Como pingar colírio da forma certa?
O uso correto dos colírios é fundamental para evitar desperdícios e obter o efeito desejado dos medicamentos. Pode parecer simples, mas na verdade, grande parte das pessoas não sabem pingar os colírios de forma correta.
Quando você pinga uma gota de colírio no olho, parte do colírio escorre para fora, parte evapora e só uma parte é absorvida pelo olho e vai fazer a função desejada.
Especialmente, se o colírio que você usa é para abaixar a pressão do olho (glaucoma) ou para combater uma infecção (conjuntivite por exemplo) isso pode fazer a diferença para obter a cura da doença.
Vamos a algumas dicas de como pingar os colírios:
- Em geral, só devemos pingar uma gota de cada vez (a não ser que seu médico tenha orientado o contrário). O nosso olho só tem capacidade para o volume de líquido correspondente a uma gota. Mais do que 1 gota, provavelmente vai escorrer e não será aproveitado, gerando desperdício de dinheiro.
- O colírio deve ser pingado no "fundo de saco inferior", que é a "bolsinha" que se forma ao puxarmos a pálpebra inferior para baixo e para frente.
- Pingar os colírios deitado é mais fácil do que faze-lo sentado ou em pé. Se for pingar sentado, incline a cabeça para trás na hora de pingar o colírio.
- Depois de pingar o colírio, feche os olhos e aperte o canto do olho próximo ao nariz. Assim, você mantém o colírio por mais tempo em contato com o olho e diminui a quantidade de medicamento que passa para a corrente sanguínea, evitando assim os possivéis efeitos colaterais dos medicamentos.
- Se o seu médico prescreveu mais de um colírio, não pingue eles juntos. Se o horário de pingar os colírios coincidir, dê pelo menos 15 minutos de intervalo entre um colírio e outro
- Evite encostar o frasco do colírio no olho.
- Não compartilhe colírios com outras pessoas. Cada pessoa deve usar um frasco de colírio diferente, para evitar transmitir infecções
- Tampe os colírios e mantenha-os em local fresco e arejado. Somente alguns colírios devem ser guardados na geladeira. Se isso for necessário, estará escrito na bula. Se não estiver escrito na bula, é porque não precisa.
- Se o colírio caiu fora do olho, pingue outra gota. É melhor ter 2 gotas do que não ter nenhuma.
- Agite o colírio antes de pinga-lo no olho. O medicamente pode estar na forma de suspensão, e se não for agitado pode não fazer o efeito desejado.
- Siga corretamente a frequência de uso dos colírios prescritos pelo seu oftalmologista e evite a automedicação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário