Significado de Bíblia
O que é Bíblia:
Bíblia é um termo com origem no Grego “biblion” cujo significado é “rolo” ou livro”. Para o Cristianismo, a Bíblia é um conjunto de textos escritos através da inspiração divina e que contém as doutrinas que orientam o comportamento dos cristãos.
No sentido figurado, o termo é também usado para designar um livro de extrema importância e que contém todas as informações relevantes em determinada área. Exemplo: A Bíblia do JavaScript, A Bíblia da Administração de Empresas.
A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido de todos os tempos. Foi escrita originalmente nos idiomas aramaico, hebraico e grego, e traduzida em mais de 2000 línguas.
O primeiro livro da Bíblia, Gênesis, foi escrito por volta de 1445 a.C. e o último livro, Apocalipse, por volta de 90 a 96 d.C. A Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 homens, em um período que totalizou cerca de 1600 anos.
É composta por 66 livros divididos em dois grandes grupos: o Antigo e o Novo Testamento. Testamento (berith em hebraico) significa aliança, contrato ou pacto.
O Antigo Testamento possui 39 livros que relatam histórias relacionadas à criação do mundo e todos os acontecimentos que se seguiram até aos anos 445 a.C, no seu último livro (Malaquias), que fala sobre a vinda do Messias.
Dentre os inúmeros livros apócrifos (que não foram escritos por inspiração divina), existem 7 livros sagrados reconhecidos pela Igreja Católica que não constam no Antigo Testamento da Bíblia cristã: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque.
O Novo Testamento possui 27 livros que apresentam a história de Jesus Cristo, englobando acontecimentos durante sua vida e após a sua morte.
Significado de Circuncisão
O que é Circuncisão:
Circuncisão é uma operação cirúrgica que remove o prepúcio, uma pele que cobre a glande do pênis, É um termo oriundo do latim, que significa cortar ao redor. A cirurgia de circuncisão é realizada há mais de 5 mil anos, muito por motivos religiosos, como muçulmanos e judeus.
A circuncisão masculina é o tipo mais praticado desde o século XIX, e em alguns países, como os Estados Unidos, é considerada uma operação muito vulgar, pois diz-se que a remoção da pele favorece a masturbação e a prática de atos sexuais. Há muitos anos atrás, a circuncisão era mais comum, mas atualmente, tirando em casos religiosos, a prática regular de hábitos de higiene estão substituindo os benefícios da cirurgia.
Um possível motivo para o início da cirurgia de circuncisão é que, em muitas culturas, o início da puberdade é um momento especial, e a cirurgia seria como um ritual de passagem, demonstraria a entrada do jovem na vida adulta.
Circuncisão feminina
Existe também a circuncisão, também chamada de mutilação genital feminina (MGF), é uma prática realizada em vários países, principalmente na África e na Ásia. A circuncisão feminina é uma operação que amputa o clitóris da mulher, para que ela não sinta prazer na relação sexual. Não há fundamentos religiosos para essa operação, é apenas uma forma de controlar as mulheres e torná-las dependentes dos homens.
A circuncisão feminina é uma prática que gera danos irreparáveis tanto a nível físico como a nível psicológico, e em muitos casos, causa mesmo a morte de muitas meninas. Waris Dirie, autora do livro "Flor do Deserto" e embaixadora da ONU contra a circuncisão feminina, afirma que a dor é indescritível. A modelo foi circuncidada quando tinha 5 anos. Em determinadas culturas, muitas pessoas acreditam que se essa mutilação não ocorrer, a mulher não conseguirá encontrar um marido, já que uma mulher circuncidada é sinal de pureza. Mulheres que não apresentam tal condição são muitas vezes excluídas pelo resto da sociedade.
Circuncisão do Coração
Na Bíblia, mais concretamente no Velho Testamento, a circuncisão era uma marca do povo de Deus, algo que era um mandamento de Deus. Antigamente, em Israel, a circuncisão era sempre feita no oitavo dia. No Novo Testamento, com a vinda de Jesus e nos dias de hoje, a marca do povo de Deus se encontra no coração, porque aqueles que aceitam Jesus e vivem de acordo com os seus mandamentos têm um coração novo e uma vida transformada. O apóstolo Paulo explica isso mesmo em Romanos capítulo 2, versículo 29, onde introduz o conceito de "circuncisão do coração".
Circuncisão e Fimose
A fimose é a impossibilidade de puxar completamente para trás a pele do prepúcio que reveste a glande. Normalmente o prepúcio se solta de forma natural antes dos 3 anos. A fimose propriamente dita é quando isso não acontece e há uma espécie de anel apertando essa extremidade, o que impede que o prepúcio seja recolhido. A fimose não impede o desenvolvimento do pênis nem diminui o fluxo de urina. No entanto, por motivos higiênicos e por ser um problema que pode retirar o prazer no ato sexual, à circuncisão é a cirurgia aconselhada para solucionar o problema da fimose.
Significado de Eunuco
O que é Eunuco:
Eunuco é um homem castrado, que teve os testículos e/ou o pênis removidos. No sentido figurado o termo é usado com o significado de “estéril”, “impotente”, “fraco” ou “inútil”.
No Oriente Médio e na China, o eunuco era o guarda encarregado de cuidar dos haréns, local da casa reservado às esposas e odaliscas. Para se tornar eunuco, o homem guardião era escolhido pela sua incapacidade sexual, que poderia ser causada por um problema congênito ou por ter sido sujeito à castração.
Houve um período na História em que se fazia a castração nos meninos entre 8 e 10 anos de idade para impedir a mudança de voz e que se tornassem cantores com voz feminina. “Castrato” era como se designava esse tipo de cantor ("castrati", no plural). Fo só em 1902 que o Papa Leão XIII proibiu essa prática.
Na seguinte passagem da Bíblia, Jesus faz referência a três tipos de eunucos:
“Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o.” (Mateus, 19:12)
Além dos eunucos que já nasceram com esse tipo de problema e os que foram castrados por outros homens, Jesus fala sobre um outro tipo de eunuco: aquele que praticava o celibato para se dedicar exclusivamente à vida religiosa, ao reino dos céus.
http://www.significados.com.br/eunuco/
Significado de Babilônia
O que é Babilônia:
Babilônia foi a capital da Suméria, na antiga Mesopotâmia, que atualmente é o Iraque. Babilônia significa "Porta de Deus", e os judeus dizem que é um termo de origem hebraica, que significa confusão, e inclusive aparece na Bíblia.
Babilônia foi um império, que fez história, principalmente com o Rei Nabucodonosor, e teve um papel fundamental na história da Mesopotâmia. A Babilônia era uma cidade muito avançado para a sua época, desde os primórdios, seus habitantes tinham grandes conhecimentos sobre agricultura, arquitetura, astronomia etc. O primeiro rei foi Hamurabi, que influenciou até os dias de hoje, pois foi ele que criou a divisão do dia em 24 horas e da hora em 60 minutos.
A Babilônia também está marcada na história com os Jardins Suspensos da Babilônia, que foram uma das sete maravilhas do mundo antigo. Apesar de ter sido incluída nessa lista, não há certezas se ela realmente existiu, não existem muitas descrições detalhadas ou vestígios arqueológicos foram encontrados. Dizem que o rei Nabucodonosor construiu os jardins para sua mulher, Amytis, uma princesa da Média.
Significado de Armageddon
O que é Armageddon:
Armageddon (em inglês) ou armagedom (em português) é uma palavra que está na Bíblia e significa o lugar onde acontecerá a batalha final entre as forças do Bem e do Mal.
Quanto à etimologia, armageddon tem origem na expressão hebraica har megiddo, que significa "monte de Megido", um local situado aproximadamente a 30 km a sul de Nazaré. Neste monte ou colina aconteceram várias batalhas relevantes para o povo hebraico.
Na Bíblia, a palavra Armagedom só aparece uma vez, em Apocalipse 16:16: "Então os três espíritos os reuniram no lugar que, em hebraico, é chamado Armagedom." A Bíblia sugere que neste lugar acontecerá o conflito final entre Deus e os espíritos malignos. Alguns autores afirmam que a passagem em Jeremias 46:10 também é uma referência ao Armagedom, e por isso acreditam que esse local fica perto do rio Eufrates.
Muitas vezes a palavra armagedom está relacionada com o fim dos tempos, através de uma última batalha de destruição total. Também costuma ser usada para descrever um grande e importante conflito. Por esse motivo, esta palavra é bastante comum em vários filmes e seriados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário