Servir... Servir e servir! A vida é um sopro divino. Fazer o bem no aprendizado maior do "AMOR".E "AMAR"
Ser útil dentro do possível
Ser o que "Sou" Como Sou...Uma vida pautada no amor, com eterna gratidão, junto ao meu semelhante e ao meu "Criador"
Sou...Assim!
Querendo ser sempre um "SER HUMANO" melhor, com justiça e verdade!!!
Esta é a minha realidade!
PÁSCOA 2017... Pratos icônicos da Páscoa ao redor do mundo
Pratos icônicos da Páscoa ao redor do mundo
PRATOS DA PÁSCOA AO REDOR DO MUNDO
BOLO FOLAR
O bolo folar ganha destaque na páscoa portuguesa. De forma geral, o folar é um bolo de massa seca, doce e ligada, feita com farinha de trigo, leite, banha, açúcar, canela, erva-doce e ovos. A receita varia conforme a região, sendo ora prato doce, ora salgado. Há quem adicione bacon e outras que se assemelham a um empadão de frango.
COLOMBA PASCAL
A colomba pascal na Itália é servida após o almoço de Páscoa. Já no Brasil é mais frequente no café da manhã. A massa leva farinha, ovo, manteiga, açúcar, fermento e água. Os ingredientes são os mesmos do panetone, mas mudam as proporções – a colomba leva mais manteiga, água e açúcar e por isso, fica mais úmida. Por causa do formato - de pomba -, ela assa mais rápido e tem ponto delicado: se passar tempo a mais no forno, a cobertura de açúcar e laranja amarga. Veja outras diferenças em relação ao panetone.
HOT CROSS BUNS
Na Inglaterra, a tradição são os hot cross buns, pãezinhos feitos com uma massa leve e uvas-passas e perfumados com uma mistura de especiarias (canela, noz-moscada e cravo). No topo, levam um desenho em forma de cruz - feito com uma pasta de farinha de trigo e água. A teoria mais aceita entre os ingleses é de que começaram a ser produzidos no século 16 por pagãos para homenagear a chegada da primavera - a cruz representaria os quatro estágios da lua. Mais tarde, os cristãos teriam se apropriado da ideia e passado a ver na cruz um simbolismo para a crucificação de Jesus.
BOLO SIMNEL
Outro prato tradicional inglês é o simnel cake, um bolo leve de frutas secas que tradicionalmente levam amêndoas, gengibre, raspas de limão e marzipã - no recheio e por cima . São comumente decorados com 11 bolinhas de marzipã (doce de amêndoas) no topo.
TORRIJA
Na Espanha se come torrija, que nada mais é a rabanada como a conhecemos. A diferença é que se por aqui a comemos no Natal, por lá é prato típico de Páscoa. O doce também é chamado de torreja ou torradetes de Santa Teresa, na Catalunha.
GIGOT DE CORDEIRO
Além do bacalhau, outro ingrediente comum na França é o cordeiro, que na simbologia da Páscoa representa a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. O gigot, a perna do cordeiro, ensopada, assada com tomate, é um tipo de prato tradicional.
CHOEREG
O Choereg é um pão doce feito especialmente para a época, comido tradicionalmente na Armênia e na Turquia. A receita leva mahlab, uma especiaria pouco utilizada no Brasil, de sabor amargo e que combina com frutas secas, como a uva-passa, também presente na receita.
OSTERLAMM
Na Alemanha, para quem quer evitar o consumo de carne, há o Möhrencremesuppe, uma sopa de cenoura como prato tradicional. O Osterlamm (foto), é um pão em que a massa é moldada em uma forma de cordeiro antes de ir ao forno. Na parte dos doces, Osterzopf é uma rosca trançada enfeitada com ovos cozidos coloridos.
TORTA CAPIXABA
No Brasil, um dos pratos típicos além do bacalhau é a torta capixaba, feita no Espírito Santo. É a combinação de bacalhau, siri, frutos do mar e palmito, como uma espécie de moqueca sólida, rústica e corada, que não pode faltar à mesa na Semana Santa. Pode ser servida fria em pedaços, como entrada, ou quente acompanhada de arroz branco, na forma de prato principal. Leia mais sobre a receita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário