https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

domingo, 21 de maio de 2017

TURISMO... BRASIL / RANKING DAS 10 MELHORES PRAIAS DE SANTA CATARINA

RANKING DAS 10 MELHORES PRAIAS DE SANTA CATARINA


Litoral deSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Elaborar um ranking das mais belas praias de Santa Catarina, é uma missão nada fácil. Avaliar uma praia é pra lá de subjetivo e tão difícil quanto medir um grão de areia, os critérios que procurei usar foram: estado de preservação, condições das águas, beleza cênica. Além de tudo isso, visito todas elas em várias estações a mais de 10 anos. É isso aí. Se a lista não servir como indicação para você se esbaldar no próximo verão em Santa Catarina, que sirva, ao menos, para abrir um bate papo gostoso nas areias das praias catarinense. Prometo que as próximas listas terão reforços com um time da pesada (fotógrafos viajantes e moradores turistões). Aguarde mais um pouco que logo logo vem mais. Agora chega de papo e prepare-se para conhecer os lugares mais lindos do litoral de Santa Catarina e Boas Viagens!

1° Lugar – LAGOINHA DO LESTE (Florianópolis)
Lagoinha do Leste é deserta, preservada, rola altas ondas, e pra completar tem uma bela lagoa. Chegar aqui não é tão simples. Você pode optar por fazer uma das duas trilhas de acesso ou atravessar a costa de barco. A trilha mais curta e mais procurada pelos turistas pede uma caminhada de 1 hora e começa no Pântano Sul. A segunda trilha sai da Praia do Matadouro e já exigirá um pouco mais de esforço, durando cerca de 3 horas. Nos dois casos você precisará subir morros e enfrentar caminhos de pedra, então prepare-se para esse tipo de trajeto.
Já para quem optou por atravessar com os barcos, esses saem do Pântano Sul e levam cerca de 15 minutos para fazer o trajeto. Todos são feitos por pescadores, portanto, não é um serviço regular e estruturado. Apesar do esforço, o que vai encontrar valerá muito a pena. A Praia de Lagoinha do Leste fica escondida entre alguns do litoral Sul de Florianópolis e tem ares de praia deserta. O local acabou caindo no gosto de qualquer turista que chega para conhecer. Vai ser difícil não querer voltar sempre.
Há lagoas, trilhas, cachoeira, uma mata nativa para quem gosta de explorar a natureza, costões e, claro, uma linda praia. Pode-se dizer que Lagoinha do Leste além de bonita é completa. É um total de 1,2 quilômetros de mar aberto, perfeito para quem gosta de praticar esportes e precisa de ondas mais fortes. Mesmo que bravio, você encontra algumas piscinas naturais. A água do mar é completamente cristalina e dá para arriscar-se em alguns mergulhos.
Lagoinha do Leste é completamente protegida por leis locais. A vegetação daqui é a única da Mata Atlântica no Estado, portanto, você não encontrará construções e nem estradas. E essa particularidade é exatamente o que vai lhe encantar!
2° Lugar – ILHA DO CAMPECHE (Florianópolis)
Ilha do Campeche em Florianópolis tem Mar azul-Caribe, é ótima para mergulho e você ainda pode fazer caminhadas por trilhas para ver as inscrições rupestres.
Os costões e morros da Ilha do Campeche é um Patrimônio Arqueológico do Estado de Santa Catarina. Se você sempre se imaginou visitando lindas ilhas ao redor do mundo, com paisagem paradisíaca, mar calmo com águas completamente cristalinas, areia branca e fina, não precisa ir tão longe. Logo na Costa Leste de Santa Catarina, você encontra a Ilha do Campeche.
Ela é assim chamada por ficar justamente em frente a conhecida Praia do Campeche e você precisará apenas atravessá-la para desfrutar desse ambiente encantador. O local é bastante visitado por turistas, mas ainda não possui estrutura para uma circulação mais intensa. A Associação Couto de Magalhães fica à frente do controle e preservação da ilha, evitando que o ecossistema do lugar, único no Estado, seja destruído. Então é indicado levar seu lanche e um guarda-sol para aproveitar melhor o dia.
Para quem gosta de aventurar-se um pouco mais. A ilha ainda conta com trilhas ecológicas monitoradas, onde é cobrada uma taxa que varia entre 10 e 20 reais, dependendo da distância e dificuldade do percurso. Também há serviço de mergulho, com aluguel das roupas na própria ilha, caso você não tenha o equipamento ideal. Tanto as trilhas, como o mergulho não podem ser feitos sem um monitor, então fique atento para evitar problemas.
3° Lugar – GUARDA DO EMBAÚ (Palhoça)
Guarda do Embaú é uma praia paradisíaca, preservada, ótima para surfe e ainda tem uma lagoa limpa e linda.
Localizada em Palhoça, a Praia da Guarda do Embaú é uma área com ares bem alternativos e muito popular no litoral de Santa Catarina. O acesso mais popular para lá é feito através do Rio da Madre, onde você encontra diversas opções de embarcações de pescadores locais. Há também aqueles que atravessam a nado, mas só se arrisque se você tiver um preparo físico para isso, mesmo não sendo um trajeto longo. Na época mais seca, às vezes, é possível atravessar a pé mesmo. Os aventureiros de plantão também chegam aqui por trilhas partindo da Prainha e da Pedra do Urubu, mas o trajeto é bem maior.
Guarda do Embaú se popularizou devido ser a queridinha dos surfistas em Santa Catarina. Então chegando por aqui você encontrará muitos jovens atletas e amadores que se aventuram pelas ondas locais. Isso também levou a região a crescer um pouco mais, com pousadinhas e restaurantes simples, porém completos. Você não encontrará uma noite muito agitada, mas na colônia de pescadores sempre acontecem luais e encontros bem divertidos.


4° Lugar – PRAIA DO ROSA (Imbituba)
praia do Rosa é o reduto dos surfistas, tem verde para todos os lados, águas cristalinas e uma lagoa bem no meio da praia que é ideal para as crianças se divertirem.
São apenas 2 quilômetros de extensão, mas o suficiente para encantar qualquer visitante. Toda a área é cercada por costões e morros de mata nativa, dando um charme ainda mais especial ao lugar.
Para quem deseja um mergulho diferente, a Lagoa do Meio também faz parte da Praia do Rosa e é bastante popular entre os turistas, principalmente pelo fato de o mar desta praia ter ondas mais fortes e mais altas.
Durante o verão as baleias francas aparecem na região, o que atrai muitos turistas para observa-las junto aos seus filhotes, pertinho da costa.
Se você quer alguns dias de sossego e um local pouco movimentado, evite ir a Praia do Rosa na alta temporada, pois o agito é dia e noite. Há estrutura no local para não faltar nada em suas férias. Hotéis e pousada para todos os gostos e restaurantes que servem pratos diversos e deliciosos. Contudo, é preciso pesquisar bastante se você vir para a Praia do Rosa em período de baixa estação. Alguns lugares não funcionam e você pode ficar sem um ou outro serviço.
5° Lugar – MARISCAL (Bombinhas)
praia de Mariscal é extensa, ótima para fazer caminhadas, tem areia bem branquinha e água limpa. É uma praia ideal para famílias aproveitarem do meio da praia até o canto direito, onde possui bares e restaurantes, agora para os surfistas o melhor fica no canto esquerdo, chamado de Atalaia onde quebram altas ondas.
No final da década de 70 um loteamento em especial no município de Bombinhas se destacou devido a quantidade de mariscos que era encontrado no mar e na areia. A partir daí, turistas de todas as partes optavam por passar suas tardes por lá, desfrutando o melhor da costa catarinense. Hoje, a conhecida Praia do Mariscal é visitada por pessoas de todos os tipos e gostos.
São 5 quilômetros de extensão, dividido entre partes, para aqueles que querem mais sossego, famílias, turistas mais agitados e surfistas. A estrutura da região também é completa. Já no final da praia, é possível encontrar hotéis, pousadas, restaurantes e lojas de conveniência para deixar seu passeio bem completo.
6° Lugar – PRAIA MOLE (Florianópolis)
praia Mole é uma das mais badaladas e onde você vai encontrar os corpos mais sarados da Ilha, esta praia tem ondas fortes e no entorno só verde e sem nenhuma construção. Já no cantão esquerdo fica o point gay localizado bem pertinho da praia da Galheta.
Para quem gosta de badalação, a Praia Mole é o destino ideal. São 960 metros de extensão, onde de um lado você encontra grupos de surfistas profissionais e amadores, gente jovem e bonita, além de muita festinha por todos os lados. A noite extremamente agitada e com luais alternativos para quem quiser curtir um som mais calminho. A balada aqui também não fica de fora e você encontra muita agitação e paquera na praia.
Apesar de toda agitação, a Praia Mole ainda não conta com uma estrutura completa, como acontece nas praias vizinhas. Contudo, isso não é motivo para deixá-la fora do seu roteiro. O lugar guarda um aspecto de praia paradisíaca muito bonito e vale a pena ser conhecido.
7° Lugar – ILHA DE PORTO BELO
Ilha de Porto Belo é bem preservada, tem pontos ideais para mergulho de snorkel, trilhas para ver inscrições rupestres, museu com fósseis de animais e pequenas praias bacanas.
A alta temporada faz com que cada cantinho da Ilha de Porto Belo seja disputado. Os atrativos daqui explicam exatamente porque todo turista que visita a região sai encantado e quer voltar sempre. São áreas verdes preservadas, um mar de águas bem cristalinas e com poucas ondas, além de uma areia fina, branca e ótima para aquele passeio no final da tarde.
