https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

sábado, 25 de abril de 2015

Artesão - ARTESANATO

Artesão

Por Ana Lucia Santana

O artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos que lhe proporcionam a sobrevivência econômica. Normalmente ele não detém uma educação técnica, mas tem o dom de, com a ajuda de instrumentos e matéria-prima apropriados, criar o que se conhece como artesanato.

Esta arte engloba toda tessitura manual, elaborada quase sempre por uma única pessoa, portanto dificilmente ela é considerada um trabalho coletivo. Neste trabalho mais de 80% do objeto é produzido através da conversão do material utilizado pelo artesão em objeto artesanal. Geralmente o fruto desta criação reproduz a interação deste profissional com o contexto no qual ele está inserido, consistindo igualmente em um reflexo de sua vida cultural.

Este indivíduo sempre conta com recursos não automatizados, ou seja, de caráter artesanal, produzindo assim um produto singular e autêntico, normalmente de natureza cultural. Os objetos concebidos não precisam necessariamente ter uma finalidade comercial. À medida que a industrialização se desenvolve, com a consequente mecanização da produção, o artesanato cada vez mais ganha a conotação de instrumento da cultura popular, estendendo este status ao próprio artesão.



Ache os cursos e faculdades ideais para você !
Há várias espécies de artesãos, definidas conforme o objetivo deste profissional ao criar seus produtos. Aquele que visa despertar no público intensa admiração e devoção, valendo-se para esse fim de sua inventividade, poder criativo e habilidade, é considerado artesão-artista.

Já o artesão-artesão é o profissional que tem em mente objetivos mais comerciais, produzindo assim objetos em série, mesmo que apenas com o auxílio de instrumentos básicos. Ele foca sua atenção particularmente na natureza prática da produção, elaborando objetos de cerâmica ornamentada, por exemplo, concebidos manualmente.

O artesão semi-industrial mescla técnicas manuais e industriais, partindo sempre de modelos prontos e outros mecanismos semi-automatizados, sendo portanto capaz de produzir inúmeros objetos iguais, como tigelas, jarros e potes de cerâmica, entre outros. O mestre artesão é aquele que se destaca em seu trabalho, provocando nos companheiros um profundo sentimento de admiração. Ele também apresenta uma tendência para transmitir aos outros os conhecimentos que detém, legando-os às gerações que se sucedem.
Normalmente estes profissionais instituem núcleos de artesãos, compostos de poucos membros, os quais possuem em comum o desejo de ampliar e aperfeiçoar o saber artesanal. Eles desenvolvem ações como administração, elaboração, disseminação, inserção no mercado de trabalho e educação, tudo ligado à produção artesanal.
Estes grupos também se dividem em vários tipos, de acordo com seus objetivos. Há os núcleos de produção artesanal, que visam a estruturação menos formal dos artesãos que atuam no mesmo campo; os de produção familiar, compostos por pessoas da mesma família; e os mistos, formados por trabalhadores que produzem suas mercadorias com material e processos produtivos distintos, associados de maneira formal ou informal, para assim alcançarem metas comuns e fixarem juntos meios mais eficazes de divulgação e venda.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artesão
http://www.artenossa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=24
http://www.sonholilas.com.br/2007/02/07/o-que-e/
Arquivado em: Artes, Cultura, Profissões
http://www.infoescola.com/profissoes/artesao/
 
Artesão Francisco faz desenhos em couro e madeira (Foto: Géssica Valentini/G1)
A costureira, tecelã e professora de técnicas artesanais dona Anézia, diante de seu tear
Apreciar o entardecer na Ilha do Rodeadouro é um dos passeios preferidos de quem visita Petrolina (Foto: Katherine Coutinho / G1) 
Entre os destaques da Casa está Eponina Sanches, artesã que utiliza em suas peças referências ao projeto Tamar, de proteção das tartarugas.
Parque Expo-desportivo de S. Mateus
Bahia- Curso incentiva produção artesanal do pano-da-costa – Tecido com fios de algodão e fios de seda em tear manual, o pano-da-costa ou pano-de-alaká é utilizado preponderantemente por mulheres e possui a...


Mato Grosso já conta com mais de quinze mil artesãos 
Estamos vivendo em uma época em que se fala muito em meio ambiente e seus problemas que nós causamos, sem culpa. Fala-se também em sustentabilidade, conservação da natureza, preservação e achamos.

Os artesanatos típicos de Porto Seguro também encantam quem viaja por lá (Porto )Seguro Bahia

Artesãos da Paraíba têm o desafio de aliar a identidade paraibana e resgatar atividades tradicionais ( 

O programa Espaço Pernambuco deste sábado (28) mostrou a arte desenvolvida em Lagoa do Carro, município da Zona da Mata Norte. A 60 quilômetros do Recife, ...

Lagoa do Carro, Zona da Mata de Pernambuco. Uma cidade de pouco mais de 13 mil habitantes e um talento que a tornou conhecida. Aqui, os moradores usam linha ...

Mosaicos da artista plástica Alessandra Zanini serão comercializados no evento

Tapeçaria São Paulo na Record [2012-01-03 by mausandri] Video do Programa da Record onde a artesã Márcia Gonzales Corrêa se apresentou mostrando seu ...

... artesão de Alto do Moura declarado Patrimônio Vivo do Pernambuco. Mais do que um observador do cotidiano local, o artista transforma em coloridas peças,

Tranças da Terra garante renda a artesãos

Usar a palha de trigo como forma de gerar renda para as comunidades rurais do Meio-Oeste catarinense é a finalidade do Projeto Tranças da Terra. A iniciativa, lançada em 2005 em Joaçaba, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, com apoio do Sebrae e da Associação dos Municípios da região, beneficia 54 artesãos e 21 produtores de trigo. Eles confeccionam peças, como bolsas, trilhos de mesa e chapéus. O Tranças da Terra já conquistou vários prêmios, como o House e Gift de Design Nacional com o produto Cesta de Flores.


http://defender.org.br/tag/sebrae/page/3?print=print-page

Nenhum comentário:

Postar um comentário