https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

terça-feira, 1 de abril de 2014

Torre Eiffel completa 125 anos: imagens de sua história

Torre Eiffel completa 125 anos: imagens de sua história

Paris comemora o aniversário de inauguração do seu maior símbolo

A Torre Eiffel, mais conhecido monumento de Paris, completa 125 anos de inauguração no dia 31 de março. Lançada na Exposição da Feira Universal de 1889 para comemorar o centenário da Revolução Francesa, a torre tem 324 metros ou 300 metros, desconsiderada a sua antena de transmissão.
Mesmo alvo de polêmica nos primeiros anos de sua construção, o edifício se transformou numa marca registrada da cidade e da própria França.

A torre foi projetada pelos engenheiros Maurice Koechlin e Émile Nougierand, além do arquiteto Stephen Sauvestre, e foi batizado com o nome de Gustave Eiffel, o chefe da ‘Compagnie des Etablissements Eiffel’  a incorporadora responsável. Depois que a localização e o projeto foram aprovados, um contrato foi assinado em janeiro de 1887 e a construção da torre começou semanas depois.

A torre foi inicialmente impopular entre muitos parisienses, com muitos intelectuais e artistas de renome colocando objeções tanto de ordem estética quanto prática. Isto chegou ao auge quando o “Comitê dos Trezentos” (um membro para cada metro de altura da torre), reunindo os arquitetos-chefes e membros da comunidade artística da cidade, realizaram uma petição ao governo para tentar interromper a construção.
Gustave Eiffel permaneceu inabalável aos protestos, comparando o projeto de sua torre às pirâmides egípcias. Na foto, Eiffel é fotografado na base da torre depois da conclusão do segundo nível.

Depois que a torre foi concluída, Eiffel levou um grupo de autoridades e a imprensa para uma volta pelo topo da torre no dia 31 de março de 1889.
Para inaugurá-la, Eiffel hasteou uma grande bandeira francesa ao chegar ao topo, o que foi acompanhado por uma salva de 25 disparos no nível inferior. Até o final da Feira Universal, a torre havia atraído 1.896.987 visitantes.

Paris mais uma vez sediou a Exposição Universal (na foto) em 1900, com a torre Eiffel mais uma vez como destaque principal. O evento de 1900 trouxe uma renovação nos elevadores da torre. Quarenta anos depois, o edifício desempenharia um papel importante na I Guerra Mundial, funcionando como um transmissor que prejudicava as comunicações por rádio dos alemães.

Nesta foto, um operário faz pose arriscada enquanto passa uma das últimas demãos de tinta na torre.

Um sinal iluminado com o nome da montadora de carros Citroën brilha na torre em 1925 como parte de uma exibição de artes de decoração. O anúncio, que ficava em todas as quatro extremidades da torre e permaneceu até 1934, foi a única vez em que a torre foi usada para publicidade. A Torre Eiffel foi o mais alto local para anúncios na época.
Em 1926 a torre Eiffel viu a tragédia de um aviador francês chamado Leon Collet, que morreu ao entrançar seu avião em cabos na tentativa de voar sob o arco, o que fez a aeronave cair no chão.
Esta não foi a primeira morte na torre. Em 1912, um costureiro austríaco chamado Franz Reichelt morreu ao saltar do primeiro nível e ver o paraquedas que ele projetou falhar em ser acionado como ele esperava.

Esta fotomontagem mostra o ‘Spirit of St. Louis’, pilotado por Charles Lindbergh através do Atlântico entre 20 e 21 de maio de 1927, em um sobrevoo sobre a Torre Eiffel. A jornada de Lindbergh foi o primeiro voo solo de Nova York a Paris, sendo celebrado mundialmente.
Dançarinas do mundialmente famoso cabaré Moulin Rouge posam na Torre Eiffel, um ano antes que perdesse o título de edifício mais alto do mundo para o prédio da Chrysler em Nova York.

Paris mais uma vez recebeu a Feira Internacional em 1937. Nesta imagem, os pavilhões alemão e soviéticos podem ser vistos de cada lado, com a torre Eiffel no centro.
Dois eletricistas trabalham nas luzes da Torre Eiffel nos preparativos para a Feira Internacional de 1937, com o Rio Sena visto abaixo deles.

Paris foi ocupada pela Alemanha Nazista entre 1940 e 1944. A torre foi fechada para o público no período e só reabriria em 1946.
Nazistas feitos prisioneiros se protegem de parisienses que os insultam enquanto são levados pelo arco da Torre Eiffel sob custódia das primeiras tropas americanas que entraram e libertaram Paris do domínio nazista em 28 de agosto de 1944.
Jean-Louis Bert, um artista de rua parisiense, salta no terraço do Trocadero com a Torre Eiffel de fundo em 1955.
Dois anos depois, a antena de transmissão foi acrescentada ao topo, aumentando a altura de 300 metros para 324 metros.
O comunicador britânico Ian Macnaught-Davis é visto em uma subida televisionada à Torre Eiffel em 1960.
O presidente John F. Kennedy e o secretário de Estado Dean Rusk chegam para um banquete com a imprensa no Palais de Chaillot junto com Robert de Saint-Jean, presidente da imprensa diplomática francesa (esquerda) e Bernard Redmond, presidente da imprensa anglo-americana (direita). A Torre Eiffel é vista no fundo.
Uma modelo é fotografada mostrando a última moda parisiense em frente à Torre Eiffel durante o verão de 1968.
Os fundamentos da Torre Eiffel em foto de 1996.
Fogos de artifício são disparados dos lados da Torre Eiffel em 31 de dezembro de 1999 na comemoração do novo milênio.
Um alpinista instala luzes piscantes na torre em 2003. Ele integrava uma equipe de 30 técnicos que enfrentaram o vento e a chuva para instalar 20 mil luzes no monumento, programadas para piscar em uma instalação inspirada no show do milênio da cidade.
A torre havia recebido seu visitante n° 200 milhões no ano anterior.
Torcedores franceses balançam a bandeira tricolor em frente à Torre Eiffel depois que a seleção de seu país derrotou Portugal na semifinal da Copa do Mundo de 2006.
A Torre Eiffel é acesa nas cores azul e amarela da bandeira da União Europeia para marcar os seis meses de presidência do bloco pela França em julho de 2008.
Um jovem pula na fonte do Trocadero próximo da Torre Eiffel depois de uma onda de calor incomum em Paris no ano de 2012.
A Torre Eiffel é desligada na Hora do Planeta de 2013, evento que estimula todos a desligarem as luzes em todo o mundo em sinal de apoio à causa ambiental.
O céu em volta da torre se enche de fogos na tradicional comemoração da Queda da Bastilha em 2013.
A Torre Eiffel é vista da Torre Maine-Montparnasse pouco depois de uma nevasca cair sobre Paris.
A Torre Eiffel é vista junto ao skyline parisiense em um por-do-sol de 2013.
Algum folião escreve “2014' antes das comemorações de Ano Novo em Paris. Atualmente a Torre Eiffel Tower é o monumento mais visitado entre os que cobram ingresso no planeta, com 6,98 milhões de visitantes em 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário