https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

TERCEIRA IDADE - Doenças comuns em idosos

Doenças comuns em idosos

A terceira idade é uma fase da vida que exige cuidados redobrados, por isso fique atento em alguns sintomas e procure um especialista.
cuidando de uma senhora de idadeA experiência e o conhecimento que os anos trazem não deixam de cobrar seu preço.
Por mais que anualmente a expectativa de vida aumente, os males da idade não deixam de fazer suas vítimas, criando deste modo uma categoria de doenças que são “comuns” em pessoas com mais se sessenta anos.                  
Isso, porem, não diminui a felicidade e a energia que acompanham muitas pessoas nessa fase da vida, o que é ótimo para lembrar que nem todos os dias que virão são sombrios.
Apesar dessa inevitável infelicidade, essas doenças não representam um final para a vida, podendo o idoso ter uma vida animada e curtir a experiência e o respeito que lhes cabem, bastando tomar alguns cuidados fundamentais.

As doenças mais comuns em idosos

O primeiro passo na direção de uma vida normal é conhecer o perigo. Já dizia a Arte da Guerra, que conhecer o inimigo é fundamental para a vitória, e nesse sentido saber quais são as doenças mais comuns em idosos representa vencer muitas batalhas.
A doença mais comum em idosos atualmente é a pressão alta, a temida Hipertensão. Embora atualmente ela seja comum entre todas as faixas etárias, com a idade a tendência do coração é se tornar mais fraco, pelo desgaste dos músculos, e isso pode causar um total descontrole na pressão arterial, resultando na hipertensão.
Outro mal comum no idoso é a Diabetes, que também tem atingido boa parcela da população das demais fachas etárias, mas que é mais frequente no idoso, pelos mais diversos fatores, que podem estar associados ao desgaste natural do organismo até a retenção de substâncias.
idosa triste
Outra vilã da terceira idade é a Osteoporose, que é caracterizada pela perda anormal de cálcio, que torna o osso mais fraco, com uma maior facilidade para se quebrar, e ainda mais difícil de regenerar.
O conhecido Mau de Parkinson, ou simplesmente doença de Parkinson, é a doença causada pela baixa produção, ou pela parada da produção de dopamina pelo cérebro. Sua causa ainda é desconhecida, inicia-se com um tremor leve das mãos, que vai progredindo com o tempo, atingindo os demais membros e ganhando mais intensidade.
E o mais temido mal que pode atingir um idoso, é, ao certo, o terrível Mal de Alzheimer, também popularmente conhecida como caduquice, demência ou esclerose. É caracterizado pela perca de memória, ou embaralhamento desta, o que resulta na troca de memórias pelo idoso, fazendo com que perca consciência de onde está, do momento em que está, e por vozes até da própria identidade.
idoso com bengala

Prevenção de doenças comuns em idosos

Após conhecer os terríveis vilões desta história, é hora de saber como evitá-los. Algumas dessas doenças são crônicas, e podem ser hereditárias, como a Diabetes, e justamente por isso é mais um fator de sorte do que de escolha.
Mas a maior parte delas pode ser evitada com grande chance de êxito, com cuidados que começam desde a juventude. Uma vida saudável tende a levar a pessoa para uma maturidade saudável, assim como o oposto leva a um final diferente.
casal de idosos andando de bicicleta
Cuidados com a alimentação são fundamentais, e muitos médicos apostam no controle da boca como maior prevenção para essas doenças. E a canção já é antiga: evitar alimentos gordurosos, álcool, excessos de açúcar, e se valer mais de verduras e vegetais.
Exercícios físicos também são fundamentais, pois ajudam a fortalecer os músculos e a evitar seus desgastes. Leitura e matemática, também podem ajudar a combater o Mal de Alzheimer, ainda que não nos deixem livres do mal 100% com certeza.
Uma coisa é certa, os especialistas apostam nos bons hábitos de vida, não nos remédios, para evitar esses problemas.
idosos comendo alimentos saudáveis

Sintomas e tratamento de doenças comuns em idosos

Algumas dessas doenças são silenciosas, e seus sintomas podem não se manifestar até que seja tarde de mais. A pressão alta pode ser diagnosticada pelo formigamento nas mãos e pela tontura, mas muitas vezes é impossível percebe-la.
A Diabetes é marcada pela fome que parece não terminar, e pelo sono exagerado. A Osteoporose é marcada pela dor e formigamento nos ossos. O mal de Parkinson costuma se iniciar com um tremor leve nas mãos, que demora ou nem chega a passar. Enquanto o Mal de Alzheimer pode ser diagnosticado pelos sucessivos lapsos de memória pelo idoso.
cuidando de idosos
Quando essas doenças se manifestam com certeza, não existe tratamento que não seja voltado para os medicamentos.
Infelizmente, é necessário medicar cada uma delas da forma adequada. Mas isso não acaba com os demais cuidados, deve-se manter ambos, para que possa ser mais eficaz.
idosos alegres
É preciso ter uma alimentação adequada e uma vida de hábitos saudáveis, como ler ou praticar esportes, para que essas doenças não tenham chance de atacar, pois prevenir continua sendo o melhor remédio.
Assista ao vídeo no Canal do Portal ZUN no YouTube e veja mais sobre: Doença de Parkinson tem cura?
VER VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=sH8xcZJoULQ

DOENÇA DE PARKINSON TEM CURA?


http://www.clika.me/doencas-comuns-em-idosos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário