Servir... Servir e servir! A vida é um sopro divino. Fazer o bem no aprendizado maior do "AMOR".E "AMAR"
Ser útil dentro do possível
Ser o que "Sou" Como Sou...Uma vida pautada no amor, com eterna gratidão, junto ao meu semelhante e ao meu "Criador"
Sou...Assim!
Querendo ser sempre um "SER HUMANO" melhor, com justiça e verdade!!!
Esta é a minha realidade!
A pessoa espirra e surge logo a idéia de que é o início de uma gripe que vem por aí. Ou então, acredita que o espirro é um efeito provocado ao olhar para o sol. Está enganado quem pensa que espirrar está diretamente ligado à gripe ou ao excesso de luz nos olhos.
De acordo com a otorrinolaringologista Marize Marques, do Hospital Universitário Clementino Fraga, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o espirro (esternutatório, em linguagem técnica) é um mecanismo normal e saudável de defesa da mucosa nasal que faz a limpeza da região quando ela fica exposta a algum agente irritativo, eliminando bactérias e, até mesmo, pequenos insetos.
O estímulo também ocorre naturalmente no corpo das pessoasque têm alergia a algum tipo de substância.
De acordo com Marize, o processo de expelir estes corpos estranhos é gerado a partir de estímulos que podem ser verdadeiros ou não. "No caso de olhar para o sol ou alguma luz um pouco mais forte, estamos fazendo uma simulação visual que potencializa a reação da mucosa, gerando um espirro de forma mais rápida", explica.
Existem algumas pequenas precauções que as pessoas devem tomar, como não trancar e nem segurar o espirro para que não faça barulho. "Trancá-lo pode aumentar a pressão dentro das vias aéreas superiores, causando o rompimento de algum vaso sanguíneo da cabeça ou do nariz", avisa. Outros problemas como surdez repentina e vertigens também podem ser provocados.
O espirro pode atingir velocidades superiores a 100 km/h, sendo praticamente impossível alguém manter as pálpebras abertas durante o estímulo. "O fato de mantermos os olhos fechados está ligado diretamente aos reflexos do corpo", explica a médica.
Os nervos que servem os olhos e o nariz estão próximos e relacionados. O estímulo a um deles geralmente gera alguma resposta no outro, motivando o reflexo de fechar os olhos.
Saúde! Existem diversas respostas tradicionais que sucedem um espirro e elas podem variar de acordo com o país. No Brasil, por exemplo, o mais comum é se dizer "Saúde!". Em Portugal, as pessoas costumam responder "Santinho!".
Já nos países de língua inglesa, geralmente uma frase substitui a educada palavra: "Deus abençoe você". A tradição surgiu na Idade Média porque as pessoas acreditavam que, quando alguém espirrava, o coração parava, a alma deixava o corpo e poderia ser capturada por algum espírito ruim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário