https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

quarta-feira, 5 de março de 2014

Bloco Bacalhau do Batata arrasta foliões incansáveis há 50 anos em Olinda



14:16:04

PERNAMBUCO // QUARTA-FEIRA

Bloco Bacalhau do Batata arrasta foliões incansáveis há 50 anos em Olinda

c2c89dd28149cae03a4d2fae27f76522.jpg
Estandarte do Bacalhau do Batata é feito na hora com os ingredientes do prato
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem/ Arquivo

Helder Lopes
Do NE10
Tem gente que não se contenta com nada mesmo. Como quando dizem daquelas pessoas: "a gente dá a mão e fulano quer logo o braço". No Carnaval é do mesmo jeito. Não satisfeitos com os quatro dias de festa, tem gente que ainda insiste em, na Quarta-feira de cinzas, subir até o Alto da Sé para descer, Deus sabe como, atrás do tradicionalíssimo Bacalhau do Batata. E não é um tradicional qualquer, são 50 anos, redondos, de farra.
E quem acha que um bloco é suficiente para os poucos guerreiros que estendem o Carnaval até a prorrogação, está muitíssimo enganado. Nem são poucos, nem cabem todos num só bloco. Além dos milhares que brincam no Bacalhau do Batata, a quarta-feira arrasta ainda gente no Bacalhau de Dona Chica (Rua 21, 5 ª Etapa de Rio Doce), do Verdura (Estrada de Águas Compridas),  do Rosa (Alto da Conquista), e dos retardatários, o do Beto, às 15 h no Terminal de Ouro Preto.
Foto: Alexandre Severo/ JC Imagem/ Arquivo
O Estandarte do Bacalhau do Batata é feito lá, na hora, com os ingredientes do prato. Verduras, legumes, batatas, bacalhau, claro, e cerveja, cachaça e o que  for possível pendurar. O cheiro, claro, todo mundo sente. Antes, porém, às 5 h da manhã (é isso mesmo, CINCO HORAS DA MANHÃ!), já tem gente tomando aquela cervejinha e comendo o munguzá de Zuza Miranda e Thaís, em frente à Catedral da Sé.
Além dos incansáveis foliões, os Bacalhaus todos da vida são as festas do que trabalham durante a folia. Foi, inclusive, por uma dessas pessoas que fazem, literalmente, o Carnaval acontecer que surgiu o Bacalhau do Batata. O bloco foi fundado pelo garçom Isaías Pereira da Silva, o Batata, que por não poder brincar nos verdadeiros dias de Carnaval, resolveu criar um bloco justamente para os que, como ele, não poderiam deixar passar em branco.

Bye..Bye! CARNAVAL AGORA, SÓ EM 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário