https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

CIÊNCIA -Descoberta nova fonte de energia a partir do ar

Descoberta nova fonte de energia a partir do ar

lightning Descoberta nova fonte de energia apartir do ar
Os Cientistas Brasileiros  acreditam ter encontrado uma maneira de extrair eletricidade direto do ar e prevenir quedas de raios, ao mesmo tempo.
Nossa pesquisa pode abrir caminho para transformar a eletricidade da atmosfera em uma fonte de energia alternativa para o futuro”, disse o líder do estudo Dr. Fernando Galembeck da Universidade Estadual de Campinas  . “Assim como a energia solar poderia reduzir as contas de energia de uma família, esta fonte de energia nova e promissora poderia ter um efeito semelhante.”
Os cientistas tem se mostrado inseguros pelo fato de extrair algo tão volátil do ar.
Galembeck e seus colegas simularam isso usando minúsculas partículas de sílica e fosfato de alumínio, ambas as substâncias comuns no ar, e mostrado que a sílica se tornaram mais carregada negativamente na presença de alta umidade e fosfato de alumínio tornando-se  positivamente carregada.
“Esta foi uma clara evidência de que a água na atmosfera pode acumular cargas elétricas e transferi-las a outros materiais “, explicou Galembeck. “Estamos chamando este” hygroelectricity ‘,’ de eletricidade de umidade.
No futuro, diz ele, pode ser possível desenvolver os coletores, semelhantes às células solares, para captar hygroelectricity e encaminhá-la para residências e empresas.
Assim como as células solares funcionam melhor em áreas ensolaradas do mundo, painéis hygroelectrical iriam trabalhar de forma mais eficiente em áreas com alta umidade, como o nordeste e sudeste dos Estados Unidos e os trópicos úmidos.
Galembeck disse que a abordagem pode até mesmo impedir a formação de raios. Ele prevê a colocação de painéis hygroelectrical no topo de edifícios em regiões que a experiência de trovoadas são frequentes. Os painéis de energia elétrica seriam  drenadas fora do ar e evitariam o acúmulo de carga elétrica que é liberada em um raio.
Seu grupo de pesquisa está testando agora metais para identificar aqueles com maior potencial para utilização na captura de eletricidade atmosférica e prevenir a queda de raios.
Fonte:tgdaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário