https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A cor de um ambiente pode afetar o seu humor?

A cor de um ambiente pode afetar o seu humor?
por Chris Obenschain - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introdução a A cor de um ambiente epode afetar o seu humor?


Por mais de três décadas, os jogadores dos times visitantes de futebol americano do Estádio da Universidade de Iowa Kinnick tiveram que se arrumar para os jogos em ambientes totalmente pintados de rosa. Tudo no espaço mictórios, armários, paredes e até o chão é rosa.  O esquema de cores foi criado para acalmar e pacificar os adversários do Hawkeyes e é uma tradição que foi iniciada pelo ex-técnico Hayden Fry, que também passou a ser um importante psicólogo. Para neutralizar os efeitos da cor, os times adversários chegaram até mesmo a cobrir as paredes com papéis de parede de diferentes cores, e mais de um adversário derrotado culpou a perda pela tonalidade do ambiente.
O rosa ajuda a acalmar as pessoas
© iStockphoto.com /Hjalmeida
O rosa ajuda a acalmar as pessoas

Mas será que os armários cor de rosa dos Hawkeyes dão realmente uma vantagem ao time da casa, ou isso é simplesmente uma desculpa para os perdedores? É difícil dizer com certeza, mas nós sabemos que a cor de um ambiente pode ter um impacto profundo no humor de uma pessoa. Nos Estados Unidos, muitos postos de polícia têm celas pintadas de rosa para acalmar os prisioneiros mais agitados.

O rosa não é a única cor em um ambiente que pode evocar uma resposta emocional. Qualquer decorador de interiores poderá lhe dizer - como a pessoa se sente dentro de um espaço depende muito da cor do ambiente. É claro que há outras variáveis, incluindo o gênero, cultura, idade, personalidade e estado mental, mas as cores nos afetam mais do que a gente possa imaginar. Alguns testes já chegaram até mesmo a provar que determinadas cores podem aumentar a retenção da memória e criatividade (vermelho e azul, respectivamente).

Então, qual é a cor que te inspira (ou ao seu marido ou filhos) a manter uma casa agradável? Descubra na próxima página.




Cores suaves e aconchegantes


Dica
Há variações de tons para cada cor, e uma cor com mais tonalidade ou brilho trará uma resposta emocional diferente da mesma cor, porém, sem brilho.
Algumas cores confortam mais do que outras. Pense nisso: você iria a um dentista ou a uma sala cirúrgica que fossem pintadas de vermelho brilhante? Provavelmente não. A maioria de nós prefere passar a maior parte de nossos tempos em ambientes com tons suaves e aconchegantes. Vamos dar uma olhada em algumas cores que fazem com que qualquer um se sinta em casa.

O amarelo é talvez a cor que mais acalma. É a cor da primavera, riqueza, sol e felicidade. Ambientes pintados de amarelo tendem a promover otimismo, alegria e entusiasmo. Essa cor funciona praticamente para todos os ambientes já que sua tonalidade não é muito brilhante. No entanto, um amarelo claro está à pouca distância de um amarelo ouro agressivo, então, escolha os tons leves do espectro do amarelo.


Ambientes amarelos dão uma sensação de otimismo e entusiasmo
© iStockphoto.com /IvanWuPI
Ambientes amarelos dão uma sensação de otimismo e entusiasmo

O branco é a cor da paz, inocência, casamento e neve.  É a cor que, na sociedade moderna, tem representado limpeza. Além da sua esterilidade implícita, ambientes brancos tendem a ser confortáveis, porém sem emoção. Na verdade, a atenção dos ocupantes costuma recair sobre os móveis do ambiente e qualquer um que já tenha derramado algo em uma camiseta branca pode dizer com certeza – o branco mostra tudo. Essa cor funciona bem em qualquer ambiente, mas tenha cuidado: ambientes desorganizados parecem ainda pior dentro de paredes brancas. A boa notícia é que seu filho bagunceiro de 8 anos vai encontrar seus brinquedos para guardá-los em um quarto pintado de branco.

Cor do oceano ou do céu o azul representa harmonia, tranqüilidade e segurança. Ambientes azuis podem ter um efeito positivo sobre a criatividade, e os efeitos calmantes da cor tendem a amenizar humores e até mesmo baixar freqüências cardíacas. Não importa se você está no trabalho, quarto ou banheiro qualquer espaço pode parecer calmo e relaxante em um tom de azul claro.

A palavra em si já passou a simbolizar a natureza, então não é surpresa alguma o fato de que ambientes verdes tendem a evocar sentimentos de frescura e rejuvenescimento. O verde simboliza boa saúde, mas muitas pessoas acham que determinados tons da cor as fazem se sentir doentes, e por isso o verde não é bom para ser usado em cozinhas e banheiros. Já quartos, salas e corredores ficam bem de verde.



Cores fortes e chamativas


Cores suaves e aconchegantes são ótimas para enfermarias e para dormir, mas ninguém quer fazer uma festa em um ambiente pintado de azul bebê. Alguns espaços precisam de algo mais “tchan”, então, se você está procurando dar mais vida ao ambiente, dê uma olhada nessas cores.

O vermelho é uma cor forte e brilhante que se destaca. É a cor dos sinais de trânsito, bombeiro sangue, e por isso a maioria de nós logo a reconhece e pára o que está fazendo para tomar conhecimento do que está acontecendo. O vermelho nos faz lembrar tanto o perigo como o amor, e é uma cor tão perceptível e agressiva que pode até mesmo aumentar a frequencia cardíaca de algumas pessoas. Essa é uma cor ousada para qualquer ambiente, e cai bem em espaços ativos onde costumamos receber visitas como salas de estar. Surpreendentemente o vermelho também tem demonstrado ser capaz de aumentar a produtividade e retenção de memória, por isso vem sendo usado bastante em escritórios. Mas, cuidado. O vermelho só pode estar em ambientes onde as pessoas são bem focadas. Pessoas distraídas tendem a ficar ainda mais confusas ao trabalhar em um escritório pintado de vermelho.


O roxo cai bem em qualquer ambiente, desde que não seja forte dem
© iStockphoto.com /Archideaphoto
O roxo cai bem em qualquer ambiente, desde que não seja forte demais

Laranja é a cor da abóbora, folhas caindo e Halloween, e expressa energia e simpatia. Ela também é uma cor vista de longe, mas não tão chocante e intrusiva como o vermelho, por isso cai bem em vários ambientes. A natureza acolhedora do laranja o torna uma escolha e tanto para ambientes que devem ser convidativos. Cozinhas, salas de estar, banheiros e áreas de lazer ficam bem de laranja, mas mesmo assim tem quem não goste dessa cor. Muitas pessoas simplesmente não gostam da combinação de amarelo e vermelho, então não pinte um ambiente de laranja achando que todo mundo vai gostar.

Pense no roxo como um primo forte do azul. O roxo é a cor da realeza e talvez a mais exótica das cores. Ele promove a sensação de sabedoria, qualidade e espiritualidade. O roxo pode ser tanto ousado como tranquilizador, e cai bem em qualquer ambiente do quarto de dormir à lavanderia. Só não exagere. Muito roxo, ou qualquer tom vibrante demais, é considerado brega e não legal. 

Não é surpresa alguma o fato de que ambientes pretos tendem a parecer menores e claustrofóbicos (afinal, o preto é definido como ausência de luz). Trata-se de uma cor autoritária e que diminui consideravelmente as dimensões de um espaço. O preto cai bem em uma parede ou duas, mas a não ser que você seja um chefe que mais demita do que contrata, não recomendamos pintar um escritório inteiro de preto. O vermelho, amarelo e o branco caem especialmente bem com o preto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário