Servir... Servir e servir! A vida é um sopro divino. Fazer o bem no aprendizado maior do "AMOR".E "AMAR"
Ser útil dentro do possível
Ser o que "Sou" Como Sou...Uma vida pautada no amor, com eterna gratidão, junto ao meu semelhante e ao meu "Criador"
Sou...Assim!
Querendo ser sempre um "SER HUMANO" melhor, com justiça e verdade!!!
Esta é a minha realidade!
DEZEMBRO 2015... ÉPOCA DAS FESTAS ...Prata da casa (sempre brilhando!)
Prata da casa (sempre brilhando!) Colunista testou e ensina a conservar a prataria 24/12/2014 | POR THAIS SENNA; FOTOS MICHELLE MOLL E ARTE KAREN HOFSTETTER
Quem nos acompanha no Vamos Receber sabe que, quando a ocasião é formal, ou simplesmente queremos dar um toque de elegância e refinamento a uma reunião de amigos, peças em prata são uma constante na composição das nossas mesas. Dos talheres aos vasos, dos sousplats aos marcadores de lugar, a prata - de alguma forma se faz presente nessas ocasiões. E as festas de fim de ano pedem, sempre que possível, um belo e brilhante jogo de jantar e serviço.
Mas para que se obtenha o efeito desejado, é muito importante que as peças estejam brilhando, sem riscos ou pontos de oxidação.
A adequada limpeza da prata, contudo, é sempre um desafio, especialmente diante do risco de danificar a peça ao tentar limpá-la.
Por esta razão é que, para falar sobre o assunto, procuramos a expert e querida Márcia Primo Costa, da Bespoke Life, que nos deu as valiosíssimas dicas abaixo a respeito do assunto. Vale a pena conferir!
1. Em um bowl, acrescente 1 colher de sopa de Plinox 2. Acrescente 8 gotas de detergente neutro (atenção: o detergente neutro é o de cor amarela e não o transparente) 3. Acrescente 1 copo de água morna 4. Faça a mistura 5., 6. e 7. Com um pincel, e/ou com uma esponja bem macia, limpe a prata 8. Com uma escova, limpe os cantos 9. Lave com bastante água e sabão neutro, certificando-se de que nenhum resíduo do sabão ou do produto utilizado sobrou 10. Com um pano de algodão, enxugue e lustre a prata
Na nossa opinião, o Plinox foi o melhor produto para limpar a prata. É mais rápido e prático.
Caso a quantidade de peças de prata a serem limpas seja grande, pode-se fazer a solução indicada acima e deixar as peças em molho por 5 minutos em um recipiente fundo o suficiente para cobrir todas as peças (3 a 4 litros de água, uma colher de sopa de Plinox e uma colher de sopa de sabão líquido são suficientes para limpar até 15 peças pequenas a médias). Depois, faça o procedimento de limpeza.
Para comprar o Plinox, basta enviar um e-mail para Érida Carpi: eridacarpi@uol.com.br. Ela envia para todo o Brasil.
1. e 2. Com um algodão, passe o Monzi nos detalhes da peça em prata 3. e 4. Com um pincel, passe novamente o Monzi nos detalhes 5. Em um bowl, acrescente 1 colher de sopa de Plinox 6. Lave com bastante água e sabão neutro, certificando-se de que nenhum resíduo do sabão ou do produto utilizado sobrou 7. Com um pano de algodão, enxugue e lustre a prata
O Monzi é excelente para limpar os detalhes e cantinhos da peça em prata. A combinação Plinox com o Monzi é muito boa para a limpeza completa da prata. O Monzi é vendido na Multicoisas.
Atenção: o cheiro do Monzi não é muito bom e trata-se de um produto forte. Não é aconselhável usá-lo em prata que não seja de boa qualidade.
Além do Silvo, usamos o limpa-grude para tirar resquícios de etiqueta 1., 2., 3. e 4. Borrife o limpa-grude na prata e, com um algodão, tire o grude 5. e 6. Com um algodão, limpe a prata com Silvo. Lave com bastante água e sabão neutro, certificando-se de que nenhum resíduo do sabão ou do produto utilizado sobrou 7. Com um pano de algodão, enxugue e lustre a prata
O Silvo é ideal para limpar superfícies lisas, sem muitos detalhes, e é vendido em qualquer supermercado, assim como o limpa-grude.
1. e 2. Com uma escova de dente macia, use a pasta Christofle para limpar a prata. Lave com bastante água e sabão neutro, certificando-se de que nenhum resíduo do sabão ou do produto utilizado sobrou 3. Com a luva Christofle lustre e termine de limpar a prata
A pasta Christofle é adequada para limpar os produtos da marca francesa Christofle. Entretanto, a pasta não é encontrada no Brasil.
Algumas observações gerais: 1 - As peças de prata de lei são as mais fáceis de limpar. No entanto, a maioria das peças em prata que é comercializada apresenta um percentual de outros metais em sua composição, além do que seria aceitável para se classificar como prata de lei, tornando a limpeza mais complicada 2 - Os preparados para limpeza da prata, como a pasta Christofle, devem ser usados com muito cuidado porque contêm ácidos e outras substâncias que podem eventualmente desgastar o banho da prata 3 - Se pretender limpar joias em prata, lembre-se de que muitos joalheiros dizem que os produtos de limpeza são excessivamente abrasivos nesse caso 4 - Produtos de limpeza fortes e água sanitária irão danificar a prata de lei, em vez de limpá-la 5 - Nunca coloque peças de prata em máquinas de lavar louça 6 - Usar hidratante nas mãos 7 - Não é recomendável usar luva de plástico para limpar prata, pois ela solta enxofre, que danifica a prata. A luva médica é mais recomendável.
Esperamos que tenham gostado! Na próxima oportunidade, falaremos sobre como guardar a prataria adequadamente em casa.
Thais Senna e sua sogra, Maria Emilia Senna, são apaixonadas por vestir a mesa, especialmente para receber amigos e familiares queridos. A dupla comanda o blog Vamos Receber, que traz sempre uma novidade sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário