https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

sábado, 21 de março de 2015

SEJA BEM VINDO OUTONO 2015!

Adeus verão
até o próximo ano

Breve crónica de Outono

Chegou o primeiro cheiro do Outono, súbtil. E com ele o nevoeiro lânguido dos olhares, o desejo do conforto, a mudança de discos no armário, a luz tépida, os dias castanhos, a civilidade dos gestos, a infinita preguiça, o prazer do domingo, a camisola de malha, o cheiro incrível das folhas na província, as estradas vazias e a urgência do sábado de manhã, os corpos pálidos e os sorrisos discretos, a informação de trânsito, as janelas fechadas, o sabor das primeiras gotas que caem sempre na mão, as geleias e o abandono da frescura, o lugar do morto, os olhos a fechar nos fins-de-tarde no transporte público e as correrias em frente das escolas, a noite a ser noite, o amor interrompido, o sossego da casa, as montras cheias, a ausência do céu, as vozes quentes e os cobertores, a disponibilidade para os livros, o elliott smith, as tendências suicidas e o cinismo.
Agora sim, podemos ser felizes.

publicado por jorge c. às 14:47

http://sinusitecronica.blogs.sapo.pt/157965.html
Início do Outono
outono, estação do ano que se segue após o verão, tem as características próprias de queda de temperatura e das folhas das árvores, antecedendo o inverno e marcando a redução de luz solar durante o dia. Esse período, nas regiões mais setentrionais, isto é, mais ao norte do planeta, é caracterizado pelas cores amareladas das folhas e pelas mudanças bruscas de temperatura.
O outono austral tem início, no hemisfério sul, entre os dias 20 e 21 de março, dependendo da posição do planeta em sua órbita, e terminando a 20 ou 21 de junho. No hemisfério norte acontece o outono boreal, que vai de 22 ou 23 de setembro até 21 ou 22 de dezembro.
Neste ano de 2015 o outono irá de 20 de março a 21 de junho. Seu início está marcado para as 19 horas 45, quando ocorre o equinócio de março, desconsiderando o horário de verão. O fim do outono será às 13 horas 38 do dia 21 de junho de 2015, no solstício de inverno.
Durante o outono, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas, e a temperatura, elevada durante o verão, começa a refrescar, fornecendo um clima ameno, não tão quente quanto no verão, e nem tão frio quanto durante o inverno.
O período de outono marca, no calendário agrícola, a época de colheitas, quando os produtos cultivados já estão bastante desenvolvido e seus frutos começam a amadurecer. Esse período de transição entre o verão e o inverno era muito esperado nas civilizações antigas e seu final, quando chegava o inverno, marcado por grandes festivais, quando as pessoas se reuniam para agradecer aos deuses pelos resultados de seu trabalho agrícola durante o ano anterior.
O que regula o calendário na mudança das estações são o equinócio e o solstício, que ocorrem duas vezes por ano cada um. No equinócio, o Sol atinge sua maior intensidade na região equatorial, e os dias têm a mesma duração que a noite, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.
O solstício é o momento em que o eixo da Terra está inclinado cerca de 23,5° em relação ao Sol e marca períodos distintos nos hemisférios. Quando é inverno no sul, no norte tem início o inverno. A linha imaginária que marca os solstícios são o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, e o Trópico de Capricórnio, no hemisfério Sul. É esse movimento da Terra, inclinando-se em seu eixo, que nos propicia as quatro estações do ano.
O Brasil, que tem sua maior área em regiões tropicais, não nota diferenças muito acentuadas durante o período de verão, já que o trópico de Capricórnio, linha imaginária que marca o solstício de verão, está localizado na região Sudeste, caracterizando nosso clima como temperado e propiciando colheitas durante o ano todo.

http://www.calendariobr.com.br/inicio-do-outono

BOM DIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário