https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Jamais devemos despertar um sonâmbulo: Mito ou Verdade?

Segunda-feira, 11 de março de 2013

Jamais devemos despertar um sonâmbulo: Mito ou Verdade?


Descubra se acordar uma pessoa que caminha durante o sono pode fazer algum mal a ela.



Se você conhece algum sonâmbulo, desses que saem perambulando por aí enquanto estão dormindo, já deve ter ouvido que nunca devemos despertar essas pessoas, pois o susto poderia fazer com que elas entrem em choque e até tenham um ataque do coração. Mas será que essa história é verdade ou tudo não passa de mais uma lenda urbana?

De acordo com o pessoal do mental_floss, não existe nenhuma evidência que comprove que acordar um sonâmbulo possa fazer algum mal. Mas, apesar de podermos despertar essas pessoas sem problemas, o melhor mesmo é não fazê-lo. Isso porque, durante os “passeios”, os sonâmbulos normalmente se encontram em uma fase do sono conhecida como NREM ou movimento dos olhos não rápido estágio 3.

Passeios noturnos

Essa é uma fase bastante profunda do sono, sendo muito difícil que alguém acorde diretamente dessa etapa voluntariamente. E embora seja possível despertar alguém durante esse período, a ação pode provocar o que os especialistas chamam de inércia do sono, deixando a pessoa grogue, confusa e agitada durante cerca de 30 minutos.

Devido à confusão, o sonâmbulo pode não reconhecer a pessoa que o está despertando imediatamente, reagindo de maneira inesperada e até mesmo agressiva. Por outro lado, também é perigoso deixar que um sonâmbulo fique perambulando por aí, já que eles podem acabar se machucando ou machucando alguém já imaginou se eles decidem cozinhar, sair dirigindo ou “voar” durante o sono?

Portanto, melhor do que acordar um sonâmbulo embora não exista mal algum nisso, o ideal é conduzi-lo gentilmente de volta para a cama.

Fonte: Megacurioso


http://www.vocerealmentesabia.com/2013/03/jamais-devemos-despertar-um-sonambulo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário