e ghee (manteiga clarificada) . Com o noivovoltado para o Ocidente e a noiva para o Oriente , o sacerdote entoa hinos védicos . O casal se levanta , lança grãos ao fogo e depois dá várias voltas em torno dele . Na parte mais importante da cerimônia , eles dão sete passos para frente , pedindo a cada passo uma benção diferente . Uma oração conclui o ritual e os nubentes tornam-se marido e mulher. 

O casamento Indiano

Casamento Indiano
A tradição no casamento indiano

O casamento indiano é feito no interior da casta a qual pertence os consortes. Brâmane só casa com brâmane. Um intocável nunca casará uma Vaixá. Apesar da crescente ocidentalização da elite indiana, na hora de casar são os pais que escolhem as esposas para os filhos  e os maridos  para as filhas.


A violência é étnica e religiosa

A violência que marca a ÍNDIA tem fundamento étnico e religioso. Os SHIKS que são os únicos indianos a usarem turbantes assassinaram vários líderes políticos da poderosa família GANDHI. O conflito entre muçulmanos e indianos gerou em 1947 uma sangrenta guerra, um dos maiores êxodos da humanidade, com os muçulmanos abandonando a Índia do Sul e separando os territórios do norte que formaram o Paquistão islâmico. Esse Paquistão de 1947 tinha dois territórios separados geograficamente . O mais a leste transformou-se no hoje BANGLADESH. Ainda hoje temos guerra na CAXEMIRA e atentados terroristas na ÍNDIA e no PAQUISTÃO.

A inexistência de violência urbana individual

Foto: http://places.mongabay.com/
Também soube nas visitas a INDIA que as ruas são seguras mesmo a noite. O indiano acredita na reencarnação que se assemelha a um processo de purificação. A pessoa reencarna para viver uma nova vida mais justa para um dia atingir o Paraíso. Se o indiano agride alguém para roubá-lo, deverá reencarnar de forma vil, na forma de um inseto asqueroso tipo barata.

O sistema de castas favorece o emprego

Hotel Ashok

Na INDIA atual a forma de favorecer o emprego é respeitar tradições seculares. Nas vezes em que visitei a INDIA observei coisas curiosas. A quantidade de gente empregada desnecessariamente pelo ESTADO. Na minha primeira visita me hospedei em um hotel estatal, o ASOK. Era um suplicio pedir qualquer serviço de quarto. A entrega de uma simples toalha era feita por no mínimo 10 pessoas e ao fim da entrega eram dez mãos esperando uma gorjeta. Em uma segunda visita me hospedei na luxuosa rede TAJ MAJAL. O sistema era igual ao OCIDENTE. O número de empregados não era inflacionado. Um funcionário da embaixada me informou que tinha 5 empregadas domésticas por necessidade e porque o salário era baixíssimo .Uma empregada que manipula alimentos , não lava roupa nem limpa a casa . A que lava roupa não pode tocar nos alimentos e a que varre e limpa não pode lavar roupas. Em um País de fome tenebrosa esse funcionário brasileiro alimentava cinco bocas.

Finalmente, os intocáveis

OS PÁRIAS

No chão do estrato social se encontrava a maioria humilde e miserável da sociedade. Eram inicialmente chamados de PÁRIAS e posteriormente INTOCÁVEIS. São hoje chamados de DALITS. Com o avanço da democracia a situação dos intocáveis mudou muito. Antigamente um intocável seria submetido a castigos se na rua ousasse pisar na sombra de um BRAMANE. Hoje existem intocáveis nos mais altos cargos políticos do País . A única coisa que um intocável não conseguirá na INDIA atual é um casamento com alguém de uma casta superior.

As castas inferiores

OS  VAIXÁS

Esta era considerada a força motriz da sociedade e seus músculos. Constituída de agricultores, comerciantes e artesãos eram os que produziam as riquezas que a sociedade precisava para subsistir economicamente.
Chamados de SUDRAS e considerados impuros eram originários dos pés de PURUSCHA. Entretanto qualquer pessoa precisa de pés para caminhar e os pés de uma sociedade é sua atividade econômica. Nesta sociedade dividida em castas estanques de sexo masculino era preciso encontrar um espaço para as mulheres. A solução sábia foi atribuir a elas o status social do pai e do marido após o casamento realizado entre consortes pertencentes à mesma casta.


A casta seguinte aos bramanes


Representação das quatro principais castas do hinduísmo em torno do deus Ganesha.
OS XÁTRIAS
Lógico que depois dos sacerdotes, os nobres e os guerreiros também queriam privilégios. Hoje são os burgueses e os banqueiros . Militares caíram em desgraça. Igual ao mundo de hoje, riqueza e religião são as duas faces da mesma moeda. Com dinheiro , a classe dominante controla , manda e desmanda nas religiões, constrói templos, recebem suas bênçãos e dormem tranqüilos porque as religiões serão o guardiães da obediência dos mais fracos aos poderosos. Quem desobedecer a essa ordem divina vai para o inferno. E quanto mais pobre e lascado mais a pessoa tem medo do inferno.

A origem das castas na Índia


Brâmane executando o ritual do fogo.

A HIERARQUIA DE CASTAS ESTÁ NA RELIGIÃO.

As escrituras sagradas instituíram a hierarquia na sociedade. Os indivíduos nasciam no seio de uma classe ou VARNA e nela permaneciam até morrer. Varna em sânscrito significa ao mesmo tempo classe e cor o que poderia significar que o sistema fazia distinções de raça, interpretação hoje muito contestada. OS BRAMANES OU SACERDOTES formam a VARNA mais elevada . Dirigiam os rituais religiosos, recebiam as oferendas sacrificatórias em nome dos deuses e as dividiam como fazem hoje a maioria dos sacerdotes, pastores, rabinos e padres de qualquer religião. O dinheiro que é dado para DEUS eles jogam para cima. O que DEUS pegou é dele e o que caiu no chão é meu. Os séculos passam mas a roubalheira dos pobres fieis que querem ir para o céu obedece os mesmos rituais .


O modo de vida Hindu

A cerimônia visarjan do Senhor Ganexa, durante o festival Chaturthi.

A CRIAÇÃO DO MUNDO

Os VEDAS explicam o mundo como um grande sacrifício cósmico. Quando PURUSHA foi sacrificado aos deuses, surgiu o mundo das coisas. Este sacrifício resultou na criação de todos os animais. As diferentes partes do corpo do sacrificado transmudaram-se em elementos do mundo visível. A LUA nasceu da mente de PURUSHA. O SOL de sua cabeça, e a TERRA de seus pés. É desse momento que surgem os quatro elementos fundamentais do sistema de classes e castas que caracterizaram o hinduísmo e cultura ao longo de séculos.

O ritual funerário nas margens do Ganges

Gandhi por Jo Jakeman

Reza a tradição que antes de ser queimado na pira de madeira, o filho  mais velho do falecido tem que quebrar com uma marreta o crânio do morto, para a alma encontrar uma saída. Os convidados do funeral devem ficar em silêncio para ouvir o ruído de a caixa craniana ser quebrada. No funeral do Mahatma Gandhi o herói da independência da INDIA , seu filho mais velho estava tão embriagado que não acertou quebrar o crânio do pai. Foi necessário que outro parente o fizesse.

Boa Noite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário