https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

domingo, 26 de janeiro de 2014

Atol Rangiroa - arquipélago de Tuamotu na Polinésia Francesa

Domingo, 29 de dezembro de 2013

Atol Rangiroa - arquipélago de Tuamotu na Polinésia Francesa

Está situado a noroeste do arquipélago, a 350 km do Taiti.É um dos maiores atóis do mundo, com uma superfície total de 1640 km², e uma lagoa de 78 km de largura com uma profundidade entre 20 e 35 m.

O recife é composto por 241 ilhéus e restingas de uma largura entre 300 e 600 m. Apenas quatro passos separam o oceano da lagoa. Os dois atóis mais importantes são a norte o de Avatoru e o de Tiputa que concentram a maior parte da população.

Sendo
Avatoru, com 2.145 habitantes (censo de 1996), o atol mais povoado de Tuamotu. A população vive do turismo, da pesca e do cultivo de pérolas negras. A construção de um aeroporto, em 1965 de 2.100 m, facilitou a chegada de turistas.

Uma das principais atrações é a prática do mergulho desportivo, que deve-se essencialmente à rica fauna marinha de onde se destacam as raias, os golfinhos e os tubarões. As centenas de ilhas do atol formam uma espécie de anel que ''represa'' a água e de fato criam uma lagoa azul-turquesa com 78 quilômetros de comprimento por 26 quilômetros de largura.

Todas as ilhas desse anel são muito estreitas. Você consegue atravessar de um lado a outro a pé em não mais de dez minutos. De um lado, há a lagoa, com águas quase paradas e praias com areia branca e fina que parece talco. Do outro lado, o Pacífico, com praias onde há arrebentação. Mas não titubeie, prefira, como todo mundo, o lado da lagoa, muito mais bonito e cuidado.

Sossego absoluto e o melhor lugar para mergulho em todo Pacífico Sul são os outros atrativos desse atol, que possui centenas de vezes mais coqueiros que pessoas. São ao todo 1.913 habitantes, que se concentram nas aldeias de Avatoru e Tiputa. A maioria das outras ilhotas é desabitada.







http://www.vocerealmentesabia.com/2013/12/atol-rangiroa-arquipelago-de-tuamotu-na.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário