Servir... Servir e servir! A vida é um sopro divino. Fazer o bem no aprendizado maior do "AMOR".E "AMAR"
Ser útil dentro do possível
Ser o que "Sou" Como Sou...Uma vida pautada no amor, com eterna gratidão, junto ao meu semelhante e ao meu "Criador"
Sou...Assim!
Querendo ser sempre um "SER HUMANO" melhor, com justiça e verdade!!!
Esta é a minha realidade!
Jalapão - Mateiros - Tocantins - Brasil É um verdadeiro colírio natural, um oásis que muita gente desconhece, rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, tucanos, papagaios, araras-azuis você poderá encontrar nesse lindo lugar, é como se todos os lugares estivessem reunidos em apenas um, a riqueza que Jalapão proporciona é indescritível .
No centro do País, com uma natureza praticamente intocada, um paraíso que mistura cerrado e caatinga, águas cristalinas e deserto. Entre os atrativos da região, está a Serra do Espírito Santo. No local, devido às chuvas e ventos, apreciam-se dunas finas e avermelhadas que chegam até 30 metros de altura.
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001 e está localizado no município de Mateiros, no estado brasileiro do Tocantins. O parque abrange uma área de quase 150 mil hectares e é considerado como o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas.
Sua posição estratégica possui continuidade com aÁrea de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. A região é considerada como a principal atração turística do estado do Tocantins e a cidade conhecida como porta de entrada do Jalapão é Ponte Alta do Tocantins. Uma característica da região é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais. É uma região árida pontilhada de oásis, com temperatura média de 30°C, cortada por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.
Abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe.
Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 m de altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário