Servir... Servir e servir! A vida é um sopro divino. Fazer o bem no aprendizado maior do "AMOR".E "AMAR"
Ser útil dentro do possível
Ser o que "Sou" Como Sou...Uma vida pautada no amor, com eterna gratidão, junto ao meu semelhante e ao meu "Criador"
Sou...Assim!
Querendo ser sempre um "SER HUMANO" melhor, com justiça e verdade!!!
Esta é a minha realidade!
SAÚDE - Alimentos para prevenir e combater a depressão
Monday, July 21, 2014
Alimentos para prevenir e combater a depressão
Ter uma alimentação saudável e equilibrada é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas, mais do que isso, alguns alimentos funcionais, ou os chamados nutracêuticos, podem ser usados com finalidades bem específicas.
Vamos ver quais alimentos nos ajudam a prevenir e combater a depressão, e como fazer o melhor uso deles. Vem comigo!
Quando estamos deprimidos…
Várias causas levam a diferentes tipos de depressão, como traumas, perdas, problemas, predisposição genética, dificuldades emocionais, enfim, os motivos podem ser os mais variados, o que não muda muito é o que acontece no nosso cérebro.
O cérebro de uma pessoa deprimida fica com algumas funções comprometidas, os neurotransmissores falham e os níveis de serotonina, noradrenalina, dopamina (entre outras), que são substâncias responsáveis pela comunicação dos neurônios, ficam desequilibrados.
O que a alimentação pode fazer por uma pessoa deprimida
A alimentação pode estimular a produção dos neurotransmissores, ajudando a prevenir e a tratar crises de depressão. Uma alimentação rica em vitamina B e C, ômega 3, ferro, zinco e triptofano ajuda o cérebro a funcionar melhor.
É importante lembrar que atividade física também é muito importante neste processo. O aeróbico, em particular, libera endorfina que, assim como a serotonina, é responsável pela sensação de prazer e bem estar e ajuda também a lidar melhor com a sensação de estresse.
Alimentos para prevenir e combater a depressão
Os alimentos integrais como aveia, quinoa, centeio, arroz e amaranto, são ótimas fontes de proteínas, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes. Salmão, sardinha, ovos, castanhas, semente de linhaça e chia são ótimas fontes de ômega 3, dentre outros nutrientes.
Já os legumes e verduras como o inhame, mandioca, abóbora, cenoura, berinjela, batata doce, espinafre e brócolis, vão turbinar a dieta. As sementes de abóbora e girassol são ricas em triptofano.
As frutas como abacaxi, laranja, tangerina, goiaba, acerola, abacate, melancia, mamão, banana e jabuticaba também devem fazer parte do seu cardápio. O chocolate com mínimo de 70% de cacau também é um forte aliado. O leite e o iogurte são fontes de cálcio, que acalma e participa dos impulsos nervosos no cérebro.
Os chás de alecrim (chá da alegria), hibisco e laranjeira são ótimas opções para beber.
Mas lembre que alimentos nutracêuticos não substituem tratamentos e medicamentos convencionais. Nunca pare a medicação sem orientação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário