Significado de Anjo
Um anjo é uma criatura espiritual que habita no céu e tem a função de mensageiro entre Deus e os seres humanos.
A palavra anjo tem origem no termo grego ággelos que significa mensageiro, e são seres celestiais criados por Deus para serem mensageiros. Não têm vontade própria, ou seja, não têm livre arbítrio como o Homem, e são criados com o objetivo único de dar glória e cumprir a vontade de Deus.
De acordo com a angelologia, os seres angelicais são: serafins, querubins, tronos, dominações, virtudes, potestades, principados, arcanjos e anjos. São Tomás de Aquino dividiu os seres celestiais em três esferas. A primeira é constituída por serafins, querubins e tronos. Fazem parte da segunda esfera os domínios, virtudes e potestades. A terceira esfera é composta com arcanjos e anjos.
Lúcifer era um anjo de luz, que se revoltou contra Deus. Ele e os seus seguidores foram expulsos do céu e se converteram em Satánas e demônios.
A adoração aos anjos (angelodulia) é uma prática comum na Igreja Católica e Ortodoxa, mas é rejeitada pelo judaísmo e protestantismo.
No contexto das artes, os anjos foram representados com a forma humana e com asas, para lhe dar um aspecto menos terreno e mais sobrenatural. Muitos anjos são representados como crianças.
Quando usada em sentido figurado, a palavra anjo pode descrever uma pessoa muito boa, inocente ou com muitas qualidades. Ex: Ele é um anjo, seria incapaz de machucar outra pessoa.
A expressão anjo da guarda descreve um anjo que exerce a função de protetor de alguém. A doutrina católica baseada na passagem em Mateus 18:10 afirma que um anjo da guarda é um anjo que acompanha cada pessoa, principalmente depois do batismo.
Significado de Querubim
O que é Querubim:
Querubim é um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins.
Os querubins são mencionados em diversas passagens bíblicas. Em uma das visões divinas relatadas pelo profeta Ezequiel, é feita uma descrição dos querubins no primeiro capítulo do seu livro:
“E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem; cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas. E as suas pernas eram retas; e as plantas dos seus pés como a planta do pé dum bezerro; e luziam como o brilho de bronze polido. E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e todos quatro tinham seus rostos e suas asas assim: uniam-se as suas asas uma à outra; eles não se viravam quando andavam; cada qual andava para adiante de si; e a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem”.
Popularmente um querubim é designado por uma pintura ou uma escultura de um anjo que possui corpo de criança.
Significado de Hosana nas Altura
O que significa Hosana nas Alturas:
Hosana nas alturas é um termo proveniente tanto do latim, como do hebraico, e significa “Salva-nos, te imploramos”, ou “te imploro”. Hosana nas alturas é uma oração a Deus, e significa: “Salva-nos agora, ó Tu que habitas nas maiores alturas”.
Esta expressão é bastante popular no Cristianismo e no Judaísmo e existem várias músicas criadas com essa expressão.
O termo surgiu em um momento da história, que é contado na Bíblia. Ocorreu quando uma multidão esperava que Jesus fosse um rei terreno, e a recepção que lhe deram lembrava a entronização de Salomão ou a ascensão de Jeú ao trono de Israel. Conforme a Bíblia, mais concretamente em Mateus 21:8, as pessoas imediatamente pegaram os seus mantos e os estenderam sobre os degraus. Jesus não tinha a intenção de se tornar em um rei terreno, mas pelo contrário, ele se humilhou a si mesmo e foi obediente até à morte na cruz.
A multidão gritava “Hosana”, como que repetindo as palavras do Salmo 118.25: "Salva-nos, SENHOR"! Nós imploramos. Não demoraria muito e a multidão, instigada pelos agitadores plantados ali pelos inimigos de Jesus, gritaria: “Crucifica-o”.
Significado de Hosana
O que é Hosana:
Hosana significa “salve-nos” e é um termo litúrgico, de origem hebraica, e muito utilizada nas religiões Judaica e Católica. Hosana aparece em diversas passagens da Bíblia, além de ser utilizada também em cantos e rezas.
Hosana era gritado pelo povo sofrido de Jerusalém, quando Jesus passava, pedindo que ele o ajudasse, pedindo a sua salvação, acreditando que Jesus poderia libertá-los do sofrimento e dos dominadores daquela época.
Judaísmo
No Judaísmo, Hosana é utilizada no “Serviço de Hoshana”, que é um ciclo de orações onde cada seleção é cantada pela manhã, durante a Festa dos Tabernáculos, conhecido como Suco. O ciclo de Hoshana é também cantado no sétimo dia do festival de Hoshaná Rabá.
Cristianismo
Hosana, para o Cristianismo, é sempre cantada ou rezada, como adoração a Jesus. O termo tem origem quando Jesus foi reconhecido como o Messias ao entrar em Jerusalém, então as pessoas gritavam “Hosana! Bendito é aquele que vem em nome do Senhor!”. Nas celebrações Católicas, as pessoas cantam "Hosana nas Alturas".
Hosana - Diante do Trono
Hosana é uma música do grupo Diante do Trono, uma banda brasileira de música cristã que foi criada em 1997 em Belo Horizonte, mais concretamente na Igreja Batista da Lagoinha. O grupo Diante do Trono alcançou a popularidade logo no seu primeiro disco, intitulado "Diante do Trono", lançado em 1998.
Hosanna - Hillsong
Hillsong United é o grupo de louvor da Hillsong Church, que se encontra na Austrália, uma banda que já lançou vários discos e compõe música que faz muito sucesso com o público jovem. As suas músicas são traduzidas para vários idiomas e cantadas em igrejas de todo o mundo.
Hosana Imóveis
A Imobiliária Hosana Imóveis é uma empresa que atua em Caieiras e redondezas, e que está presente no mercado imobiliário há mais de 12 anos. A Hosana tem como objetivo trabalhar com os seus clientes de forma respeitosa, transparente e ética.
Hosana Hosana Hosana ao nosso Rei
"Hosana Hosana Hosana ao nosso Rei" é uma música de adoração a Deus, interpretada pelo ex-padre Zeca.
Significado de Pedra Angular
O que é Pedra Angular:
Nas construções antigas, a pedra angular era a pedra fundamental, a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. Servia para definir a colocação das outras pedras e alinhar toda a construção.
A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção.
No Cristianismo, a Pedra Angular é simbolicamente representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas passagens da Bíblia Sagrada há referências sobre a pedra angular.
No Livro dos Salmos, capítulo 118, versículo 22, há uma metáfora sobre os construtores (a nação judaica) rejeitarem o mais importante elemento na construção do templo espiritual (Jesus Cristo, o Messias), conforme se lê: "A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular". A Pedra Angular escolhida por Deus para edificar a Igreja, conforme a planta divina, foi Jesus Cristo.
Portanto, uma pedra angular na construção de um edifício é a base sólida que ele necessita para conseguir chegar à altura programada, sem cair. Para um cristão, Jesus Cristo é essa base fundamental na qual se assenta toda a construção da Igreja, formada por todos aqueles que acreditam na Palavra de Deus.
http://www.significados.com.br/pedra-angular/
http://www.significados.com.br/pedra-angular/
Nenhum comentário:
Postar um comentário