https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Festa da “Queima do Alho” resgata tradição do folclore paulista



HISTÓRIA DA QUEIMA DO ALHO
Queima do Alho
Tradicional "Queima do Alho"
O que é Queima do Alho?
Trata-se de um concurso culinário, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo. 

O prato é composto de: arroz carreteiro feijão tropeiro, couve e churrasco e é feito em fogão improvisado, bem próximo ao chão. 

A história deste ritual data dos tempos em que os tropeiros viajavam para vender seus bois. Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e peões. Como as viagens eram longas, duravam entre três e quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer no lombo dos animais, alimentos não perecíveis, conservados no sal grosso. 

Barretos era o ponto final desta longa jornada, por ser um grande mercado de compra de bois. Assim começou a competição entre os cozinheiros para ver quem faz o prato mais saboroso e mais rápido.

RECEITAS DO CUMPADRE 
(porções para 10 pessoas)

Arroz Carreteiro
Ingredientes: 1 kg de carne-seca, 1 kg de arroz, alho, pimenta e sal a gosto.
Modo de preparo: cozinhar a carne seca trocando-se a água duas vezes durante a fervura. Depois de retira-la do fogo pique com a faca até ficar quase como carne moída (não se recomenda moer na máquina, pois altera o sabor). 
Em seguida, a carne deve ser colocada em uma panela grossa com banha já quente, junte com o tempero (alho picado batido, pimenta e sal). Toste um pouquinho e adicione o arroz escorrido e bem lavado. Deixe refogar por algum tempo e sempre mexendo adicione água aos poucos, acompanhando o cozimento. 

Nota: este tipo de arroz fica mais gostoso ainda no dia seguinte, requentado.

Feijão Tropeiro
Ingredientes: 1 kg de feijão, 100 g de bacon, 250 g de linguiça de porco, 250 g de torresmo de panceta, 150 g de carne seca frita (pedaços), 200 g de farinha de mandioca, cebola, alho, pimenta, cheiro verde e sal a gosto. 
Modo de preparo: ponha água para ferver com o feijão, (não deixe o feijão de molho de um dia para o outro). Em outra panela frite em banha um pouco de torresmo. Durante a fase de cozimento do feijão, adicione os outros ingredientes: panceta de porco, toucinho, torresmo frito, lingüiça de porco, que deve estar cozida e cortada em rodelas finas, bacon, pedaços de gordura, carne seca. Em seguida para refogar, frite alho picado em banha com um pouco de pimenta do reino.

Paçoca de Carne
Ingredientes: 1kg charque picadinho (batido com faca), ½ kg de farinha de mandioca, ½ kg de farinha de milho. 
Modo de preparo: coloque em uma panela óleo quente já com todo o tempero, principalmente alho picado, adicione a carne, deixe refogar por uns 5 minutos. Depois coloque a carne dentro de um pilão de madeira juntamente com a farinha de mandioca e a de milho, pilar até ficar fofinha.

Carne de churrasco
Ingredientes: 3 kg de carne, água e sal. Modo de Preparo: A carne deve ser fatiada em pedaços grossos e banhada em água com sal e um pouco de alho amassado. Deixe-a tomar sereno durante a noite. Depois asse em chapa de folhão.

http://www.comitivamontana.com.br/si/site/0700/p

Festa da “Queima do Alho” resgata tradição do folclore paulista


Tipicamente paulista: assim será o fim de semana no Memorial da América Latina, com a festa da “Queima do Alho”, abrindo a programação de agosto.
Tradição culinária que surgiu há 100 anos entre as caravanas de tropeiros do interior paulista, a a “queima do alho” é um concurso culinário em que o vencedor é o cozinheiro que prepara o prato mais saboroso em menor tempo.
A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão, em um espaço chamado Ponto de Pouso, onde os participantes preparam receitas tradicionais de Arroz Carreteiro, Feijão Tropeiro, Paçoca de Carne e Carne de Churrasco.

A festa, que abre as comemorações do mês do Folclore no Memorial da América Latina, prossegue nos sábados seguintes.
 Folclore paulista 
Enquanto os peões cuidam das panelas, na praça a catira vai correr solta, ao som da viola caipira de Netinho Scavacini.
A festa, que abre as comemorações do mês do Folclore no Memorial da América Latina, prossegue nos sábados seguintes com apresentação de congadas, dança de São Gonçalo e Folia de Reis.
Como todos os finais de semana, a programação da praça mantém suas atividades de sempre, com parque infantil, feira de livros e artesanato, barracas de comida típica latino-americana, equipamentos de ginástica e outras atividades.
https://catracalivre.com.br/sp/ar-livre/barato/festa-da-queima-do-alho-resgata-tradicao-do-folclore-paulista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário