AS 10 CIDADES MAIS ANTIGAS DO MUNDO
Essas cidades sobreviveram a guerras e ao avanço dos anos para contar história
Última publicação: 10/07/2015
As cidades que existem ao redor são uma marca da humanidade. Ao longo da história, muitas existiram, tiveram grandes civilizações, mas por algum ou outro processo natural ou de força humana sumiram (virando apenas memória).
Engana-se quem pensa que as principais capitais do mundo são as cidades mais antigas. Existem cidades que são datadas muitos anos antes de Cristo que conseguiram resistir ao avanço do tempo, de guerras e invasões. Talvez o nome delas pode não ser muito famoso, mas a chance de conhecer esses lugares é única. O Líbano e a Síria são os países com mais representantes na lista.
O Guia da Semana listou as 10 cidades mais antigas do mundo. Confira:
Guilherme Schiff redator(a)
Beirute – Líbano
Beirute é a capital e a principal cidade libanesa. Com quase 2 milhões de habitantes, começou a ser ocupada por volta de 3000 a.C. Foi alvo de disputa por muito tempo de cristãos e muçulmanos.
[
Argos – Grécia
Argos é a cidade grega mais antiga e era um grande ponto comercial. A história conta que foi na cidade que os desentendimentos entre Ocidente e Oriente começaram. As primeiras ocupação datam de 3000 e 3200 a.C.
Sídon – Líbano
Sídon é a terceira maior cidade do Líbano e, na época da Cruzada, sofreu bastante com os ataques e os roubos. Sídon sofreu, mas consegue recuperar a cidade durante o reinado do império Otomano. Hoje a cidade abriga uma refinaria e um porto, que movimenta o comércio.
Plovdiv – Bulgária
A cidade é considerada a mais antiga da Europa. Situada próximo ao rio Maritsa e com população de 340 mil habitantes, é a segunda maior do país. As primeiras ocupação são de 3000 a 4000 a.C.
Gaziantep – Turquia
Ganziantep fica no sudeste da Turquia e faz fronteira com a cidade de Aleppo, na Síria. Na antiguidade era uma grande fortaleza durante a Idade Média. E continua lá para todo mundo conhecer. Hoje a região é uma forte produtora de vinhos.
Xian – China
Foi a capital chinesa em várias dinastias no passado. Além de ser a capital, era uma das maiores fontes de economia do país. A data é de 4000 anos a.C. Atualmente o país tem mais de 3 milhões de habitantes.
Aleppo – Síria
A primeira cidade da Síria que aparece na lista começou a ser habitada entre 4300 e 5000 a.C. Durante a história, Aleppo foi ocupada por diferentes povos. Hoje em dia, com a guerra civil, a cidade é alvo de muitos ataques, mais uma vez testando sua resistência milenar.
Biblos – Líbano
O nome Biblos vem de origem grega pois o papiro egípcio (biblos) era importado desta cidade, que no passado era Gebal. Fica a apenas 42 quilômetros da capital Beirute e é alvo de arqueólogos curiosos pelas suas ruínas.
Damasco - Síria
As primeiras ocupações datam de 6000 a 9000 a.C., mas foi só a partir de 1300 a.C. que a região começou a ter realmente cara de metrópole. Com 1,4 milhões de habitantes, a cidade mistura algumas religiões e é um importante centro comercial.
Jericó – Palestina
Finalmente chegamos a região que tem a alcunha de “cidade mais antiga do mundo”. A cidade palestina aparece em diversas passagens na Bíblia como a “cidade das palmeiras”. Fica às margens do Rio Jordão e suas primeiras populações datam de 9000 a 9600 a.C. Uma visitinha a Jericó é sinônimo de muita história!
http://www.guiadasemana.com.br/turismo/galeria/as-10-cidades-mais-antigas-do-mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário