https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/418/campinas-sp

Páginas

domingo, 16 de novembro de 2014

Veja os melhores lugares do mundo para ver a Aurora Borea

Veja os melhores lugares do mundo para ver a Aurora Boreal



VEJA OS MELHORES LUGARES DO MUNDO PARA VER A AURORA BOREAL


O sonho de muitos viajantes mundo afora é ter a oportunidade de admirar a Aurora Boreal, um dos fenômenos mais espetaculares da natureza. O show multicolorido e misterioso das luzes dançantes é algo que certamente vale a pena incluir no livro de experiências da vida.

O movimento rápido das "cortinas" coloridas é formado a partir da colisão de moléculas de ar com ventos solares eletricamente carregados no campo magnético da Terra. Suas cores variadas são uma consequência dos diferentes gases na atmosfera superior.

Para aumentar a probabilidade de presenciar a dança das luzes, é preciso ir para áreas com pouca iluminação e localizadas em zonas de latitudes entre 65 e 72 graus. Ela pode ser avistada a qualquer momento, mas entre 21 horas e 2 horas costuma ser um tempo de visualização privilegiado.

Lugares inóspitos atraem turistas para ver o fenômeno

A Aurora Boreal ocorre com maior frequência na região do Círculo Polar Ártico e, nos últimos anos, a chance de apreciar o espetáculo se tornou a principal razão para o aumento do número de turistas em lugares inóspitos, caros e frios. É o caso da Islândia que, com seu incrível conjunto de paisagens naturais, se consolidou como um dos melhores países para ver o fenômeno.

Áreas ao norte do Canadá e Alasca também são pontos de visualização muito procurados, assim como a região finlandesa conhecida como Lapônia. Nesta última, é possível ver as luzes do final de setembro até o início de abril, mas novembro a março é considerado o período ideal.

Islândia

Neste país de muitas belezas naturais, o aventureiro tem uma boa chance de ver o espetáculo das luzes. Nas noites claras de inverno, muitas excursões com guias experientes em "caçar" o fenômeno saem da capital Reykjavík. O local ideal muda de acordo com o tour contratado, mas geralmente são escolhidos lugares pouco povoados, longe de qualquer poluição luminosa. Mesmo assim, não há a garantia de ver a Aurora Boreal durante a sua estadia.


A Auroral Boreal ocorre com maior frequência na região do Círculo Polar Ártico

ISLÂNDIA



Além da capital islandesa, outra escolha popular para observar o show de cores é no Parque Nacional de Thingvellir (Þingvellir, em islandês), área incluída na lista de Patrimônio Mundial da Unesco. É um local fantástico para ver as luzes do norte dançando no meio das planícies abertas e ao longo do vale do Rift. Antes de agendar a viagem ao país, consulte a previsão do serviço meteorógico do país (The Icelandic Met Service) e aumente as chances de ver essa essa exposição surpreendente da natureza.

SUÉCIA



Muitos caçadores de luzes vão direto para a Lapônia sueca, no norte do país, especialmente na área do Parque Nacional Abisko. O lugar é um excelente ponto de visualização por conta do microclima único e das noites escuras de inverno. O cientificamente comprovado "buraco azul" - um pedaço de céu sobre o lago Torneträsk normalmente permanece claro mesmo que o tempo esteja nublado ao redor. É recomendado que o viajante fique no mínimo três noites na área para ver as luzes ao menos uma vez. A operadora turística Discovery the World tem um roteiro pela região ao custo de £ 1.211 por pessoa.

SUÉCIA



A aldeia de Jukkasjärvi abriga o primeiro hotel de gelo do mundo e é uma das melhores regiões para ver a Aurora Boreal. O hotel organiza tours para o Centro Espacial Esrange, localizado a 30 minutos de Kiruna. Lá, os visitantes jantam em um acampamento deserto e têm a chance de ver o show de luzes no céu. A região de Tornedalen, as áreas ao redor do Lago Poustijärvi, e as aldeias vizinhas de Nikkaluokta e Vittangi também são outros excelentes pontos de visualização.

NORUEGA



Os melhores lugares da Noruega estão acima do Círculo Ártico no norte da país, das ilhas Lofoten até North Cape. A cidade de Tromsø é o epicentro do turismo na região e a melhor escolha para admirar o fenômeno. Outra opção é a aldeia rural de Ersfjorden, a 40 minutos de Tromsø, com imponentes montanhas cobertas de neve. O departamento turístico do país recomenda um passeio no cruzeiro "Norwegian Coastal Steamer Hurtigruten" para ver as luzes no meio de fiordes.

ESTADOS UNIDOS



O estado do Alasca é a melhor opção para ver a Aurora Boreal nos Estados Unidos. Certifique-se de incluir no roteiro os seguintes lugares: ao redor da cidade de Fairbanks, em vastas áreas selvagens da região de Denali e Anchorage. O Instituto Geofísico da Universidade do Alasca conta com um serviço de previsão que fornece informações sobre as luzes com até dois dias de antecedência.

FINLÂNDIA



No norte da Lapônia finlandesa as luzes brilham sobre a maioria das noites claras entre setembro e março. Saariselkä, Kilpisjärvi e Inari são lugares recomendáveis para ver o fenômeno. Já no sul do país, elas são visíveis de 10 a 20 noites por ano. Para um passeio diferente, a Torassieppi Reindeer Farm oferece trenós puxados por cães ou renas e esqui cross-country com caminhadas noturnas para buscar as luzes. No Hotel Kakslauttanen, "quartos-iglus" com tetos panorâmicos permitem o hóspede esperar a Aurora Boreal.

CANADÁ



Por ter um clima subártico seco, com poucas chances de nuvens no céu, o território de Yukon é onde o turista deve ir para presenciar a Aurora Boreal no Canadá. A pequena cidade de Whitehorse é uma excelente base para fazer um passeio em busca do espetáculo de cores. Agende uma estadia de quatro dias para aumentar as chances de ver o teatro de luzes pelo menos uma vez. Yellowknife, conhecida como a "capital do diamante na América do Norte", é outro importante destino turístico para a exibição natural.

GROENLÂNDIA



Prepare os casacos, as luvas e botas de inverno. Este lugar inóspito e gelado oferece oportunidades de visualização na maioria das regiões do país (como na Islândia). O interior da maior ilha do mundo é a localização ideal, mas há áreas mais acessíveis ao sul e leste do território. Em Kangerlussuaq, há aproximadamente 300 dias de noites claras por ano. A temporada começa a partir do final de setembro e vai até meados de abril.
http://www.msn.com/pt-br/viagem/noticias/veja-os-melhores-lugares-do-mundo-para-ver-a-aurora-boreal/ss-BBcguXK#image=1


http://www.msn.com/pt-br/viagem/noticias/veja-os-melhores-lugares-do-mundo-para-ver-a-aurora-boreal/ss-BBcguXK#image=10

Nenhum comentário:

Postar um comentário