A Ilha de Porto Belo também é muito bem estruturada para receber seus turistas. O lugar conta com pousadas e hotéis de todas as categorias, restaurantes com menus diversificados e muitas atrações o ano inteiro. Nos meses de baixa estação, você pode visitar a ilha e encontrar tudo isso, porém todos os serviços ficam suspensos, o que a transforma em um lugar quase que deserto. Então se optou por visitar aqui nas épocas menos badaladas é preciso trazer sombreiro e lanche para passar o dia.
8° Lugar – ESTALEIRINHO (Balneário Camboriú)
As areias da praia do Estaleirinho são disputadas pela galera jovem que vem em busca de badalação, o lugar tem um ar bem selvagem e ondas fortes.
Quem deseja fugir das praias muito lotadas, precisa conhecer Estaleirinho. Essa costa fica entre duas imensas pedras, o que dá a sensação de ser um local exclusivo e totalmente fechado. O mar também favorece os banhos, sendo calmo e mais parecendo uma imensa piscina natural de águas cristalinas. Tornou-se uma das praias mais populares entre os jovens, devido as festas que temporariamente acontecem por aqui, principalmente no verão.
Não há uma imensa estrutura em Estaleirinho, mas você encontra barracas na praia para servir ótimos petiscos e aquela bebida bem gelada.  Além de curtir o lindo cenário, ainda dá para aproveitar a estrutura do centro de Balneário Camboriú, que fica apenas a 11 quilômetros.
9° Lugar – LAGOINHA (Bombinhas)
praia da Lagoinha tem faixa de areia estreita e ótimas piscinas naturais para mergulhar de snorkel. Essa praia é ideal para curtir com as crianças porque quase sempre irá encontrar um mar bem calminho. Ela é muito disputada durante os meses do verão e possui apenas 1 quilômetro de extensão, mas é de uma imensidão incrível. O local é bem completo para qualquer turista, com várias pousadas, hotéis e restaurantes para atendê-lo. Para quem gosta daquele mar calmo, sem ondas e perfeito para tomar banhos relaxantes, encontrou o lugar certo.
Lagoinha é um destino para a família inteira e você com certeza vai adorar conhecer. Daqui também se tem uma vista privilegiada da Ilha do Arvoredo, que pode ser incluída no seu roteiro de viagem.
10° Lugar – SILVEIRA (Garopaba)
praia da Silveira é toda cercada por morros e muito preservada, o surfe rola solto e  é indica no Ranking dos 5 melhores picos de surfe de Santa Catarina.
Você encontra por aqui turistas de todas as idades, principalmente fãs de surf que vêm acompanhar os campeonatos nacionais e internacionais que acontecem durante o ano inteiro. O cenário é formado por imensos costões com uma vegetação totalmente preservada e que encanta qualquer um. O mar é agitado, como você já pode supor, mas ainda assim rende alguns bons mergulhos para aqueles que se aventuram sobre as ondas.
Quanto a estrutura você também não precisa se preocupar. A região inteira conta com hotéis e pousadas de todos os estilos e restaurantes com um menu bem diversificado. Observe apenas o calendário, pois em épocas de eventos, a região torna-se bem disputada!
Agora meus amigos fechar uma lista das 10 melhores praias é pra deixar qualquer um de cabelo branco, inclusive acabou de aparecer os primeiros fios em mim. Não é mole não deixar de fora da lista praias como: FerrugemQuatro Ilhas e Jurerê, mas é assim mesmo quem sabe nos próximos anos elas entram ou eu aumento a lista para as 100 melhores praias de Santa Catarina para ficar mais fácil, afinal de contas eu tô pra ver praias mais bonitas do que as de Santa Catarina.
PARTICIPE!
Pessoal, logo abaixo existe um campo que as pessoas estão deixando suas opiniões sobre a lista das 10 melhores praias de Santa Catarina e isto pode ajudar você nas suas próximas viagens para Santa Catarina. Aproveite para dar suas sugestões e nos ajudar a construir um conteúdo cada vez mais relevante para as pessoas viajar melhor.
Espero que aproveitem.

Ricardo Junior
http://www.litoraldesantacatarina.com/dicas-de-passeios/melhores-praias-sc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário