https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

domingo, 2 de março de 2014

História na passarela do samba carioca: saiba mais sobre a Marquês de Sapucaí -

História na passarela do samba carioca: 

saiba mais sobre a Marquês de Sapucaí 

por Fergs Heinzelmann 08/02/13 8:33 AM EST
História na passarela do samba carioca: saiba mais sobre a Marquês de Sapucaí
A Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo da Marquês de Sapucaí
(Foto: Luciano Guelfi)


O final de semana de Carnaval inicia hoje e depois de destacarmos aqui no ARTINFO Brasil ao longo da semana os melhores blocos para aproveitar a folia em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Olinda e Salvador, não poderíamos deixar de falar no desfile das escolas de samba cariocas. O evento de dois dias é uma dos desfiles mais famosos do mundo e certamente é a parada de rua mais conhecida do Brasil. E tudo isso acontece num mesmo lugar, o Sambódromo do Rio de Janeiro, a Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecido como Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Mas você sabe qual a história por trás da construção desde ícone arquitetônico carioca?

Tudo começou em 1983, com um pedido dos sambistas do Rio de Janeiro para o recém eleito governador Leonel Brizola e de seu vice Darcy Ribeiro, sobre um local mais apropriado para a realização dos desfiles de Carnaval na cidade que sofria na época com o monta e desmonta de arquibancadas para as apresentações das escolas. A ideia agradou ao governador que convidou ninguém menos que Oscar Niemeyer para a realização do projeto. O único porém seria o prazo, bastante curto, de apenas 110 dias, já que a nova passarela precisaria ficar pronta a tempo do Carnaval de 1984. Sobre este episódio Niemeyer teria dito: "Fizemos Brasília em quatro anos. Podemos fazer uma avenida em quatro meses".
E assim foi construído, conforme o desenho do arquiteto (foto ao lado), o espaço de cerca de 700 metros de comprimento, cercado por um lado, de seis blocos de arquibancadas separadas em 30 metros com o objetivo de criar praças populares, e do outro, um grande bloco de camarotes que seguia até o fim do prédio da Brahma que em 2011 foi demolido para a construção da segunda fase do projeto. O Sambódromo foi instalado no centro da cidade, na Rua Marquês de Sapucaí, na região conhecida como berço do samba, com espaço para comportar 60 mil pessoas. A pista começa na Avenida Presidente Vargas, perto da Praça Quinze e termina na Rua Frei Caneca, tendo em seu final uma grande praça, chamada de Praça da Apoteose, idealizada pelo arquiteto como o espaço para o ápice da apresentação de cada escola. "Na parte final do Desfile, as arquibancadas se separam criando a grande praça, solução que dará ao Desfile uma nova possibilidade de dança, beleza e movimento. Sua monumental apoteose. É o fecho da composição que um grande arco assinala, suspendendo a placa de som", disse Niemeyer.
A partir da construção da passarela, na época batizada de Avenida dos Desfiles - mais tarde renomeada para Passarela do Samba, e em 1997, em homenagem a Darcy Ribeiro falecido naquele ano os desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro passaram a acontecer em dois dias, como continuam sendo até hoje. Em 2012 finalmente foi entregue a segunda parte da obra tão importante para o Rio de Janeiro, e porque não para o Brasil, com a demolição do antigo prédio da cervejaria Brahma, abrindo espaço para mais arquibancadas, aumentando para 75 mil lugares a capacidade do Sambódromo. Com a reforma, o local foi adaptado para servir como palco para as Olimpíadas de 2016, sediando a competição de tiro com arco e a chegada da maratona.

No time lapse toda obra do novo Sambódromo abaixo é possível acompanhar a obra feita de 2011 a 2012:

Mas enquanto os jogos olímpicos não acontecem, a Sapucaí recebe mais uma vez o espetáculo carnavalesco mais famoso do mundo, que neste ano acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro, domingo e segunda-feira, respectivamente. A programação completa do Carnaval carioca, com horários e ordem de entrada das agremiações pode ser encontrada aqui.  -

 See more at: http://br.blouinartinfo.com/news/story/865428/historia-na-passarela-do-samba-carioca-saiba-mais-sobre-a#sthash.bkJaQTkq.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário